Dicas de home office: aprenda boas práticas para um dia mais produtivo!

Nunca se ouviu tanto sobre o home office como agora. Devido a pandemia do COVID/19 muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida de segurança e prevenção contra o vírus. A 123Projetei foi uma dessas empresas. Nosso mercado é digital, atendemos o Brasil inteiro, no entanto, possuímos um escritório físico na cidade de Rio Grande – RS, que precisou ser fechado por um tempo.

Home office, ou em uma tradução literal, “escritório em casa”, é o simples fato de se exercer um trabalho ou uma atividade fora de um local fixo pré-determinado pela contratante.

Neste momento, estou sentada em minha mesa de trabalho, em casa, escrevendo um artigo para vocês. Se assim como eu, você também está aderindo o home office continue essa leitura! Ela ajudará quem está tendo dificuldades nesse estilo de trabalho e também ajudará quem quer inovar o ambiente com uma decoração original.

Tenha uma rotina

A primeira dica não tem relação com arquitetura. É necessário falar sobre isso pois é o que mais caracteriza um home office. Caso contrário, será apenas um espaço com mesa e computador, sem serventia.

Eu sei que é difícil criar uma rotina no meio de tanta mudança. Ninguém estava preparado. Mas é necessário! Quando estamos em casa, sem precisar nos locomover para o trabalho, automaticamente já pensamos “posso acordar mais tarde já que pouparei esse tempo”. Procure acordar todos os dias no mesmo horário. Tome um café. Se arrume. Nada de trabalhar de pijama!

Uma rotina irá garantir que seu trabalho tenha um rendimento maior.

Organizando seu home office

Talvez você não tenha um cômodo próprio para o seu home office – um escritório –, mas isso não é um problema! Seu home office pode ser em um cantinho do quarto, da sala intima… Onde você se sentir melhor. Mas precisa ser um ambiente calmo e sossegado, de trabalho mesmo. Se houver muita movimentação já não é interessante.

Separe tudo que irá precisar no mesmo local. Há alguns itens que são essenciais para quem está começando no home office: cadeira confortável; escrivaninha com gaveteiro; estante ou prateleira para organizar suas coisas; caixas organizadoras; laptop ou desktop (ou os dois); câmera para gravar seus vídeos e participar de reuniões; impressora.

Outros itens adicionais podem fazer parte do seu home office, dependendo de como você atua e o tipo de serviço que você presta.

No ambiente físico da sua empresa, provavelmente as mesas já possuem a estrutura adequada para o trabalho. Por isso, este item precisa de atenção no seu home office. O desconforto é o inimigo da produtividade.

A escolha da melhor mesa para o seu trabalho envolve a quantidade de espaço disponível na área. Ela precisa ser grande o suficiente para acomodar seus itens de informática e também ter um espaço para fazer anotações ou acomodar outros objetos.

Falando da sua cadeira, mesmo que não consiga usar um modelo mais típico de escritório, tenha certeza de que ela estará confortável para você ficar sentado por horas. Escolha sempre um modelo que fique na altura certa em relação a sua posição na mesa.

CORES

Uma paleta de cores claras pode funcionar muito bem para o seu home office. Sabemos que somos constantemente influenciados pelas cores. O branco é considerado o símbolo de espiritualidade, paz e renovação, sentimos isso quando entramos em ambientes clean. Essa cor transmite uma sensação de limpeza, pureza e frescor. Além de estimular a concentração, por isso é a favorita de quem trabalha em casa.

Mesmo assim, nada te impede de dar vida ao ambiente com uma cor mais vibrante. O laranja e o amarelo são cores conhecidas por estimular a criatividade, poderiam ser inseridas no seu home office através de itens decorativos – quadros, murais, vasos, etc. O verde das plantas também são bem-vindas!

A iluminação do seu home office é outro ponto muito importante! Procure manter sua mesa próxima a janela, para buscar a luz natural. Se estiver muito claro em algum período do dia, basta utilizar uma persiana. Buscar uma solução que conte com entrada de luz natural é a principal forma de iluminar o ambiente para melhorar a produtividade e a concentração. Principalmente se você tende a trabalhar muito tempo em frente a uma tela de computador.

Para quem conta com um ambiente mais escuro, e não tem a opção de deixar a mesa de trabalho próxima da janela, considere utilizar uma luminária durante o dia. Mas é melhor evitar a iluminação com lâmpadas fluorescentes, principalmente em ambientes pequenos. Em vez disso, escolha lâmpadas com uma aparência natural, com tons mais quentes.

A iluminação inadequada pode causar fadiga ocular e sonolência, o que dificulta a produtividade. Por isso, o tom da luz também é um fator a ser levado em consideração. As temperaturas de cores quentes estimulam a produtividade, enquanto as temperaturas de cores frias, desde que sejam mais fracas, são calmantes.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre como ter um home office produtivo! Lembrando que temos uma equipe esperando para te ajudar no design da sua casa, seja qual cômodo for.

Para entrar em contato com a nossa empresa você pode mandar uma mensagem pelo chat do nosso site ou então, nos chamar no WhatsApp. Clique nos botões abaixo!​​​​

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta