Cômodos mal dimensionados: evite essa falha na sua construção!

123 Projetei

12 de abril de 2022

Saiba como evitar problemas com cômodos mal dimensionados na sua construção.

Quando não se tem a ajuda de um profissional e um projeto realizado por ele, é muito comum que haja falhas na construção, já que os cômodos não são devidamente dimensionados.

Através dessas dicas saiba como evitar falhas em projetos de casas:

Medir os móveis

falhas em projetos de casas

Uma dica muito importante, é sempre medir o espaço e os móveis antes de comprá-los. 

Este acaba dos erros mais comuns na hora de decorar um espaço, já que, muitas vezes, quando não há um profissional envolvido, pode ocorrer dos proprietários do imóvel comprarem os móveis apenas pela aparência sem medir propriamente o tamanho do item, e assim, arcar com o prejuízo de não caber no local, ou acabar ficando desproporcional para o ambiente, ocupando um espaço maior do que deveria.

Pensar na iluminação

Outra questão importante, é atentar-se à iluminação do local, pois a luminosidade tem um papel crucial na percepção espacial dos ambientes. Por isso, deve-se levar em consideração tanto a luz artificial quanto a luz solar presente.

Dessa forma, é interessante perceber o que se deseja alcançar com esse ambiente, qual a impressão irá passar e o seu propósito, assim, diminuir ou aumentar a iluminação de acordo com a finalidade do local. 

Já que, locais escuros tendem a parecer menores e os mais iluminados passam a impressão de mais amplos.

Além disso, a iluminação natural também pode ser aproveitada, evitando um gasto excessivo com energia elétrica durante o dia.

Pensar na ventilação

É interessante, também, observar a ventilação que deseja obter em cada ambiente, aproveitando a entrada de ar em portas e janelas que farão com que o local fique mais arejado.

Quando não há um bom dimensionamento, geralmente, esses cômodos acabam ficando abafados e pouco arejados, fazendo com que o ambiente fique desagradável de se estar.

falhas em projetos de casas

Posicionamento de móveis

Outro fator, é pensar previamente no posicionamento nos móveis, evitando que fiquem amontoados em um só espaço ou no meio do caminho, atrapalhando a passagem. 

Assim, além de mais funcional, o ambiente ficará mais harmônico, respeitando o espaço, a estética e funcionalidade do local. 

Posicionamento de banheiros

Deve-se também, pensar no posicionamento dos banheiros nos projetos de casas.

Dessa maneira, o mais adequado é manter os banheiros longe de áreas comuns, de forma que a porta não fique de frente para salas ou cozinhas, mas sim, próximo a quartos ou localizado em corredores, garantindo assim, a praticidade, privacidade e fácil acesso a esse cômodo. 

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.