Já pensou em lucrar apenas com o retorno do seu empreendimento? Já pensou em como a vida pode ser mais simples, sem stress no trabalho, sem trânsito todos os dias, sem a rotina cansativa que levamos dia após dia?
Então pra você que se interessa em realizar investimentos, se aposentar mais cedo, ou simplesmente acha interessante o modelo de casas geminadas, preparamos este artigo, mostrando um pouco das vantagens que uma construção deste tipo pode oferecer a você!

Primeiramente, é importante deixar claro o que são as casas geminadas. Casas geminadas são casas que compartilham da mesma parede, telhado, terreno ou em muitos casos até a própria estrutura. Elas podem ser facilmente identificadas por seguirem um padrão de construção que geralmente está visível na sua própria fachada.

Elas podem ser casas térreas ou sobrados, e por seguirem um determinado padrão, podem ter suas fachadas replicadas ou espelhadas, tornando sua característica mais marcante.

Anterior
Next

CASAS GEMINADAS COMO EMPREENDIMENTO

Com certeza uma das grandes aplicações de um projeto para casas geminadas é a sua construção com o objetivo de aluguel ou venda. Cada vez mais pessoas procuram este tipo de projeto com essa ideia pois é um investimento relativamente baixo, se comparado ao retorno que se pode obter em alguns anos.

Como funciona?

 As casas geminadas são modelos de projetos que, por atenderem a certos aspectos, podem ser construídas em sequência, seguindo um padrão. Na prática, são replicadas diversas casas idênticas, semelhantes ou espelhadas, uma ao lado da outra; de modo que o proprietário das casas – muitas das vezes empreendedor – possa alugar ou vender cada uma delas separadamente à famílias que buscam ter sua casa própria e se encaixam no perfil do projeto desenvolvido e construído para o proprietário.

Para se realizar um projeto de casas geminadas, com certeza devemos tomar certas precauções, de maneira que todas as casas que serão propriedades de famílias diferentes, não causem incômodos umas às outras.

Por exemplo, quando as casas dividem a mesma parede, isto é, estão literalmente coladas uma na outra, é necessário que o telhado tenha um sistema de escoamento da água da chuva conveniente, para que não prejudique o vizinho, ou até a si mesmo. Isso pode ser solucionado facilmente, com a definição estratégica de um formato, como é o caso do nosso Projeto #428, que foi mostrado acima.

CASAS GEMINADAS PARA UMA SÓ FAMÍLIA

Além de empreendimentos, casas geminadas podem ser uma ótima opção para pessoas que buscam uma casa ampla para compartilhar com a família (podendo ser separada ou não), sem abrir mão da própria privacidade.
Casas geminadas para compartilhar com a família podem ser a solução ideal para você que deseja morar próximo a algum amigo ou parente, estar presente durante o cotidiano, economizar com a construção, mas também deseja preservar o seu espaço. Apesar de estarem no mesmo terreno, o fato das casas serem separadas mantém a sua privacidade, estabelecendo limites mesmo a quem mora do seu lado.
Existem diversos modelos de casas geminadas, mas aqui na 123Projetei desenvolvemos o Projeto #265 com o intuito dele ser dividido
entre famílias. É muito comum olharem a fachada do #265 e imaginar que são casas geminadas, uma ao lado da outra; entretanto, este projeto possui uma divisão horizontal. Apesar da impressão causada pelo design da fachada do projeto, é como se houvesse uma casa no primeiro pavimento e outra no segundo pavimento, separadas! Confira a sua fachada e planta:

Anterior
Next

O #265 oferece uma maneira inteligente de solucionar problemas de privacidade, com economia e sem deixar de morar perto de quem você considera indispensável na sua vida. Além disso, por uma das casas ser localizada apenas no primeiro pavimento, é ideal para pessoas que têm dificuldade de estar subindo escadas todos os dias.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Acredito que a essa altura, se você se encaixa em um dos dois perfis apresentados, você deseja saber mais das vantagens e desvantagens que se pode ter construindo uma casa geminada, seja para você mesmo morar com a sua família, ou seja para alugar/vender como um empreendimento.

Vou listar abaixo as principais vantagens e desvantagens que uma construção deste tipo pode apresentar. É importante ver tudo que ela pode oferecer de bom, mas sempre ficar atento às restrições e limitações que podem surgir como um aspecto negativo, e tentar prevení-los ainda na fase de projetos.

VANTAGENS

1) Economia: Dividir um terreno para a construção de 2 ou mais casas separadas é uma forma de economizar no investimento total que será necessário para a construção. Também é possível aproveitar melhor o terreno, já que em muitos casos, as casas estão coladas umas nas outras.

2) Manutenção: As casas geminadas possuem manutenção semelhante. Apesar de pessoas diferentes morarem em cada uma das casas, normalmente a estrutura que as compõem é bem semelhante. Além disso, é possível a divisão dos custos entre os moradores.

3) Instalações: Por seguirem um padrão de projeto, quando as casas são construídas é muito mais fácil de serem feitas as instalações elétricas e hidráulicas das casas. Tubulações e eletrodutos seguirão um caminho por todo o terreno, passando por cada casa e exercendo suas funções de forma ordenada.

DESVANTAGENS

1) Ruídos: Uma desvantagem presente na maioria dos casos são os ruídos causados pela casa ao lado. É importante manter uma boa relação entre os vizinhos, principalmente quando não são da mesma família, e ruídos em excesso podem causar conflitos nessa relação. Porém, podem ser parcialmente solucionados com a utilização de revestimentos acústicos, para amenizar os ruídos transmitidos à casa ao lado.

2) Iluminação: Por conta do posicionamento, pode ocorrer que alguma das casas não receba a luz do sol, ou ainda receba, mas em menor quantidade. Isso pode ser um problema, não só pelo conforto dos moradores mas também por gerar infiltrações e outros problemas com a umidade. Também é um problema que pode ser amenizado, com um investimento maior de impermeabilizantes e tintas, que são mais preparadas para reter a umidade vinda do meio externo.

3) Ventilação: A ventilação em casas geminadas também pode ser prejudicada em uma das casas, dependendo das suas instalações e posicionamento. O ideal é sempre conferir com o seu projetista se existem elementos que podem incentivar a ventilação cruzada, e se não houver, pensar em maneiras que solucionem este problema, para que uma das casas não seja prejudicada.

CONHEÇA ALGUNS PROJETOS!

Agora que você já conhece as principais vantagens e desvantagens de uma casa geminada, conheça alguns projetos que podem te inspirar a desenvolver seu projeto. Clique em cada um deles para saber mais!

411
Projeto #411

Existem também projetos que possuem todas as características necessárias para serem casas geminadas, mas podem não ser representados como tal, como é o caso do #167 que está disponível no nosso site como um projeto comum, mas um dos nossos clientes viu a oportunidade de transformá-lo em casas geminadas. Dá só uma olhada em como ele ficou!

Projeto #167 Personalizado

E aí, curtiu? Nos chame agora mesmo para tirar todas as dúvidas e fazer um orçamento para o seu Projeto de Casas Geminadas! Como você pode conferir, somos especialistas neste assunto também. Conte conosco.

Compartilhe este artigo com os amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta