Saiba como iniciar o planejamento da construção através do passo a passo que vamos apresentar!

Construir está cada vez mais caro, essa é uma realidade. E o que vai te diferenciar de uma pessoa que pretende construir de alguém que de fato vai iniciar a obra, é o planejamento. 

De acordo com uma pesquisa do FGV, os índices setoriais estão crescendo desde agosto de 2020 de uma maneira quase linear. Idem para os custos de material e equipamentos.

Caso você não saiba o que são os índices setoriais:

  • IEE – Índice de Energia Elétrica.
  • INDX – Índice do Setor Industrial.
  • ICON – Índice de Consumo.
  • IMOBI – Índice Imobiliário.
  • IFNC – Índice do Setor Financeiro.
  • IMAT – Índices de Materiais Básicos.
  • UTIL – Índice de Utilidade Pública.

Nós estamos em uma pandemia e não temos controle sobre isso. O nosso papel, além de nos cuidarmos, é encontrar uma maneira de nos adaptarmos a este cenário.

Toda crise abre novas oportunidades e nos proporciona ensinamentos para a vida. Temos que nos adaptar a essa realidade, que ninguém estava preparado, para conseguir atingir nossos objetivos, metas e sonhos.

Eu creio que o seu objetivo hoje é realizar uma obra dentro do orçamento, do prazo e de qualidade. Ter uma casa segura para sua família e um lugar para você envelhecer com tranquilidade.

E é por esse motivo, que resolvi escrever esse aritgo sobre planejamento e te ajudar. Ele é para te motivar, te ensinar todo o passo a passo, é para te fazer iniciar uma obra mesmo com uma crise acontecendo e mesmo que todos a sua volta digam que você não vai conseguir.

Por que você deve iniciar o planejamento da sua construção agora?

Pesquisas apontam que 80% dos brasileiros que pretendem construir, nem sabem que precisam de um projeto. Não sabem por onde começar, como ter aprovação na prefeitura, como contratar mão de obra e por aí vai.

E o bom sinal,  é que você estar aqui lendo este artigo, significa um comprometimento consigo mesmo para mudar essa realidade. Significa que você está se informando, e mesmo que não saiba que precisa de um projeto pra construir, sabe que precisa de planejamento.

Nunca é tarde para dar o primeiro passo e começar o planejamento da construção sua casa dos sonhos.

O momento certo é o agora. A gente não tem controle nenhum do que pode acontecer no futuro, podemos até tentar, mas não temos. Mas o controle nas nossas ações neste momento, temos.

Se você deseja parar de pagar aluguel e parar de manter uma casa que não é como você sonha para a sua família, uma casa que você nem pode reformar e mexer na decoração sem a permissão do verdadeiro proprietário, esse é o momento de se planejar.

Clique na imagem para visitar o projeto

As etapas do planejamento de uma construção

Pense nas vezes em que você fez algo que mudou sua vida. Entrar na faculdade, o seu casamento, uma viagem grande, o nascimento do seu filho…

Em cada um desses eventos importantes, você provavelmente teve que se planejar. E muito. Guardar dinheiro, poupar festas no final de semana para poder estudar, tirar um passaporte, aprender como se dá banho em um bebê…

O resultado de todo esse planejamento, teve uma consequência, certo? Você adquiriu boas lembranças, tem um emprego que gosta, uma carreira que se orgulha, é um bom pai ou uma boa mãe. Já pensou nisso?

É muito importante termos em vista que toda jornada precisa de um planejamento. É o que garante a gente ser um sucesso.

Por isso, quando falamos em planejamento da construção, estamos falando dos seguintes passos:

  1. A motivação
  2. O que será construído
  3. Projeto
  4. Os recursos disponíveis
  5. O que é necessário
  6. A viabilidade
  7. O cronograma
  8. A execução
  9. A conquista

Antes de iniciar o conteúdo de cada item, vou deixar o link para download gratuito do planner que fizemos que vai te auxiliar durante essas 9 etapas do planejamento.

1 A motivação:

Por que você deseja construir uma casa própria? Se você tem uma motivação, seja sair do aluguel, seja proporcionar uma casa mais segura e confortável para a sua família, seja construir para poder alugar depois e criar uma renda, é motivo para iniciar o seu planejamento desde agora.

Temos que ter um motivo. Ninguém constrói uma casa somente porque “bateu a vontade”. Escreva aí nas suas anotações, qual é a sua maior motivação e leia ela todos os dias para te dar mais energia.

2 O que será construído:

No seu planejamentoda construção, você precisa saber exatamente o que será executado. Caso contrário, vai iniciar uma obra sem data para terminar.

3 Projeto

Dizemos aqui que tudo começa com um bom projeto, pois ele será o seu guia durante todo o planejamento e execução da obra. O projeto é onde vamos reunir todas as informações do seu terreno e as necessidades da sua família em um documento que vai garantir o sucesso da sua obra. Uma construção livre de dores de cabeça e imprevistos.

projetos de casas
Clique na imagem e acesse nosso site para conferir dezenas de projetos

4 Os recursos

Nessa etapa vamos levantar tudo o que precisará conseguir para iniciar a construção… Pode ser empréstimos, fazer a compra de terreno, nivelar terreno, encontrar mão de obra etc.

Esse passo do planejamento é onde vamos realmente tomar ações e botar a mão na massa.

Recomendo que você faça duas listas: Recursos disponíveis X Recursos necessários.

Na lista dos recursos disponíveis você vai colocar os itens que já tem em mãos. Por exemplo, se você já tem o terreno que vai construir, ele pode entrar nesta lista. Se já tem o dinheiro guardado, faça o mesmo.

Na lista de recursos necessários é tudo que você ainda vai conquistar e fazer. Por exemplo, o projeto da sua casa, orçamento de mão de obra e orçamento de materiais.

5 O que é necessário

O que você já tem? 

Faça uma lista de tudo que você já tem em mãos para iniciar a sua construção. Aqui os itens podem ser: motivação, dinheiro guardado, terreno, construtor de confiança, financiamento, etc.

6 A viabilidade

Essa etapa do planejamento é sobre a viabilidade técnica (terreno, prefeitura) e econômica (se somando todas as entradas de grana, você terá o valor necessário para finalizar a construção?).

Para verificar a viabilidade técnica, nós precisamos do Plano Diretor da cidade onde você mora. Basta pesquisar no google para encontrar.

7 Cronograma

O cronograma de obras funciona como uma linha do tempo com as diversas atividades que devem ser realizadas dentro da obra, até sua finalização. Portanto, todos os passos e prazos devem ser seguidos de forma assertiva a fim de evitar o atraso. O responsável por esse cronograma é o seu mestre de obras.

8 A execução

Aqui eu enfatizo a importância de não depender 100% de um mestre de obras. Mesmo que você planeje terceirizar a sua construção por completo, seja o gerente da sua obra! Acompanhe de perto e fiscalize se tudo esta indo de acordo com o projeto e com o cronograma estipulado.

A palavra é conferir e não confiar. Delegar é diferente de delargar. Quando a gente não cobra, não vê se as coisas estão sendo feitas de fato, o planejamento está predisposto a sofrer alterações no tempo de execução.

E entender todo esse passo a passo até o fim da construção, é fundamental para que você tenha propriedade de acompanhar a execução.

9 A conquista

Sabe aquela motivação que você definiu? A conquista esta diretamente relacionada a ela. Todas essas horas que você esta investindo do seu tempo, todo esse esforço e dinheiro, é para conquistar e realizar essa motivação.

É para deixar de pagar aluguel, deixar de morar em uma casa ruim, dar para sua família uma casa com mais segurança e comodidade.

E estes foram os passos que nossa empresa julgam ser essenciais para o planejamento da construção de uma casa dos sonhos. Baixe nosso planner, faça anotações, de organize. O resultado final será a finalização da sua obra.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta