• Post published:Agosto 13, 2019
  • Post category:Artigos
  • Post author:

O Design de Interiores é fundamental para todo mundo que quer um ambiente personalizado, com um estilo bem definido, aproveitando bem os espaços e com uma decoração que faz os móveis, as cores e as texturas conversarem entre eles. Se engana quem pensa que somente investindo muito dinheiro é possível garantir um bom design, a principal dica é saber combinar o seu gosto com o que você procura para o ambiente!

Dentre as estratégias para alcançar o resultado tão esperado, saber que as cores têm forte influência no estado de espírito das pessoas e utilizar isso ao seu favor é umas das nossas favoritas!

Nesse artigo, vamos falar de como as cores estão ligadas a diversos sentimentos e apresentam um potencial enorme para influenciar no dia a dia das pessoas. Essa leitura é imperdível para quem está com dúvida sobre as cores que vai utilizar na decoração da sua residência!

Pegue o papel e a caneta ou salve esse artigo nos favoritos do seu navegador, porque chegou o momento de aprender e MUITO sobre o potencial das cores!

O PODER PRESENTE NAS CORES

Os seres humanos são altamente estimulados pelas cores ao seu redor e as paredes de um ambiente, quando pintadas com as cores certas, exercem diversas sensações sobre as pessoas, estimulando áreas do cérebro que podem promover sensações de excitação e tranquilidade.

As cores devem ser combinadas para que haja harmonia, equilíbrio e bom gosto no espaço decorado, considerando-se os aspectos emocionais e funcionais que as tonalidades possuem. Confira essa tabela importantíssima sobre as cores e o potencial delas:

Diversas marcas utilizam a cor vermelha na sua logo e tudo isso porquê ela traz um sentimento forte quando vista, associado a paixão, erotismo e sensualidade! Dizem até que ela estimula a frequência cardíaca e a respiração, não é à toa que ela é a cor mais quente e a gente chega a salivar quando vê uma propaganda do McDonald’s!

A cor laranja está associada ao otimismo, a confiança e a alegria. E podemos dizer que confiamos no potencial dela, já que a aplicamos na nossa logo, justamente com o objetivo de fazer o nosso público se sentir assim! Uma dica é utilizá-la na cozinha, pois ela também abre e estimula o apetite!

Para encerrar as cores quentes da nossa lista, o amarelo é aquela cor brilhante, que nos remete ao sol e à lua! Ela também está associada à alegria, mas tome cuidado ao utilizá-la, pois quando muito utilizada em ambientes grandes pode se tornar incomoda! Dentre os seus poderes, estão o estímulo da criatividade e também da respiração!

Você já parou para admirar uma bela paisagem verde e começou a se sentir bem melhor? Respirou fundo e de repente ficou mais calmo, leve, relaxado ou até mesmo hipnotizado? Esse é o poder da cor verde, ela está associada a tudo isso e também a esperança!

Olhar o céu e o mar também pode te relaxar, não é mesmo? Só de imaginar um belo dia de praia, já vem aquele sentimento bom! E o porquê disso está ligado ao potencial da cor azul! Uma cor que remete a bondade, serenidade e paciência, combinar o azul com outras cores é ideal para evitar a monotonia.

E o roxo? Você já pensou qual é o potencial dessa cor e a que ela está associada? Além de ser considerada uma cor da realeza, presente em tapetes compridos e coroas, ela tem o poder de estimular a criatividade e a calma, mas diferente das outras cores, remete também à melancolia. 

Você já reparou como a cor marrom está presente em muitos móveis e traz mais seriedade para os espaços? Isso porquê ela apresenta um potencial de segurança, solidez e acaba sendo uma cor muito positiva para determinados ambientes.

É difícil não lembrar da Barbie quando se fala da cor rosa, e ambas estão diretamente ligadas! A cor rosa está relacionada ao otimismo, entusiasmo e faz todo mundo se sentir mais positivo! Por causa disso, a Barbie segue sendo um sucesso por diversas gerações e faz com que todo mundo queira viver no seu mundo cor de rosa!

O branco é uma cor que está ligada a diversas religiões, é o vestido da noiva no Brasil e o vestido do luto na Índia, símbolo de espiritualidade, paz e renovação! Sentimos isso quando entramos em ambientes clean ou vimos uma bela fachada branca! Essa cor trasmite uma sensação de limpeza, pureza e frescor!

Quando se pensa em estilo e praticidade, vem aquela frase popular à mente “o pretinho básico”. Esse é o efeito da cor preto quando se fala em estilo, ela consegue causar essa sensação de elegância, poder e mistério mesmo com pouco. Sendo muitas vezes aquele contraste tão esperado!

Encerrando a nossa lista, está a cor cinza, ela é realmente o meio termo entre o branco e preto. Pode remeter a elegância, ter um ar de mistério ou de calmaria!

A nossa designer de interiores, Schirlei Priebe, destaca que ambientes contemporâneos pedem cores neutras, como branco, preto e cinza, mesclando cores fortes em alguns pontos, o que pode ser feito com a utilização de cores intensas em objetos de marcenaria e mobiliários, por exemplo, criando um ambiente mais descontraído e alegre!

Mas não é preciso investir somente em salas e fachadas com cores neutras, mostraremos mais algumas imagens de projetos nossos para você se inspirar:

Apostar nas cores e no potencial delas para as fachadas é super válido! Principalmente, porque a fachada é o cartão de visitas da sua casa e nada melhor do que dar boas-vindas sem nem precisar abrir a porta! Segundo a nossa designer de interiores, o uso da cor depende muito da sensação que se quer criar (aconchego, impacto, etc) e também da personalidade do dono. O que as pessoas buscam, cada vez mais, é uma casa que tenha a sua cara.

Também separamos para você algumas imagens dos quartos dos nossos projetos! Agora se imagine em cada um deles, pense em tudo o que você aprendeu com esse artigo e em como você se sentiria nesses ambientes, consegues sentir o potencial das cores influenciando no seu humor? Escolher a cor do quarto é uma decisão muito importante, já que lá você vai começar e terminar o seu dia! Tem que ser um ambiente que te transmita aconchego.

Como você pode notar, existem diversas opções de pintura para os ambientes e não é preciso se prender a mesma cor ou a cores neutras. Muitas vezes o ambiente monocromático pode ficar tedioso e sem graça. Porém o uso de várias cores em um único ambiente deve seguir alguns princípios básicos para que não fique sobrecarregado, como o equilíbrio e a similaridade entre as cores, ou seja, misturar cores semelhantes.

“Nós profissionais usamos o Circulo Cromático na hora de combinar as cores, levando em conta a saturação, a temperatura, o tom e outros fatores das cores”, destaca Schirlei Priebe. Ela comenta que uma forma fácil e prática para todo mundo fazer isso é usando o site www.paletton.com!

Para encerrar o nosso artigo, vamos deixar aqui embaixo um infográfico essencial para quem está planejando investir em ambientes com uma única cor ou mais de uma. Preste atenção em como as cores, além de influenciar no humor das pessoas, também pode colaborar com a impressão visual relacionada ao tamanho dos cômodos:

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre o potencial das cores no Design de Interiores! Lembrando que temos uma equipe esperando para te ajudar nessa fase tão importante, que é dar vida aos ambientes construídos ou adquiridos! 

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (aceitamos ligações por celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta

This Post Has 5 Comments

  1. Jaqueline

    Parabens a todos que fazem acontecer esse belo e rico trabalho.
    Sucesso!

    1. Bom dia, Jaqueline! Agradecemos muito pelo seu comentário e interesse no nosso trabalho! 😃

  2. Aglaê

    Maravilhoso o texto, parabéns!!

  3. Aglaê

    Parabéns!! Amei o texto, bastante esclarecedor..

  4. Ronaldo Silva

    Texto excelente!