Construção civil no futuro: o que será predominante na construção civil brasileira nos próximos anos?

Parece que ainda estamos enraizados em métodos ultrapassados e não conseguimos nos desvencilhar disso. No entanto, podemos afirmar que estilos novos de construção estão surgindo no país e ficando comuns.

Quem diria que a platibanda se tornaria tão valorizada nos projetos arquitetônicos? Se fossemos contar a quantidade de projeto com telhado aparente e a quantidade de projetos com platibanda, que projetamos durante o ano de 2020, com toda certeza a platibanda estaria ganhando.

Portanto, esse artigo tem a intenção de te mostrar no que você deve estar de olho, se pretende construir sua casa própria nos próximos anos.

SMART HOME

As smart homes, também conhecidas como casas inteligentes, viraram tendência nos últimos anos. Esse conceito de moradia envolve o uso da tecnologia para garantir mais conforto, segurança e praticidade aos moradores.

Essa categoria de produtos inclui smart displays, fechaduras, câmeras de segurança e até mesmo lâmpadas. Os dispositivos são conectados à Internet e podem ser controlados à distância pelo celular, uma grande facilidade para os usuários.

No caso das luminárias, por exemplo, essa característica ajuda até mesmo a economizar energia.

Pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado, devido o fato de ser facilmente adaptado a qualquer utilidade doméstica, sendo desse modo, uma tecnologia de utilização e mudanças acessíveis ao usuário.

Entre as principais vantagens estão o conforto, otimização do tempo causado pela diminuição das tarefas rotineiras e principalmente, pela segurança e seus aspectos.

STEEL FRAME

Outra realidade na construção civil é o uso de estruturas pré-fabricadas, que, muitas vezes, são capazes de substituir diversos recursos. Isso contribui para diferentes fatores em uma obra, como praticidade, velocidade de entrega, processos mais limpos e silenciosos e sustentabilidade.

Há muitas alternativas disponíveis no mercado atualmente, como é o caso do steel frame.

A estrutura do Light Steel Frame (LST ) é formada por perfis de aço galvanizado, sendo seu fechamento feito por placas cimentícias, de madeira ou drywall, que formam uma leve e resistente estrutura com grandes vãos.

Sua principal vantagem é a velocidade no processo da construção, além da geração mínima de resíduos, ótimo isolante térmico e acústico, maior precisão na execução da obra, e, claro, a sua maior característica: a construção à seco!

Entre as desvantagens, está o número limitado de pavimentos e a necessidade de uma mão de obra altamente especializada, o que torna a construção mais cara, pois é difícil de ser encontrada.

WOOD FRAME

Muito parecido com o LSH, a diferença é que ao invés do aço galvanizado, são utilizados perfis de madeira em sua estrutura, normalmente de reflorestamento do tipo pinus, que passa por um processo que tem como objetivo protegê-la de cupins e da umidade.

Vantagens: assim como o LSH, possui baixo custo, ótimo isolamento térmico e acústico, baixa geração de resíduos, o que torna o canteiro de obras limpo e organizado, e agilidade na construção. Dentre as desvantagens, além das já citadas no LSH, existe também a necessidade de maiores cuidados com a impermeabilização.

CONTAINER

Com um material resistente, um aspecto moderno e sustentável, o container está ficando cada vez mais comum no Brasil.

A sua maior vantagem é ser uma obra extremamente rápida, levando geralmente até 90 dias para ficar pronta, além de ter baixo custo, gerar uma obra limpa com pouco entulho e ter ótima durabilidade.

De desvantagem, temos a necessidade de mão de obra especializada e grande terreno, pois os guindastes utilizam bastante espaço para o transporte, além de isolmento térmico e acústico ruim.

PAINEL MONOLÍTICO – CASA EPS

Os painéis monolíticos são de poliestireno expandido (EPS) e, como todo material, ele possui vantagens e desvantagens e os tipos de construção para os quais é mais indicado.

Se o nome poliestireno expandido parece novo para você, fica aqui a dica: ele é conhecido popularmente como isopor. A partir daí, já é possível imaginar os diversos usos deste material na construção civil.

O painel, em si, consiste em poliestireno expandido sobreposto por malhas de aço leve de alta resistência interligadas por barras de aço. A ideia original veio da Itália e era voltada para regiões com alta propensão a terremotos, partindo da necessidade de uma estrutura que, além de ser capaz de resistir aos tremores, possuísse isolamento térmico (para suportar os invernos rigorosos) e acústico.

A palavra “monolítico” está relacionada à monólito, que é uma estrutura constituída por um só bloco de pedra ou rocha.

O uso de painéis monolíticos apresenta várias vantagens. Uma já citada é o menor impacto ambiental, proporcionado por fatores como a menor geração de resíduos e o menor uso de água e energia durante a obra.

Além disso, esses painéis são mais leves (antes da aplicação da argamassa), proporcionam isolamento acústico e térmico (o que pode contribuir para economia de energia no posterior uso do espaço da construção) e possuem elevada resistência à vibração mecânica e à compressão. Baixa absorção de água, versatilidade e facilidade de manuseio também estão entre os pontos positivos deste material.

Apesar dos vários benefícios, o painel monolítico não é indicado em alguns casos. É preciso verificar se ele atende aos requisitos específicos da obra. Um dos problemas do uso do EPS, por exemplo, é relacionado a incêndios, o que requer a inclusão de substâncias que retardem as chamas durante a sua fabricação e o cuidado com as instalações elétricas.

estrutura_casa_isopor

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário logo abaixo!

Precisa de um projeto? A 123Projetei é uma empresa especializada em projetos de forma online que trabalha com todas as disciplinas envolvidas em um projeto. Nossos projetistas trabalham em conjunto para que haja essa compatibilização, anulando patologias futuras.

Como resultado, você terá um projeto de qualidade, seguro, sem imprevistos e com econômico.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta