A aplicação de gesso é uma ótima alternativa para quem deseja modernizar a decoração de um ambiente e vem atraindo cada vez mais olhares. Já que ele pode ser utilizado em montagem de divisórias, sancas, paredes, forros, molduras, entre outros – dependendo da necessidade e criatividade do cliente.

Versatilidade e praticidade são algumas das qualidades do gesso em projetos de interiores, pois pode ser inserido em qualquer cômodo, até mesmo em banheiros. Além disso, é um produto de fácil manutenção, baixo custo e que resolve eventuais vazamentos e problemas de tubulação sem causar transtornos. Ao usar o gesso em sua casa, você também aumenta a resistência ao fogo, pois ele é menos inflamável do que a massa corrida ou a madeira.

Se você procura um elemento que una qualidade, durabilidade e inovação para sua construção ou reforma, o gesso pode ser uma possibilidade interessante. Há muitas técnicas disponíveis para revestir e rebaixar um ambiente, então fique atento para as vantagens e desvantagens de cada um, antes de escolher.

Bem interessante a utilização e as características do gesso, não é mesmo? Aproveite esse artigo para entender mais sobre o assunto e conhecer algumas das aplicações possíveis!

PLACAS DE GESSO CONVENCIONAL X GESSO ACARTONADO 

O gesso que utilizamos é extraído da gipsita – uma rocha bem comum no Brasil. O pó da gipsita misturada com água, fica parecendo uma cola, criando resistência e maleabilidade. Ela se expande e endurece cerca de poucos minutos depois. Esse é o gesso, e desde que não exposto à água diretamente, é muito durável.

Mas qual tipo de gesso escolher para o acabamento? O gesso convencional ou o gesso acartonado (drywall)?

O gesso acartonado ou drywall é uma placa de gesso revestida de papel acartonado. O forro de gesso acartonado é constituído por chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas que permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente. Temos um artigo exclusivo para o drywall que você pode conferir clicando abaixo:

Conheça as vantagens do drywall!

O gesso convencional dá mais trabalho em sua instalação, pois ele precisa ser lixado após a aplicação, gerando muito pó e só pode receber a pintura depois de alguns dias para sua total secagem. Entretanto, é mais barato e a mão de obra para sua execução é facilmente encontrada. Se você tem um orçamento limitado, provavelmente vai escolher esse tipo.

Com isso, te dizemos que a resposta para qual gesso escolher é: depende.

Ambos possuem características específicas que precisam ser levadas em consideração. E para uma decisão certeira, conte sempre com o auxílio do profissional responsável pelo seu projeto. Afinal, a primeira coisa que precisa ser analisada é para qual finalidade o gesso será destinado. Como já foi dito, existe uma série de aplicações.

Por exemplo, o gesso convencional possui um melhor acabamento de molduras e decoração de interiores, se você quer um ambiente com muitos detalhes, ele vai se adaptar perfeitamente.

Por outro lado, se você não faz muita questão de ornamentos aprimorados e prefere um visual mais “clean”, sem excessos, optando por projetos mais simples com traços retos e sancas lisas, sem dúvida, o mais indicado é o gesso acartonado. Além disso, a instalação é mais rápida, para quem tem um cronograma apertado serve como uma luva.

FORROS

Os forros de gesso são fixados a uma distância mínima de 12 cm da laje existente. Ele oferece maior facilidade e versatilidade à instalação elétrica e ao projeto de iluminação, que pode ser alterado sem a necessidade de grandes obras, na medida em que a fiação estará alocada no espaçamento entre o forro e a laje. Além disso, são ótimos para esconder vigas e elementos de instalações hidráulicas.

Vantagens do forro de gesso:

  •  Ótimo custo x benefício;
  •  Fixação rápida e fácil;
  •  Valoriza o imóvel. Se você está construindo para vender, utilize a técnica;
  •  Com o forro de gesso é possível criar sancas que ressaltam a estética do forro e deixam o ambiente refinado;
  •  É possível criar efeitos de luzes incríveis através das aberturas e afastamentos do forro;
  •  O forro pode ser colocado sob lajes ou sob telhas.

Desvantagens do forro de gesso:

  •  Baixa resistência à água, por isso é indicado apenas para ambientes internos que não possuem umidade (salvo casos em que se utiliza placas resistentes à umidade, que geralmente são fixadas em banheiros);
  •  Existe um limite máximo de peso que o forro pode suportar por metro quadrado;
  •  O forro de gesso pode amarelar ou mofar com o tempo, especialmente o forro em placas.

Com isso, avalie com seu projetista se o gesso é realmente indicado para seu projeto!

SANCAS

A sanca é uma modelagem no forro de gesso e possui três modelos comuns disponíveis, que se tornaram tendência na área de design de interiores: sanca aberta, sanca fechada e sanca invertida.

Você provavelmente já deve ter ficado encantado com o teto de algum estabelecimento, devido os ornamentos de gesso proporcionado pelas sancas. Elas são muito versáteis e além de serem indicadas para modernizar e refinar um ambiente, é uma grande aliada nos projetos luminotécnicos.

Sanca aberta é caracterizada por uma abertura central e fechamentos laterais onde a iluminação fica escondida. Pode ser projetada causando um efeito de ondas, faixas ou relevos.

O sistema permite a inserção de spots e luminárias, na parte rebaixada do gesso. Mas sua principal característica é a iluminação indireta projetada para o teto/forro nos vãos. Lâmpadas do tipo fluorescentes tubulares, fitas, faixas ou cordoalhas de LED e mangueiras de luz são as mais utilizadas.

Sanca fechada não possui vãos ou aberturas estampadas, de modo que a iluminação fica “escondida”. Quando há rebaixamento no teto, o sistema permite, com maior amplitude e conforto, a distribuição dos condutores elétricos para os pontos de iluminação. É comum a instalação de luminárias e spots direcionáveis, que valorizam lustres e elementos externos de iluminação, bem como as paredes.

Sanca invertida é parecida com a sanca aberta. Entretanto, a iluminação é indireta, direcionado para o vão deixado entre o teto e a parede. Esse sistema causa uma impressão de forro ‘flutuante’. Isso porque a sanca normalmente fica de 10 cm a 20 cm distante da parede. Esse tipo de sanca ganhou uma popularidade grande, sendo ultimamente a mais procurada.

MOLDURAS

As molduras em gesso, tanto as lisas como as decoradas ou aquelas em L, são recorrentemente utilizadas no acabamento entre forro e laje ou forro e parede. Com o avanço tecnológico, tornou-se possível a produção de qualquer tipo de moldura, satisfazendo uma maior gama de clientes.

Elas podem ser coladas rente a parede ou se preferir de um jeito mais estilizado, pode ser colado no teto com dilatação de 2 cm da parede, o resultado é um efeito estético diferenciado, aparentando um forro tabicado com moldura.

REVESTIMENTOS

Você deseja um belo efeito estético para o revestimento de suas paredes? Então conheça o revestimento com gesso, que proporciona um lindo visual 3D para o ambiente.

Revestindo a parte interna do seu projeto com gesso, você ganha uma sensação de profundidade, amplitude e movimento para as paredes. Além disso, a instalação é bem fácil, feita por placas. Existem diversos modelos no mercado, com diferentes formatos e desenhos, desta forma, você consegue escolher aquele que mais tem a ver com o seu estilo.

Isso o torna prático e democrático, pois, além de ser personalizado, pode ser fixado até em banheiros. Se é inovação que você procura, invista nessa técnica, pois o resultado é sensacional, como vocês podem conferir pelas imagens do projeto 286 e do 213:

PALAVRA DO CEO

Para você que curte assistir os vídeos no nosso canal (@123Projetei), o nosso CEO e engenheiro civil, Matheus Chinaglia, falou sobre o tema e mostra mais imagens de ambientes para te inspirar, que tal dar uma olhadinha? Confira logo abaixo:

 

Portanto, com as explicações contidas no artigo e imagens de inspirações esperamos tê-lo ajudado! Lembre-se que o essencial é que o ambiente reflita o seu estilo e que esteja de acordo com o orçamento disponível.

Conte com o apoio da 123Projetei para projetar seu design de interiores, criando ambientes  impecáveis com o gesso.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e esteja animado para a fase de acabamento do seu projeto. Continue acompanhando nossas matérias exclusivas e lembre-se de compartilhar pelos botões abaixo para que mais pessoas sejam ajudadas!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has 2 Comments

  1. JOAO MARCELO RIBEIRO

    Ótimo conteúdo….
    Obrigado!!!

    1. Monise Melo

      Muito obrigada, Joao Marcelo! Espero que eu tenha lhe ajudado, continue nos acompanhando 🙂
      Grande abraço!