Construa em etapas com o Projeto Modulado!

Modulado vem do verbo modular. O mesmo que: entoado, articulado, edificado utilizando módulos. Mais especificamente na arquitetura, dizemos que modulado deriva do emprego das três ordens: dórico, jônico e coríntio, em uso entre os gregos e romanos.
Dentro do contexto histórico, essas três ordens fazem parte de um sistema arquitetônico, com elementos previamente definidos e padronizados que se relacionam entre si para obtermos uma única unidade de edificação. Coerente, harmônica e padrão.
Essa definição também se aplica ao que chamamos de “construir em etapas” na 123Projetei. Não é preciso construir toda a sua casa dos sonhos em um único período limitado de tempo, é possível construí-la conforme o orçamento disponível em cada momento da sua vida; em etapas; com elementos previamente definidos que formarão uma única unidade no fim da sua obra. Uma casa completa e harmônica.
Dessa forma, com o Projeto Modulado você terá o controle e planejamento das etapas da sua casa a serem construídas. Você terá uma parte principal e inicial, e as outras, poderão ser executadas conforme suas novas economias e tempo disponível. Ao final, você terá um projeto completo e do jeito como sonhava!

Para quem é indicado?

Estão associados na construção por etapas os conceitos de adaptabilidade e economia, alinhando-se a uma necessidade evidente de executar projetos que respondam ao nosso atual contexto social com espaços mínimos, orçamentos enxutos, ambientes adaptáveis e também execução rápida.
O Projeto Modulado serve principalmente para os clientes que possuem no momento um orçamento limitado, e que precisam se mudar e morar em sua casa própria o mais breve possível. É de conhecimento geral que construir não é algo barato; é um investimento. No entanto, é totalmente possível começar sua construção a partir de um núcleo básico que será expandido aos poucos.
Esse tipo de projeto também é indicado para quem quer construir uma casa pequena inicialmente, um núcleo funcional para os moradores e ter opções de expandir a casa futuramente, pensando no crescimento futuro da família. Consequente, será possível construir mais quartos para os novos membros em locais já planejados previamente e a família terá uma casa térrea ou sobrado finalizada sem atrapalhar ou modificar o sistema inicial.

Diferença: Projeto Modulado e Arquitetura Modular

Um Projeto Modulado nem sempre é parte de uma Arquitetura Modular. Isto é, o projeto modulado apesar de ser um sistema previamente definido que formará uma única casa, ele É uma construção padrão. Com tudo que há direito: fundação, alvenaria, estrutura, cobertura, acabamento, etc.
Já a Arquitetura Modular trata-se de uma casa pré-fabricada, um sistema composto de componentes separados que podem ser juntados. Basicamente a modularidade significa usar múltiplos módulos similares para configurar diferentes propostas estruturais. Através da arquitetura modular é possível ter diversos resultados, no entanto, pode causar uma certa falta de identidade visual caso o arquiteto não seja criativo.
Agora que você já sabe a diferença, vamos entender a fundo as etapas que fazem parte do Projeto Modulado:

Primeira Etapa: Ordem Dórica ou Núcleo Básico

Na arquitetura, a ordem dórica surgiu no auge no século V a.C. Consiste na ordem de construção mais simples entre as três, em geral, elementar e de carácter sólido, da mesma maneira como deve ser o núcleo básico da casa onde você e sua família pretendem morar.

O núcleo básico precisa ser necessariamente uma unidade autônoma. Ou seja, precisa ter os cômodos essenciais para você viver com o mínimo de conforto possível até o início da expansão da sua casa. Você precisará ter pelo menos: uma cozinha, um banheiro e um quarto. Esses são os cômodos principais e fundamentais para o núcleo básico, mas dependendo do objetivo final do projeto ele também pode ter uma sala com cozinha integrada, oferecendo o início um ambiente integrado.

Através do serviço de Projeto Modulado feito pela 123Projetei, você terá de maneira clara o objetivo final da sua construção. Ou seja, terá um projeto elaborado e bem definido em todas as etapas, suprindo todas as necessidades da sua família, com conforto e que esteja dentro da sua realidade. Mesmo que você ainda não tenha todo o dinheiro disponível.

Uma vez que você tem as pranchas em mãos, elas viram um documento para você. A casa finalizada vira uma meta. Por isso, é tão importante a fase de projeto. Afinal, mesmo que você opte por construir em etapas e ter um Projeto Modulado, o objetivo final é ver a obra finalizada e sua casa dos sonhos pronta.

O importante é que ao final dessa primeira etapa de núcleo básico, somente com os três cômodos citados, a casa não ofereça a impressão de inacabada. Essa é a principal característica do Projeto Modulado e que o diferencia do que as pessoas conhecem como “puxadinho” da obra, porque, após toda a construção do projeto ser concluída, essa unidade autônoma vai se unir harmonicamente ao restante da casa, sem parecer como um anexo ou uma edícula.

Segunda Etapa: Ordem Jónica ou Eixo de Expansão

A ordem jónica surge na Grécia oriental por volta de 450 a.C. Vem paralelamente ao dórico e apresenta em sua construção formas mais fluidas, linhas mais harmônicas e mais complexidade. Entendemos o eixo de expansão dessa forma também, pois precisamos de um sistema que se una ao que já está construído com fluidez e harmonia.

O eixo de expansão é a continuidade do núcleo básico. A partir da nossa unidade autônoma, onde se encontra os cômodos fundamentais, virá as etapas seguintes de crescimento da obra, até sua finalização. O interessante é que nessa etapa de expansão podemos subdividi-la em outras etapas, dependendo da necessidade do cliente. Assim, ele terá em mãos as pranchas fundamentais para uma construção periódica.

Esse eixo de expansão do Projeto Modulado é importante ser bem planejado, pois, na futura ampliação, será ele que vai evitar os “quebra-quebras” desnecessários. Como exemplo, já sabendo como será o resultado final da sua residência dos sonhos e para onde ocorrerão as expansões, será possível deixar vãos de escada em espera, deixar uma porta que futuramente vai ser um corredor, entre outros casos pensados durante a elaboração do seu projeto em etapas.

Terceira Etapa: Ordem Coríntia ou Finalização

Passadas as etapas de núcleo básico e de expansão, chegamos na finalização da obra onde ocorre os acabamentos. A ordem coríntia é característico do final do século V a.C. e é um estilo notoriamente mais decorativo e trabalhado. É a nossa conclusão da casa dos sonhos, a “finaleira” daquilo que sua família sempre quis.

Os acabamentos de uma obra são quando os profissionais envolvidos e os clientes podem, finalmente, ver as características estéticas e técnicas do projeto tomando forma. Por esse motivo, escolher os acabamentos para a casa é uma tarefa que merece atenção.

Por ser uma etapa complexa, que exige alto nível de precisão já que os acabamentos apresentam os custos mais elevados dentro do orçamento da obra. Assim, é importante selecionar peças de boa qualidade para evitar gastos ainda maiores. A fragilidade de materiais de padrão inferior pode sair cara, no fim das contas.

Guarde essas duas palavras: funcionalidade e durabilidade. Não é necessário gastar rios de dinheiro para ter acabamentos bonitos e de qualidade. O concreto, tijolos e alguns tipos de madeira funcionam igualmente bem e são mais baratos. Metais e louças da mesma forma.

O que garantirá uma economia significativa é o planejamento e a pesquisa. Não é fácil nem divertido fazer a lista de materiais essenciais de cada cômodo e cotar os preços, mas é necessário para se obter o melhor custo/benefício. O acabamento, sendo a última etapa da obra antes da mudança, precisa de atenção e cuidado. Materiais hidráulicos, por exemplo, precisam ter uma excelente qualidade para te poupar de problemas futuros, desta forma seguir o caminho do “produto mais barato” não é uma boa ideia. Saiba medir!

É evidente que nós sempre desejamos o melhor – que geralmente é o mais caro -, mas em certas ocasiões a “segunda opção” é tão boa quanto a primeira. Uma bancada ou escada de granito é belíssima, de boa durabilidade e mais em conta quando comparada com a de mármore. Isso também ocorre com outros materiais como o piso vinílico em vez da madeira, luminária em vez de lustre e gesso em vez de massa corrida.

Exemplo de um Projeto Modulado na 123Projetei

Projeto #128 - Disponível em nosso site

O projeto #128 foi um dos nossos casos em que o cliente adquiriu o projeto e pediu para que ele fosse de forma modulada, em três etapas para que ele pudesse realizar a construção de sua casa em seu tempo e dentro do orçamento. Confira como ficou a planta da casa nas três etapas que nossa equipe criou:

Primeira Parte

Na primeira etapa, como explicamos, será construído somente o núcleo básico do projeto. Nesse caso, ele é composto por uma garagem e uma área de serviço externas, já no interior do projeto temos uma sala de estudos, sala de estar integrada com a sala de jantar e cozinha, banheiro, suíte com closet.

1

Segunda Parte

Na segunda etapa do projeto modulado, temos a adição de uma área gourmet externa nos fundos no terreno, o espaço conta com uma piscina, banheiro, depósito.

12

Terceira Parte

Por fim, na terceira etapa e última etapa do projeto, há a ampliação da casa principal com mais três dormitórios, sendo dois deles suítes com closet. Pronto, a planta final da casa está finalizada e aguardando os moradores.

123

Após essa leitura você decidiu que o Projeto Modulado é o mais indicado para você? Entre em contato com a nossa equipe para uma veredito. A 123Projetei está do outro lado da tela do seu computador ou celular, para te ajudar! Somos uma grande equipe que já realizou mais de 500 projetos pelo Brasil inteiro, cujo o principal compromisso é ver seu sonho sendo realizado.

Aproveite essa oportunidade única de ter seu Projeto Modulado feito pelos profissionais da 123Projetei.

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta