Neste artigo vamos entender o que é a Compatibilização de Projetos e qual é a sua importância. Vamos te provar porquê você precisa ter os projetos da sua casa dos sonhos compatibilizados.

De maneira sucinta, Compatibilização de Projetos é a fusão das diferentes disciplinas de um projeto, sem que um comprometa o outro. Ou seja, consiste em sobrepor os projetos: arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário e design de interiores para que seja possível analisar eventuais interferências.

Assim, quando uma interferência é detectada, podemos realizar alterações para resolver o problema prontamente. Ação essa, que não seria possível de ser feita se o seu projeto não for compatibilizado. 

Geralmente os projetos são feitos separadamente e, quando não há uma interação entre os projetistas, aumentam as chances de conflitos entre as disciplinas. O problema acaba sendo identificado apenas durante a obra, exigindo alterações de última hora ou até a quebra de elementos já construídos como alvenarias, estruturas e instalações.

Resolver um problema de interferência no projeto, depois que ele já foi construído, é caro e demorado. E esta é a última coisa que você deseja.

Portanto, quando a gente sobrepõe todos os projetos antes do início da construção, encontramos as soluções de maneira prática e sem gastos adicionais.

COMO É FEITO?

A compatibilização de projetos é feita durante a fase de elaboração da edificação, através de um software, como o AutoCad, por exemplo.

A 123Projetei, utiliza o software Revit para os projetos arquitetônicos e possui parceria com a AltoQI, para a criação dos projetos complementares em BIM. Na compatibilização, realizamos a sobreposição de todos os desenhos, arquitetônico e complementares, nesse software.

Se você nunca ouviu falar do que é um software BIM, saiba que é uma representação digital de características físicas e funcionais da edificação, tudo em 3D para facilitar a visualização dos projetos sobrepostos. Assim, o software fornece todas as informações possíveis, desde a espessura da parede ao tipo de material a ser utilizado.

Compatibilizar um projeto com a ferramenta BIM nada mais é que verificar se, por exemplo, portas, paredes, pilares, vigas, lajes, eletrodutos de energia, tubulações de água e esgoto estão passando no local correto. Caso não esteja, temos uma interferência.

A partir disso, ao identificarmos as interferências entre as disciplinas, nossos projetistas, juntos, conseguem trazer soluções aos problemas identificados.

O QUE PODE OCORRER QUANDO NÃO HÁ COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS?

Quando a 123Projetei inicia o projeto de um cliente, já possui em mãos um estudo das necessidades dele e da sua família. Conseguimos isso através dos nossos briefings e através do atendimento realizado por ligações e mensagens.

Esse estudo de necessidades é essencial para sabermos a realidade do cliente e projetar sua casa de forma coerente. Entregar um projeto que esteja dentro do orçamento e seja possível de ser construído.

A nossa compatibilização é iniciada após o arquitetônico, quando uma nova etapa na elaboração do projeto surge, no caso, os complementares.

O que acontece bastante aqui no Brasil e acaba sendo nada prático, é as pessoas fazerem cada disciplina do seu projeto com um profissional diferente.

Por exemplo, Maria fez o projeto arquitetônico com uma prima que era arquiteta. E sua prima terceirizou o projeto estrutural com um amigo que era engenheiro, e o projeto hidrossanitário e elétrico com outro.

Se colocarmos o design de interiores na conta, surge mais um profissional encarregado para o seu projeto.

Percebe o quanto essa rede pode crescer? E como seria difícil unir cada um desses projetos? Ficaria complicado. O que seria fácil é o surgimento de interferências e incompatibilidades. Lembrando que você só vai conseguir ver isso quando a sua casa estiver sendo construída.

O ideal é realizar todos os teus projetos em um único lugar, com profissionais que trabalham em conjunto para evitar quaisquer transtornos para a qualidade da sua obra!

Já nos deparamos com tantos exemplos grotescos aqui na 123Projetei. E apesar de serem absurdos, são comuns de ocorrer quando não há uma compatibilização entre esses projetos.

Com os projetos compatibilizados, você consegue evitar:

1 – IMPROVISOS E GAMBIARRAS

Exemplo: tubulações do projeto hidrossanitário cruzando com uma viga do projeto estrutural, sendo necessário a execução de um furo na viga, fato não previsto no projeto estrutural.

Esse tipo de execução, será identificado a necessidade apenas durante a obra. Além de ter que furar uma viga para resolver o problema, essa alteração pode provocar prejuízos na estrutura da sua casa a longo prazo.

Afinal, tem um porquê de o projeto estrutural ter sido feito da forma que lhe foi entregue. Alterando isso na gambiarra, o desempenho do projeto vai mudar.

2 – ATRASO NO CRONOGRAMA DA OBRA

Um dos problemas mais comuns na execução de um projeto, é relacionado à atrasos na obra. Concertar interferências identificadas na obra, fará com que ocorra mais facilmente esses atrasos. Mas não precisa ser assim. E a compatibilização de projetos pode ajudar com isso.

Afinal, quando se há um planejamento prévio e embasado de toda a estrutura do projeto, levando em consideração todas as etapas e ainda prevendo os riscos (como influência de chuvas, por exemplo) será estimado um prazo hábil e muito mais assertivo para a finalização da construção. As chances de atraso diminuem consideravelmente.

Você terá controle de todas as etapas da sua obra, do início ao fim.

3 –CUSTOS ADICIONAIS NÃO PREVISTOS

A falta da compatibilização pode afetar em muitas questões dentro da obra, uma vez que o profissional deverá encomendar o material que foi esquecido, ocasionando em custo extra. Inclusive, o trabalho no canteiro pode ser paralisado. Sendo assim, a entrega da obra poderá ser adiada e você vai gastar muito mais do que o previsto.

Como expliquei, ao realizar a compatibilização de projetos será feito uma avaliação dos problemas que podem causar conflitos entre os diversos projetos que devem compor a construção de um imóvel. 

Dessa forma, ao reduzir os custos, uma consequência será a redução dos gastos. Afinal, já terá sido estipulado no planejamento a quantidade de material necessário, o que irá evitar desperdícios de materiais durante a execução da obra.

Estima-se que a compatibilização de projetos pode gerar uma economia de 5% a 10% no orçamento final da obra.

A 123Projetei é uma empresa especializada em projetos de forma online que trabalha com todas as disciplinas envolvidas em um projeto. Nossos projetistas trabalham em conjunto para que haja essa compatibilização, anulando patologias futuras.

Como resultado, você terá um projeto de qualidade, seguro, sem imprevistos e com econômico.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta