Nesta matéria vamos abordar o assunto de casa em L e conferir exemplos de plantas em L para casas térreas e sobrados. Como já diz o nome, a casa em L é caracterizada por seu formato em letra “L”.

Para quem está começando o planejamento da sua casa dos sonhos, uma planta em L pode se mostrar uma opção muito atrativa pois possibilita um melhor aproveitamento das áreas internas e externas. Além disso, o resultado obtido é de uma casa elegante com design moderno.

Continue a leitura para conhecer as vantagens de se optar por esse layout, os cuidados que precisa ter e claro, inspirações de projetos exclusivos criados pela equipe 123Projetei.

Uma nova forma de viver a casa dos sonhos

Todos projetos inseridos neste artigo estão disponíveis no site da 123Projetei. Clique no botão abaixo para visitar nosso site:

Casa em L proporciona design moderno e bonito

Esse tipo de construção cria uma fachada que se estende por todo “corpo” da casa, pois olhando frontalmente você tem uma visão mais extensa do projeto. Ou seja, coma casa em L, o nível de detalhamento é maior e alongado. O design da fachada não fica limitado à testada, como acontece nas casas retangulares.

O design moderno acaba sendo o principal item na lista de vantagens de quem está cogitando construir uma casa em L. Tanto para quem tem um gosto mais requintado, quanto para quem constrói para vender posteriormente e deseja chamar a atenção do comprador de alguma maneira.

casa-em-L-com-piscina
Clique na imagem para visitar o site

Plantas em L podem se encaixar em diferentes terrenos

É verdade que uma planta de casa em L projetada para um terreno amplo irá te dar um leque maior de possibilidades. Seus cômodos serão mais amplos, podendo ser integrados ou não. A estética exterior da casa ficará imponente e sofisticada. Contudo, esse tipo de construção é muito democrático. O resultado pode ser uma casa compacta e simples, para um terreno pequeno, ou uma incrível mansão, para um terreno maior.

A escolha do modelo da planta vai depender do tamanho terreno, necessidades dos moradores e orçamento disponível. O projeto em L pode conter 1, 2, 3 ou mais quartos, de acordo com a quantidade de integrantes da família. O fato é, seja um projeto grande ou pequeno, a casa em L é muito funcional e uma ótima maneira de aproveitar o espaço disponível.

Vale ressaltar também que a casa em L não fica restrita aos projetos térreos. Você pode optar por um sobrado em L que te dará mais espaço útil devido a construção vertical.

casa-em-L-terreno-estreito
Clique na imagem para visitar o site

Casa em L é perfeita para quem ama varandas

Outra grande vantagem da casa em L é a possibilidade de adicionar varandas em todo projeto! O projeto de casa em L cria um layout “exposto” ao ambiente externo, devido a integração dos cômodos com o lado de fora da casa.

Por isso, a escolha de varanda para o projeto pode ser dedicada ao lado mais aberto/comprido da casa ou uma varanda que acompanhe todo o “L” e contorne os cômodos. Seja qual for a escolha, o visual é extremamente satisfatório e bonito.

casa-em-L-com-varanda
Clique na imagem para visitar o site

Confira nosso vídeo sobre Casa em L no YouTube

Casa em L integrada com a área gourmet

Uma planta de casa em L proporciona uma integração com a área externa da casa, como já foi dito aqui. Geralmente a área externa é dedicada à área gourmet do projeto, ou seja, com o layout L você terá um projeto que valoriza – e muito – o lazer dos moradores.

Nas casas retangulares, é muito solicitado que a área gourmet seja integrada com a cozinha do projeto, para garantir um espaço mais funcional. A casa em L, além de conseguir isso, você terá uma visão panorâmica da área gourmet na maioria dos cômodos da casa.

Você também pode adicionar uma piscina na sua área gourmet, criando uma verdadeira atração para a sua residência. Em projetos de casa em L com piscina, ela pode ser pequena e ocupar apenas um pedaço da área de lazer. 

Se preferir, você também pode investir em uma piscina que tenha o formato de L, seguindo o contorno da casa e aproveitando ainda mais a área externa.

Temos que ressaltar que a casa em L com piscina exige um terreno largo para poder fazer a piscina integrada com os ambientes do projeto. Por isso, a dica aqui é na falta de espaço optar por fazer a piscina na frente da casa ou uma casa em L sobrado, aproveitando melhor os cômodos do imóvel e também a área externa da residência.

casa-em-L
Clique na imagem para visitar o site

Ventilação e iluminação de casa em L

Essa questão provavelmente é o que mais preocupa os clientes que cogitam fazer um projeto de casa em L. Visto que, uma planta de casa em L não terá a ventilação cruzada que os projetos retangulares costumam ter. A ventilação só entra por um lado e não pode sair pelo fundo como acontece nas casas convencionais.

Uma saída é não construir a casa em L colada totalmente no muro. Principalmente nos fundos, prefira deixar um recuo para melhorar a ventilação e iluminação.

Como em qualquer projeto, é preciso se atentar a iluminação natural que esta área cercada pode receber durante o dia: as casas térreas permitem uma incidência de luz solar maior, já os sobrados, bloqueiam mais esta incidência e a ventilação, devido aos volumes e altura maior da construção.

Por isso, a importância de construir a sua casa em L dos sonhos seguindo um projeto. O profissional responsável irá se certificar que esse tipo de problema não será um incomodo.

Modelos de plantas em L

Para te inspirar e ajudar na decisão do layout do seu projeto de casa em L, separamos algumas plantas em L que estão disponíveis em nosso site.

Começando pelo projeto 434. Essa casa em L térrea possui 2 quartos, sendo 1 suíte. A sala de estar é integrada com a sala de jantar e com a cozinha, que possui uma ilha central, no estilo americano. Na parte externa, temos uma área gourmet com piscina.

planta-de-casa-em-L
Clique na imagem para visitar o site

No projeto 408 temos mais uma casa em L térrea de dois quartos, contemplando um terreno de 25m x 25m. A área privativa da casa fica nos fundos e conta com dois dormitórios, sendo um suíte, e um banheiro. A área social é composta por um ambiente integrado de sala de estar, jantar e cozinha, perfeito para receber os amigos. 

Além disso, a cozinha possui acesso aos fundos da casa, onde existe uma lavanderia e deck em madeira. A varanda na fachada é outro diferencial, que possui uma lareira e lavabo, além de um jardim de inverno nos fundos.

casa-terrea-em-L
Clique na imagem para visitar o site

A planta de casa em L do projeto 278 foi feita para valorizar a parte externa da casa, onde se encontra a piscina e uma área de descanso. Perfeito para famílias que prezam o lazer!

Neste projeto, a área gourmet fica na frente do terreno e a maioria dos cômodos possuem acesso direto para a piscina. Temos também três quartos, sendo dois deles suítes, três banheiro e uma ampla área de serviço com despensa.

Confira uma descrição mais completa do projeto aqui.

humanizada-terreo
Clique na imagem para visitar o site

O projeto 220 comporta famílias grandes. Ao todo são 4 dormitórios, sendo 1 suíte master, 1 suíte e 2 demi-suíte. A área gourmet possui mais de 30m² e possui abertura para a piscina, o que torna este um ambiente bem amplo e confortável.

Este projeto ainda conta com despensa, escritório, lavanderia, 4 banheiros e a garagem, tendo espaço para dois carros.

planta-humanizada-em-L
Clique na imagem para visitar o site

projeto 655 de casa em L tem aproximadamente 239m² de área construída em um terreno 15x30m. A sala de estar, sala de jantar e cozinha são integradas. A casa possui uma suíte com closet, dois quartos demi-suíte e um lavabo.

Na parte externa há uma área de serviço com acesso próximo à cozinha, área gourmet com lavabo e piscina com deck. A garagem coberta possui vaga para dois carros.

casa-em-L-com-piscina
Clique na imagem para visitar o site

No projeto 115 temos o exemplo de uma planta em L para sobrado estreito. O pavimento térreo da casa em L é rodeado por uma varanda coberta, e por dentro conta com uma cozinha americana, integrando os espaços de jantar e preparo dos alimentos. A sala de estar fica reservada e de frente para uma das três porta janelas que cercam a casa.

Subindo as escadas você se surpreenderá com o ótimo aproveitamento dos espaços, permitindo ao segundo pavimento conter três dormitórios, sendo um uma incrível suíte master, com closet e sacada, além de uma sala íntima, com acesso a sacada.

Clique na imagem para visitar o site
Clique na imagem para visitar o site

projeto 262 é um outro exemplo de sobrado em L. Desta vez, para um terreno mais largo. A área construída dessa casa em L é de 185 m², com dois dormitórios, sendo um deles uma suíte com closet. Cozinha é integrada com sala de estar, sala de jantar. Esses ambientes citados possuem uma visão panorâmica da área gourmet.

Na área externa, há um deck em madeira com piscina, aproveitando todo o fundo do terreno. Essa área possui mesa de jantar, poltronas externas, jardim planejado e balanço para as crianças.

Clique na imagem para visitar o site
Clique na imagem para visitar o site

Gostou dos projetos acima?
Clique abaixo para fazer seu orçamento sem compromisso:

Após essa leitura você confirmou que a casa em L é realmente o estilo de construção que deseja seguir? Entre em contato com a nossa equipe para um veredito e receber o orçamento do serviço.

123Projetei está do outro lado da tela do seu computador ou celular, para te ajudar. Somos uma grande equipe que já realizou mais de 2.000 projetos pelo Brasil inteiro, cujo principal compromisso é ver seu sonho sendo realizado.

Aproveite essa oportunidade única de ter seu projeto de casa em L feito pelos profissionais da 123Projetei! Até a próxima.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has 2 Comments