Arquitetura: o que é uma planta humanizada?

123 Projetei

22 de fevereiro de 2022

A arquitetura é a área indicada para projetar, planejar e além do mais acompanhar toda a execução do projeto, que tanto pode ser realizado em residências como também em diversos espaços comerciais ou de lazer, por exemplo.

Dentro da área, existem uma infinidade de termos que os profissionais utilizam no cotidiano, e que nem sempre são conhecidos por pessoas que não circulam no meio. 

Mas, se você já contratou ou deseja contratar um Arquiteto é bem possível que você se depare com o termo planta humanizada”.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e entender melhor a importância da planta humanizada nos projetos de arquitetura

O que é uma planta humanizada? 

Como sabemos, não é todo mundo que consegue compreender com detalhes a complexidade de uma planta de um projeto, por exemplo, já que este é composto por diversos elementos que serão executados no decorrer das etapas da obra.

Por isso, a planta humanizada nada mais é do que uma forma de tornar acessível o projeto para o cliente, ou seja, busca uma clareza visual que aproxime o cliente dos detalhes envolvidos no projeto. 

Desse modo, é possível que o cliente consiga visualizar melhor como será desenvolvido todo o projeto, já que nele contém todas as etapas, como por exemplo, de paisagismo e de mobiliário.

A planta humanizada é especialmente indicada para quem é leigo na área ou para aqueles clientes que desejam uma visão aproximada de como será o resultado final da obra. 

Além disso, ela oferece também a possibilidade de personalizar o projeto de forma individual, através principalmente da tecnologia 3D, proporcionando muito além dos traços das plantas comuns.  

Outra característica bem marcante das plantas humanizadas é o fato delas apresentarem uma variedade de cores e de texturas, que ajudam a compor cada espaço do projeto, buscando apresentar para o cliente qual será o resultado final da sua ideia. 

Sem dúvidas, sem o auxílio da tecnologia não seria possível oferecer plantas humanizadas tão realísticas, por isso, é indispensável que os profissionais utilizem softwares específicos para a elaboração do projeto.

Existem no mercado uma variedade de programas que se detém a essa área. 

Por que as plantas humanizadas são importantes? 

De modo geral, as plantas humanizadas se destacam por apresentarem de forma individualizada e inovadora para o cliente a arquitetura de uma forma acessível. 

Além disso, elas possuem o poder de aproximar afetivamente o cliente do projeto, tornando o momento de sua finalização do seu sonho muito mais simbólico e importante.  

Também é importante citarmos que as plantas humanizadas contribuem para que não haja dissonâncias significativas entre a expectativa e a realidade do projeto, já que o cliente poderá visualizar de forma realística todos os detalhes que futuramente farão parte do espaço. 

Além disso, esse tipo de planta convoca bastante o envolvimento do cliente no projeto, tornando-o como um dos principais autores de todo o desenrolar do cenário, já que possui voz ativa para concordar ou discordar da proposta apresentada. 

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.