Na hora de planejar a nossa casa dos sonhos pensamos primeiro nos cômodos e ambientes que são essenciais: quarto, sala, cozinha, banheiro, garagem. Sala de estar e jantar integrados, área gourmet, jardim de inverno, entre outros, geralmente são cogitados em um segundo momento mesmo sendo tão funcionais e eficientes quanto os citados.

Este artigo tem o objetivo de apresentar os cômodos que talvez você não dava atenção e considerava supérfluo ter em um projeto mas que são sim, muito importantes e farão toda a diferença quando a construção da casa estiver finalizada.

Closet e Despensa

Closet e despensa? Mas o que esses cômodos tem em comum? Provavelmente você nunca pensou dessa forma mas ambos possuem praticamente a mesma função só que em lugares distintos para itens distintos.

O closet é um local exclusivo para guardar roupas. Não é preciso uma grande área para adicionar o closet na sua casa dos sonhos, pois existem inúmeras possibilidades de projetos para espaços compactos.

Quando esse cômodo é adicionado ao quarto, te oferece um maior aproveitamento do espaço físico. As peças de roupas, sapatos, acessórios, roupas de cama e banho ficarão melhor organizados e mais visuais, facilitando bastante na hora de encontrar as peças.
Além disso, ele substitui o roupeiro e as cômodas, móveis que ocupam um espaço considerável no quarto.

E a despensa, sendo adicionada próxima a cozinha, tem a mesma ideia.

Isso porque você consegue aproveitar melhor o layout da cozinha retirando áreas que são ocupadas pelos armários, colocando tudo dentro de um cômodo. A despensa oferece aos mantimentos uma melhor organização e como bônus, a sua lista de compras ficará mais fácil e correta já que, tendo uma visão panorâmica dos itens, você saberá o que acabou e precisa ser reposto.

Agora conheça algumas vantagens que ambos cômodos compartilham:

Como nem tudo há apenas vantagens, como desvantagem podemos citar o custo geralmente elevado. Por conta da personalização e por se fazer necessário um projeto de interiores, o preço desses cômodos é geralmente superior a um guarda-roupa tradicional. Além disso, é fixo, ou seja, não pode ser trocado de lugar.

Escritório

O terceiro cômodo que vamos apresentar e que você talvez não dê tanta importância é o escritório.

O escritório é um espaço coringa dentro de uma casa, principalmente para os clientes que fazem home office ou trabalham de forma autônoma. Com este cômodo, mesmo ele sendo inserido no projeto da sua casa dos sonhos, você consegue separar a vida profissional da vida pessoal.

Nele é possível organizar os materiais do seu trabalho, criar um cenário de pró-atividade, dedicação e estudos. Você pode limitar nesse ambiente os móveis que serão apenas necessários para a sua organização profissional. Por exemplo: bancadas, cadeiras de escritório e prateleiras.

Sala de TV

Sua família adora se reunir para assistir séries e filmes? Que tal dedicar um espaço para essa atividade em comum?

A sala de TV proporciona uma maior privacidade, muito aconchego e não gera ruídos desnecessários a outras dependências da casa. Se vocês são amantes de filmes, esse com certeza será um dos cômodos mais utilizados em sua casa!

Lavanderia

Muitas pessoas simplesmente fazem um tanquinho ao lado de fora da casa e colocam uma máquina de lavar ao lado. No entanto, os clientes que optam por ter uma lavanderia em casa sabem bem as vantagens que isso carrega.

Lavar roupas é algo que todo mundo faz e precisa. Ter uma área de serviço planejada em sua casa, garante a organização e funcionalidade da atividade doméstica. Você pode ter prateleiras e armários dedicados para os produtos de limpeza e um cômodo que otimiza o espaço da planta. Mesmo em terrenos pequenos, não é problema inserir a lavanderia, desde que saiba como fazer as melhores escolhas de mobília e organização para esse ambiente. Por isso, o profissional de design de interiores é tão necessário!

Mezanino

Para finalizar, temos o mezanino! Ele não é especificamente um cômodo, mas é um ambiente coringa que pode se tornar cômodos diferentes, dependendo da sua necessidade. É praticamente uma extensão do espaço da sua casa se tratando de altura. E a grande vantagem é que não atrapalha sua privacidade.Além disso, pode ser feito com diversos materiais.

Para você que ainda não sabe o que é um mezanino, ele é o pavimento localizado na metade do pé-direito. Portanto, necessariamente precisa ser alto para que cumpra sua funcionalidade de forma correta.

Você consegue transformar o mezanino em um quarto, sala de estar, escritório, biblioteca, entre outros cômodos. Veja alguns exemplos:

413 escritório
Clique na imagem para visitar o projeto
Mezanino
Clique na imagem para visitar o projeto

Há com certeza mais cômodos que podem ser explorados e se tornarem fundamentais em sua casa. Você descobrirá quais são eles conversando com um profissional da área de arquitetura e engenharia civil.

Neste artigo te apresentamos apenas 6 deles para podermos constatar que uma casa dos sonhos é composta de detalhes. Como é o seu estilo de vida? Faça-se essa pergunta pois ele sempre deve ser considerado durante a fase de projeto.

E lembre-se: para ter sua casa dos sonhos projetada pela 123Projetei, basta entrar em contato conosco!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta