A fachada do projeto é um dos tópicos mais pertinentes e explorados por quem pretende iniciar uma construção. Se você iniciou a leitura desse artigo, provavelmente é uma pessoa que pesquisa imagens de fachadas a fim de se inspirar e definir um estilo para sua obra.

Existem diversas alternativas arquitetônicas que podem servir como o destaque da sua residência, proporcionando um visual original e imponente. Algumas dessas alternativas são similares. Algumas são por pura estética. Mas a maioria vai além da exteriorização, criando um “porquê” para a alternativa escolhida.

Projetos Arquitetônicos são complexos em todas etapas. Se para projetar uma planta baixa é necessário seguir as especificações do Plano Diretor do município em questão, para projetar a fachada é preciso seguir as necessidades e desejos do cliente, ou seja, as suas. Além disso, fatores como o posicionamento solar, estrutura e segurança devem ser considerados.

A partir dessa avaliação é seguro iniciar o projeto da fachada. Você verá através das imagens contidas nesse artigo, que não existe uma regra ou padrão a ser seguido. O mecanismo está em seguir suas aspirações e ousar com as possibilidades que vamos te apresentar.

1 BRISE

A primeira alternativa arquitetônica que vamos te apresentar são os brises. Através desse elemento é possível casar o conforto térmico, funcionalidade e a estética. Em razão disso, observamos cada vez mais fachadas residenciais e comerciais o utilizando como solução para manter a temperatura interna agradável.

Brise é a abreviação do nome francês “brise-soleil” que significa literalmente quebra-sol. Sua função na arquitetura é impedir a incidência direta do Sol na superfície das construções, sem atrapalhar a visão dos residentes para o meio externo.

O formato de brise mais conhecido são de lâminas, chamadas aletas, podendo ser verticais ou horizontais. A direção é definida de acordo com a posição solar sobre o terreno, sendo os verticais indicados para as fachadas leste e oeste que recebem, mutuamente, o sol da manhã e da tarde; e os horizontais utilizados em fachadas norte, que recebem sol o dia inteiro. As fachadas sul costumam não precisar de brises.

A execução é bem simples, basicamente as aletas são posicionadas lado a lado na frente de janelas ou paredes externas da construção e os materiais mais utilizados para a composição do elemento são a madeira, concreto, aço e PVC.

Atenção: você sabia que persianas, cobogós e muxarabis também são considerados brises? A grosso modo, qualquer elemento que tenha a utilidade de “quebra-sol” é brise. Portanto, se você mora em um lugar quente e tem a pretensão de fazer um projeto pensando no conforto térmico e na beleza da fachada, anote “brise” com uma solução construtiva.

2 MARQUISE OU ALPENDRE

Um outro tipo de proteção solar! Marquise ou Alpendre é uma cobertura em balanço, aberta lateralmente, que possui a finalidade de proteger as pessoas e a construção da chuva e insolação. Desta forma, sua construção se preservará do impacto de fenômenos naturais.

Essa estrutura pode realmente modificar a fachada da casa por se situar na entrada principal da edificação ou se estender por toda parte lateral. Pode ser considerado um tipo de varanda que demarca o espaço exterior e interior da construção, proporcionando uma sensação de alongamento na fachada.

3 ARCOBOTANTE

Arcobotante é uma estrutura em forma de meio arco que aparece na parte exterior de construções e tem como função auxiliar no peso das paredes e colunas. Ou seja, além da função estética, possui uma função técnica e importante também.

Recebe outros nomes como arco aviajado, arco esconso ou arco botaréu. Foi extremamente utilizado durante o século XVl na arquitetura gótica – principalmente em catedrais – pois naquela época, só assim, foi possível aumentar a altura das edificações. Possivelmente você já viu uma foto da Catedral de Notre Dame, não?

Arcobotantes oferecem uma impressão de maior verticalidade para a obra e hoje é encontrado na arquitetura contemporânea como uma estrutura modernista, sem deixar de lado sua história. Observe na imagem abaixo, nosso Projeto 144, onde utilizamos as peças encostadas nas paredes laterais – ou arcobotante – para auxiliarem na sua estabilidade.

4 GRADIL

Uma das opções mais econômicas que transformam uma fachada e trazem segurança aos moradores. À primeira vista, ele é muito parecido com a grade convencional. Porém, sua diferença se dá quanto a flexibilidade e praticidade que só o gradil proporciona.

A grade demanda maior planejamento e tem uma instalação mais complicada e cara. É preciso medir toda a área a cercar ou vedar, definir qual será a distância entre cada barra e cortar o ferro de acordo com ela, que será utilizado. Já o Gradil é vendido em rolos, basta desenrolar e usar.

A instalação do gradil é mais simples e rápida e como todos sabem, tempo é dinheiro. Desta forma, torna-se bem viável. Como mencionamos acima, é uma estrutura que traz segurança e isso se deve ao seu formato que faz com que ele seja muito difícil de escalar. Os vãos formados são pequenos e o material é muito liso. Assim, o gradil é um obstáculo muito maior para invasões comparado as grades.

Você consegue utilizar os gradis para o fechamento de ambientes ou áreas e também como guarda-corpo, servindo como proteção contra quedas. As vantagens apresentadas aqui, garantem a segurança e a valorização da sua construção, além de trazer mais beleza, sem deixar de fora a parte estética.

5 PERGOLADO

Se você acompanha nossos artigos e publicações nas mídias sociais, deve saber que a 123Projetei é uma grande fã de pergolados. Onde conseguimos mencioná-lo, estamos apresentando suas características e vantagens. Desta forma, não poderíamos deixá-lo de fora quando o assunto é alternativas arquitetônicas para construir uma fachada.

Sua estrutura é constituída por uma série de vigas paralelas apoiadas em colunas que servem de suporte. Por consequência, criam uma sustentação versátil que se encaixa em diferentes ambientes com variadas finalidades, seja em jardins, varandas, quintais, corredores, garagens ou outros ambientes. Mas a principal vantagem continua com a garantia de ventilação e luz natural para o projeto.

O pergolado é visualmente muito bonito mas suas vantagens não ficam restritas somente a parte estética. Por vezes, fazer uma garagem completamente coberta na fachada da sua construção, pode deixar a sala de estar – ou o cômodo da frente – muito escuro. Assim, opções vazadas e transparentes suprem a função de cobertura e ao mesmo tempo, deixam a luz passar, como é o caso de pergolados sendo utilizados como garagem.

Essa bela estrutura é o desejo de clientes que querem um espaço agradável e familiar. O custo para executar é acessível, por isso cada vez mais recebemos pedidos para incluir o pergolado em projetos arquitetônicos.

Por fim, há uma série de materiais que podem constituir um pergolado como a madeira, concreto, aço e bambu. E se você pretende ter uma estrutura mais “protegida” pode revestir o pergolado com vidro ou policarbonato, vedando seus espaçamentos.

6 PÓRTICO

Pórticos são estruturas lineares planas, resultados da associação entre vigas e pilares de estruturas maciças ou ocas. É muito comum na demarcação de bairros com a construção literalmente na rua. Contudo, também vem sendo bastante utilizado na composição de fachadas.

A estrutura fica localizada na parte exterior de casas e prédios com, pelo menos, um dos lados do teto apoiado por colunas/pilares. Proporcionam um visual imponente e impactante.

Pórticos são geralmente utilizados mais pela estética, isso é um fato. Mas também, quem não quereria uma fachada composta por ele? A imagem abaixo é do nosso projeto 205, onde utilizamos um pórtico na lateral da porta, desse modo, agregando valor ao imóvel. Então, se você pretende construir uma residência para vendê-la, considere incluir o pórtico em sua fachada. Sabemos o quanto “a primeira impressão é a que fica” é relevante na venda.

 

7 FRISO

Não é uma estrutura mas sim um detalhe presente nas fachadas. Provavelmente você já viu muitos frisos por sua cidade, mas não sabia o nome. O friso é um detalhe de decoração na arquitetura que representa qualquer barra ou faixa pintada ou esculpida em uma parede. Ou seja, pode ser liso ou ornato.

As “linhas” que aparecem nas paredes de uma fachada ou do muro, são frisos. Basicamente se você procura uma alternativa simples e econômica, que deixe sua fachada bonita, os frisos suprirão sua procura.

8 ESQUADRIA

Esquadrias é o nome dado para elementos da arquitetura que cobrem os vãos de janelas, portas, portões, venezianas e demais aberturas dessa natureza. Se você nunca pensou nas esquadrias como uma opção a ser valorizada na fachada, repense sobre isso pois o resultado final é digno de casas magníficas.

Além de trazer um toque contemporâneo e sofisticado para a parte externa da construção, as esquadrias precisam estar em harmonia com a casa e precisam garantir desempenho, para oferecer segurança, conforto e proteção aos moradores. Como em todos tópicos de um projeto, é necessário ser feito uma avaliação para a escolha das esquadrias, como por exemplo a verificação de ventilação, iluminação, espaço disponível e as condições de intempéries. Assim, será possível definir o tipo de material adequado a ser utilizado.

Outra grande vantagem da esquadria é a valorização da volumetria do projeto, por proporcionar um destaque, cria também uma sensação de amplitude das aberturas contidas na fachada.

9 REVESTIMENTO

Revestimentos é um conceito referente à cobertura ou camada que permite decorar ou proteger uma superfície. Os materiais mais utilizados são: pinturas, madeiras, tijolos e pedras.

Os diversos tipos existentes podem ser utilizados na parte externa da construção, ponderando alguns fatores antecipadamente como clima, durabilidade e umidade. Desse modo, será possível favorecer sua residência internamente com iluminação natural e externamente criando uma sensação de amplitude ao terreno.

Outro fator importante é o estilo dos moradores. Você, que está lendo esse artigo, pretende dar destaque a algum item da sua fachada? Seja o muro, a varanda, a garagem… Dar uma atenção e revestir, é proporcionar um belo destaque para a residência. E através de revestimentos é gerado tendências, do rústico ao moderno.

Você também pode ousar e usar mais de um revestimento, ele sendo bem projetado, fica lindo! E fique atento quanto a escolha de cores. Cores claras favorecem a refração solar, ajudando a luz incidir diretamente no ambiente, no entanto costuma sujar facilmente. Já cores muito escuras, podem deixar a fachada pesada e enjoativa.

Decida junto ao seu projetista um termo que seja bom para seu terreno e para seu gosto pessoal. Imagine a dor de cabeça que será revestir uma parede com determinado material e depois de pronto, perceber que não era o que queria. Por esse fato, a renderização de fachadas durante o projeto arquitetônico, algo que a 123Projetei é especialista, ajuda muito na definição de cores e texturas, evitando arrependimentos futuros.

10 PAISAGISMO

O paisagismo é uma forma natural de transformar a fachada de uma construção com plantas, flores e ornamentos. Tem como objetivo harmonizar a interação dos moradores com o meio ambiente, possibilitando uma convivência com a natureza.

Através do paisagismo é possível também atrair borboletas, pássaros e outras espécies nativas do local. Desta forma, você terá um ambiente rico em biodiversidade, que favorecerá a ventilação e que deixará sua fachada linda. Tons de verde, junto ao colorido de flores e frutas, somado com os materiais de construção, integram uma fachada familiar e especial.

Além disso, apostar em paisagismo quer dizer que você pode apostar em um novo hobby. Ao cuidar e preservar o projeto de paisagismo, você começará uma prática natural, relaxante e com a natureza, reduzindo o estresse diário e a ansiedade.

Seja quais alternativas arquitetônicas você escolher para a construção da fachada, a 123Projetei está do outro lado da tela do seu computador ou celular, para te ajudar! Somos uma grande equipe que já realizou mais de 300 projetos pelo Brasil inteiro, cujo o principal compromisso é ver seu sonho sendo realizado.

Não deixe para amanhã o que pode ser iniciado hoje.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has 7 Comments

    1. Monise Melo

      O time 123Projetei agradece! Continue nos acompanhando para ver mais do nosso trabalho 🙂

      Grande abraço, Monise.

  1. Antonio

    Parabéns pelas fachadas são lindas e bem pensadas.

    1. Monise Melo

      Muito obrigada por seu comentário, Antonio! A equipe toda agrade pelo elogio 🙂
      Grande abraço.

  2. Ruan de Macedo

    Ótimo artigo e soluções, gosto muito dos projetos de vocês

    1. Monise Melo

      Que demais, Ruan! Estamos te esperando para iniciar seu projeto dos sonhos 🙂
      Grande abraço!