Alvenaria estrutural ou concreto armado? Qual é o estilo construtivo mais recomendado para a sua casa?

Um sistema construtivo é o método no qual se escolhe para realizar uma construção e, apesar da alvenaria convencional ser o mais famoso e utilizado no Brasil, há uma grande variedade de sistemas que podem ser escolhidos para realizar as construções, sendo a alvenaria estrutural um deles.

Na hora da escolha, é importante frisar a importância de analisar cada método para ver qual é o mais indicado e adequado para a sua construção com a ajuda de um engenheiro.

Analisando requisitos visuais, estruturais e econômicos, assim como os fatores da região onde a obra será realizada, os materiais disponíveis, o orçamento e as questões ambientais. 

ALVENARIA ESTRUTURAL

Utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, a alvenaria estrutural une a estrutura e a vedação de uma parede, não necessitando de vigas e pilares.

Para uma construção utilizando este método, deve-se ter um projeto arquitetônico muito bem detalhado, constando tudo que será feito e conciliado com os projetos elétrico e hidrossanitário.

Ou seja, as instalações do sistema hidráulico e elétrico devem ser feitas durante o próprio assentamento.

Além disso, a mão de obra deve ser especializada, visto que as paredes serão a própria estrutura do edifício e se não for feito de forma correta pode gerar futuros acidentes causados por desníveis ou algum bloco fora do lugar.

A alvenaria estrutural tem esse nome por colocar a função estrutural nas paredes. Por ela não ter pilares ou vigas, cabe às paredes tanto sustentar o peso quanto vedar a construção.

Durante a obra, os blocos de concreto e cerâmica vão se encaixando e dando sustentação, então é preciso que se evite a quebra dessa estrutura. Assim, é recomendável que as esquadrias não fujam do padrão.

alvenaria_estrutural_obra
Imagem do google

VANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL

✓ Maior Rapidez na Construção

✓ Menor uso de Madeira, Aço e Concreto

✓ Custo Reduzido

✓ Canteiro de Obras mais Limpo

✓ Necessita de poucos profissionais,

✓ Baixo desperdício de materiais.

DESVANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL

✓ Necessidade de mão de obra especializada

✓ Limitações estéticas

✓ Realizar reformas será mais complicado (pois as paredes não podem ser removidas ou modificadas sem recolocar um elemento estrutural no lugar).

CONCRETO ARMADO

Este é o método construtivo mais utilizado no Brasil. Provavelmente a casa que você mora hoje foi construída em concreto armado. Sua maior característica é a utilização de vigas e pilares, que funcionam como o esqueleto da edificação para dar sustentação.

Assim, as paredes têm apenas a função de separação de ambientes, que é conhecida como vedação. A sustentação do peso da construção cabe ao esqueleto.

Ao não colocar o peso da obra sobre as paredes, se retira as limitações das medidas do projeto e permite, sem restrições, grandes aberturas e volumetria ousada.

Por não haver limitações no projeto, em relação ao seu tamanho, ele pode usado para qualquer tipo de construção. Deseja uma fachada bem moderna com esquadrias grandes e muito vidro? O concreto armado é o recomendado.

Ele é recomendado também para os clientes que querem construir com a possibilidade de reformas no futuro.

concreto-armado-obra
Imagem do google

VANTAGENS DO CONCRETO ARMADO

– Grande disponibilidade de materiais

– Mão de obra fácil de encontrar

– Flexibilidade no projeto da construção

– Capacidade de suportar grandes vãos.

– Custo de manutenção baixo

– Boa resistência ao fogo

DESVANTAGENS DO CONCRETO ARMADO

– Custo elevado

– Longo tempo de execução

– Quebra-quebra em reformas

– Geração de muitos resíduos causando desperdício de material

Concluindo, a alvenaria estrutural e o concreto armado são dois métodos de estrutura muito utilizados na construção civil brasileira e são bastante parecidos entre si. 

A principal diferença entre esses dois tipos de estruturas são as alvenarias. Nas estruturas de concreto armado, as alvenarias fazem a função apenas de vedação, ou seja, não participam do sistema resistente da edificação, que é formado pelas lajes, vigas, pilares e elementos de fundação.

A norma ABNT NBR 15961 especifica os requisitos mínimos exigíveis para o projeto de estruturas de alvenaria de blocos de concreto, aplicada também à análise do desempenho estrutural de elementos de alvenaria de blocos de concreto inseridos em outros sistemas estruturais.

O projeto de uma estrutura de alvenaria deve ser elaborado adotando o sistema estrutural adequado à função desejada para a edificação e ações compatíveis e representativas.

Bem como, dimensionamento todos os elementos estruturais presentes.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído com o seu planejamento da casa dos sonhos. Entre em contato com a 123Projetei para realizar o seu projeto estrutural, seja em alvenaria estrutural ou concreto armado.

Estamos te esperando!

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta