Muitos acham que o design de interiores serve apenas para deixar o ambiente mais bonito, mas a verdade é que ele está na lista de projetos essenciais para se ter a casa dos sonhos.

Pois com ele você tem cômodos práticos, funcionais, harmoniosos, integrados e aproveita da melhor maneira possível o seu espaço, ou seja, possui motivos suficientes para não ser deixado de lado.

Um dos itens que não podem faltar nesse tipo de projeto são os acabamentos, eles são elementos que além de trazer personalidade para o seu ambiente, também protegem diversas partes da sua construção.

Vários o chamam de vilão do orçamento, mas a realidade pode ser completamente diferente quando se possui mais informações sobre eles, portanto, saber quais são os seus tipos, de que maneira eles são aplicados, seu tempo de execução e a disponibilidade de acabamentos que a sua região possui é tão fundamental.

Sabendo disso, a 123Projetei escreveu esse artigo explicando alguns dos principais tipos, assim, você saberá qual se adequa melhor a sua necessidade e poderá escolher o material correto para realizar o seu acabamento.

É importante lembrar que toda categoria possui prós e contras e que tudo deve ser pesado na balança antes da escolha de qualquer material, por esse motivo, realizar o projeto com profissionais de qualidade é essencial, pois eles irão ajudar nessas escolhas com informações e opiniões técnicas.

GESSO 

É um material frequentemente utilizado pela sua elegância e fácil modelagem, esse tipo de acabamento não deve ser utilizado em áreas externas e possui duas subcategorias:

Comum: são aplicados em placas menores e sua execução é mais demorada, pois possui tempo de cura estimado entre 15 e 20 dias que deve ser respeitado para que não aconteça o surgimento de fissuras; além disso, geralmente possui um custo menor do que a segunda opção. 

Acartonado: estes são aplicados em placas maiores e possuem uma execução bem mais rápida que o tipo comum, podendo, em alguns casos, ser finalizada em apenas um dia, como citado anteriormente, é um material mais caro. Assim, se você possui a certeza de que irá utilizar gesso no acabamento, vale avaliar os prós e contras das duas opções para decidir o que melhor se encaixa as suas necessidades.

Cozinha com acabamento em gesso
Sala de estar com acabamento em gesso

TINTA

Sendo um dos acabamentos mais comuns e possuindo uma variedade de cores quase infinita no mercado, as tintas conseguem produzir diversos resultados diferentes, podendo ser utilizadas sozinhas ou por cima de revestimentos.

Existem várias subcategorias desse material, isso se deve pelo fato de sua composição ser variada, trazendo a elas propriedades distintas; por esse motivo, cada uma é adequada para algum tipo de ambiente.

É sempre importante lembrar que, embora menos resistente, a tinta, quando utilizada de maneira correta, protege a superfície tanto quanto outros tipos de acabamentos.

Látex PVA: é pouco resistente, desse modo, não deve ser empregada em áreas externas. Sua utilização mais comum é no teto da construção.

Acrílica: mais resistente que a categoria anterior, a tinta acrílica é uma das mais utilizadas, pois além de poder ser aplicada em áreas internas e externas, também possui alguns acabamentos especiais, como acetinado, semi brilho e fosco, sendo esse último ótimo para disfarçar imperfeições.

Super lavável: o nome já diz tudo, ela pode ser limpa com facilidade e possui resistência para tal, por causa desse fato, é muito utilizada em quartos infantis, já que a grande maioria das crianças costuma pintar/desenhar nas paredes em algum momento.

Esmalte: lembra anteriormente quando citamos que tintas podiam ser aplicada em revestimentos? Este é um desses casos, a esmalte é usada em superfícies de ferro e madeira, protegendo e impermeabilizando esses materiais.

Epóxi: é a mais resistente entre os tipos citados no artigo, a tinta epóxi pode ser utilizadas em áreas internas e externas, sendo empregada principalmente em banheiros.

A 123Projetei adora utilizar esse tipo de acabamento em seus projetos, pois, como pode ver nas imagens abaixo, é possível conseguir diversos resultados diferentes. Nosso site está cheio deles para você conferir.

PORCELANATO

Versátil e resistente, é um acabamento que quase não utiliza rejunte em suas peças, o que as deixa bem próximas e cria um ambiente com aspecto moderno, vem ganhando o coração de muitos pela variedade disponível no mercado e por conseguir imitar muito bem diversos tipos de materiais.

O porcelanato também possui diversas subcategorias que, igual as tintas, são indicadas para espaços diferentes, assim, a 123Projetei trouxe alguns dos tipos principais para você conferir:

Polido: possui uma aparência brilhosa e, salvo algumas exceções, é bem escorregadio, por esse motivo, não é indicado para áreas molhadas.

Acetinado: tem um acabamento igual ao da tinta, possuindo aspecto aveludado e é apropriado para áreas úmidas.

Natural: peças desse tipo apresentam uma aparência fosca, não dispondo de uma camada de brilho igual ao porcelanato polido.

Rústico: possui um aspecto áspero, sendo muito utilizado em torno de piscinas, também é importante ressaltar que sua limpeza é difícil, devido a sua rugosidade.

ACABAMENTOS PARA BANCADA

A grande maioria dos nossos clientes sonha com uma lindíssima bancada em sua cozinha, esta, por sua vez, possui uma ampla variedade de acabamentos para se escolher, logo, é importante conhecer as características principais de cada material, a fim de tomar a melhor decisão:

Granito: é um dos mais utilizados, pois além de ser uma pedra resistente, também possui um bom custo-benefício.

Mármore: embora possua resistência, estar localizado em um ambiente como a cozinha e o fato do material ser mais poroso pode acarretar em manchas na sua superfície.

Madeira e Cimento queimado: são resistentes e muito utilizados fora do país, porém, é importante ressaltar que a execução dos dois tipos é mais difícil, precisando de um tratamento especial e mão-de-obra mais especializada para que o resultado seja o esperado, gerando assim, um investimento mais elevado.

Quartzo: sendo uma pedra branca natural, o quartzo é um material com custo maior e, dependendo da sua região, pode não ser encontrado com facilidade.

Porcelanato: como já citado antes, é resistente e dispõe de uma grande variedade no mercado, porém, para realizar acabamentos em bancadas, esse material exige mão-de-obra mais especializada, pois possui juntas e tamanho especifico, ou seja, para adequá-lo as dimensões da bancada, irá haver a necessidade de cortes em suas peças, que devem receber o tratamento adequado para um resultado satisfatório.

Cozinha projetada pela 123Projetei com bancada de quartzo
Cozinha projetada pela 123Projetei com bancada de granito
Cozinha projetada pela 123Projetei com bancada de madeira

ACABAMENTOS PARA MÓVEIS

Os móveis possuem alguns acabamentos próprios, que são responsáveis pela vida útil deste, assim, os materiais utilizados são:

MDF (Medium Density Fiberboard): sua tradução significa placa de fibra de média densidade, sendo um material que pode ser aplicado aos mais diversos ambientes por conta da sua ampla variedade.

MDP (Medium Density Particles): como no tópico anterior, a sigla MDP também vem do inglês e significa partículas de densidade média, ele é muito utilizado fora do país, porém, como aqui não é muito comum, é mais difícil encontrar mão-de-obra que possua o maquinário adequado pra lidar com esse tipo de material.

Madeira natural: embora possua grande resistência e uma vida útil muito longa se bem tratada e preservada, móveis em madeira natural necessitam de um investimento maior e seu tipo dependem da região.

Ainda acha que o projeto de interiores serve apenas para deixar o cômodo bonito?

Apostamos que não, apenas com informações sobre os tipos de acabamentos já fica claro a importância de realizar o projeto de design de interiores com profissionais capazes.

Lembrando que a 123Projetei oferece esse tipo de serviço e lhe ajudará a escolher todos os acabamentos de acordo com o seu gosto e necessidade! Venha conversar conosco hoje mesmo através de um dos meios de comunicação disponíveis abaixo.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Deixe uma resposta