Situação: o terreno está quitado e sua família está ansiosa para iniciar a construção da sua casa dos sonhos. Se você é uma pessoa que nos acompanha através das mídias sociais e materiais gratuitos da 123Projetei, sempre recebe dicas preciosas que irão te ajudar nessa etapa tão importante.

Provavelmente a primeira dúvida que o assombra é: vou construir uma casa térrea ou um sobrado? Sabemos disso pois é uma pergunta que aparece constantemente nos comentários dos nossos projetos e a resposta não é tão óbvia.

Afinal, o que vale mais a pena: construir uma casa térrea ou um sobrado? O valor da construção da casa de 1 pavimento é realmente mais em conta do que da casa de 2 pavimentos? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma?

Se essas são outras perguntas que passam por sua cabeça, nossa matéria tem a finalidade de respondê-las e te ajudar a tomar uma decisão de forma correta!

Terreno

Essa é a primeira coisa que você deve analisar junto ao seu Arquiteto ou Engenheiro Civil para tomar a decisão. A metragem do lote em questão irá influenciar diretamente no tipo ideal de construção que acomodará a sua família.

As necessidades dos moradores devem sempre ser supridas! Construir é um investimento alto, é um investimento para a vida toda, então a última coisa que você quer é algo desconfortável. Já pensou ter uma casa e não poder chamá-la de lar?

Dimensões

A metragem pode se tornar o pesadelo de muitos clientes, principalmente daqueles que possuem terrenos bem estreitos ou bem curtos ou até mesmo, ambas características.

Se o teu terreno é de dimensões limitadas, o sobrado ajudará na melhor disposição dos cômodos para o conforto de todos e resolverá o problema da falta de espaço. Em alguns projetos, torna-se a única solução para atender as necessidades dos moradores, pois uma casa térrea nunca supriria a quantidade de cômodos e espaço desejado, principalmente nas famílias grandes.

Por outro lado, se o teu terreno tem as dimensões suficientes para comportar os dois estilos de construção, você deve avaliar outros aspectos.

plantahumanizadaterreoepavimento1-768x658
Clique na imagem para visitar o projeto

Topografia

Um terreno inclinado pode facilitar a construção de um sobrado. Você pode aproveitar o desnível para fazer uma garagem, pode construir acompanhando o terreno com pequena movimentação de corte.

Por outro lado, a fundação e alicerces mais fortes trazem um custo um pouco mais elevado ao sobrado.

MODELO1

Necessidades da família

Você precisa de um projeto que além de seguir as necessidades do seu terreno, também segue as necessidades da sua família. Se estamos falando de um terreno pequeno, ele terá a capacidade de ter todos os quartos para acomodar os moradores? E se isso acontecer, você terá que abrir mão de algo que desejava muito como uma garagem grande ou área gourmet? Avalie se o teu sacrifício realmente vale para economizar na construção.

Além disso, na sua família há idosos, deficientes ou alguém impossibilitado de subir escadas? Uma casa térrea possibilitará mais conforto para eles pois prioriza a locomoção, ou seja, como não possui escadas, qualquer atividade se torna mais fácil. Mesmo que você tenha um quarto no térreo, o restante dos ambientes privativos ficarão bem afastados.

Planta_Humanizada_440
Clique na foto para visitar o projeto

Tamanho da casa pretendida

O tamanho é algo muito relativo. O que é grande para um, pode ser pequeno para outro. Além disso, o tamanho é um dos fatores para o valor da construção ser alto ou baixo. Por isso sempre trabalhamos com a metragem.

A casa térrea tem um custo bem mais econômico na construção pois você construirá um único pavimento e com isso não necessitará de uma estrutura muito tão forte, o custo da mão de obra também é bastante reduzida e a quantidade de material de construção que você precisará comprar também é proporcional ao tamanho desse tipo de construção.

Uma casa térrea só aumenta horizontalmente, o que necessita de um terreno maior se você prioriza o espaço. Ou seja, não faz um bom aproveitamento do terreno, uma vez que a maior parte do lote fica destinado a construção e em muitos casos não sobra espaço externo para quintal, área verde ou área de lazer.

Ao expandir seu projeto para um pavimento superior, a casa dobrará o espaço útil no qual pode ser construída, fazendo com que os ambientes internos tenham mais espaço e o externo seja melhor aproveitado.

sobrado

Custo da obra

Qual é o seu orçamento disponível? O quanto pretende investir na sua casa dos sonhos? O seu projeto deve estar de acordo com o custo que essa obra terá. Afinal, não faz o mínimo sentido adquirir um projeto no qual você não teria condições de construir.

Algumas pessoas acreditam que o sobrado possui o metro quadrado mais barato do que uma casa térrea, por aproveitar as estruturas preexistentes. Outras pessoas pensam que a casa térrea é mais barato do que o sobrado, por usar pouca estrutura. Digo que depende muito do projeto. Geralmente a térrea é mais barata mas tudo depende da escolha do sistema construtivo e dos acabamentos.

Estes possuem grande influência no orçamento, onde é possível construir um sobrado com valor mais baixo do que uma casa térrea ou ao contrário, o sobrado ser mais caro do que uma casa térrea.

Por exemplo, uma casa térrea pequena, de 70 m² acredita-se que seja mais econômica do que um sobrado de 100 m². No entanto, essa casa térrea pode ter um padrão construtivo mais elevado que tornará o seu orçamento superior ao sobrado.

Qual é melhor escolha?

Depois dessa leitura acredito que você deva saber que a resposta é: depende! A escolha pode partir de vários princípios sendo o orçamento e as características do terreno o ponto principal. A partir daí o gosto pessoal, características dos membros da família, hábitos diários e preferências dos proprietários é o que ajudará na escolha do tipo de construção.

A construção da estrutura da casa térrea é mais barata mais pode acabar se igualando com a construção de um sobrado devido ao fato de exigir um gasto maior com terreno e a construção do telhado. No entanto, vale a pena considerar a escolha de uma casa como essa visando um maior conforto, flexibilidade e segurança da família.

Já os sobrados, podem representar um investimento maior, dependendo do projeto desenvolvido, mas oferecem grandes possibilidades arquitetônicos tanto para o imóvel quanto para a área de lazer, algo que valoriza muito a construção no caso de uma possível venda.

Com as explicações e dicas contidas no artigo, esperamos ter te ajudado a definir qual será o tipo de construção da sua casa.
Seja qual for a escolha, casa térrea ou sobrado, conte com a equipe 123Projetei para projetar sua casa dos sonhos e criar um lar especial para você e sua família!

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta