Ao entrar em um estabelecimento novo, qual é a primeira coisa que chama tua atenção? Essa eu respondo: você vai olhar para os 4 cantos do lugar e apreciar a estética. A partir disso, você vai definir se aprova ou não, baseado nas tuas preferências pessoais. Não, isso não é um artigo sobre psicologia e comportamento humano. É sobre o poder que o Design de Interiores pode ter para o seu cliente.

Na edição da Revista 123Projetei de dezembro, escrevi sobre o design de interiores para salas de estar. Você vai aprender com esse artigo que da mesma forma que os ambientes residenciais precisam de cuidados e muito planejamento, os ambientes comerciais também.

A função do setor de Design de Interiores da nossa empresa é justamente essa: planejar e organizar todas as necessidades do espaço disponível, englobando questões de iluminação, elétrica e hidráulica, cartela de cores, revestimentos e mobília. Além disso, o estilo de vida do proprietário também é muito importante pois o ambiente precisa ser funcional para quem transita (clientes) e para quem trabalha e passa um período grande de tempo no lugar (proprietário e funcionários).

Atraia seu público-alvo com o design de interiores

Qual é o público-alvo do seu empreendimento? O design de interiores do teu projeto precisa refletir esse público! Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Ela é muito real. Quando o “cliente ideal” entra no teu estabelecimento, ele precisa se identificar com o que vê. Isso fará o cliente se sentir confortável e seguro para realizar o que você você espera: a compra do produto ou serviço prestado.

A proposta do seu negócio deve estar bem definida para que ocorra sucesso no Design de Interiores. O estilo, os móveis, toda estética e conforto precisam ser coerentes com o público. Ainda, o projeto não deve fugir da proposta da empresa, e nem daquilo que já é característico da marca. Qual é o conceito que você quer transmitir? Com uma identificação, o público-alvo terá uma experiência mais prazerosa no seu espaço e, consequentemente, retorno garantido.

A 123Projetei já realizou vários projetos de empreendimentos onde utilizamos a ideia da “capitação do público-alvo” para design de interiores. Confira:

Design de Interiores para um Hotel Fazenda

Esse é o empreendimento de um Hotel Fazenda do nosso cliente Paulo. Bom o que você pensa quando escuta o termo “Hotel Fazenda”? Na minha cabeça vem algo bem rústico, móveis de madeira, tijolo a vista nas paredes, grandes portas e janelas para ver o pôr-do-sol. Aliás, a tematização é uma grande aliada para os profissionais, pois é como se fosse um ponto de partida para iniciar qualquer projeto.

O design de interiores adequado para esse empreendimento, irá atrair o público que deseja passar a folga ou as férias em um hotel fazenda.

Design de Interiores para múltiplos empreendimentos

Esse projeto é bem interessante! Foi feito para o nosso cliente Andrio Paz, que tem uma família toda empreendedora. Em seu projeto, além da casa residencial, há um salão de beleza, uma mercearia e uma lanchonete.

Lembra que eu disse que o design de interiores precisa atrair o público-alvo? O Andrio vai construir seu empreendimento em uma cidade do interior em um bairro longe do centro, onde as pessoas são mais simples. Neste caso, seria desnecessário realizar um design de interiores moderno, pois iria afastar seus clientes. Contudo, mesmo com um design mais clean, a importância dele não é menor.

Design de Interiores para Mercearia

Este é o design de interiores para outra mercearia que fizemos, dessa vez para a cliente Clarice. Foi levado em consideração o posicionamento estratégico dos produtos para que seja de fácil acesso aos clientes. O projeto mobiliário e luminotécnico precisam estar em conjunto com a exposição dos produtos para que provoque no cliente o desejo de comprar.

Design de Interiores para Hostel

Já esse empreendimento é de um hostel. A proposta para a cliente Rayelle foi completamente diferente dos exemplos já mostrados. Aqui temos ambientes despojados e divertidos, que misturam revestimentos, cores e estampas e fazem o perfil do público que frequenta hostel. Não é todo mundo que troca um hotel por um hostel, são clientes bem distintos.

O design de interiores desse empreendimento proporcionou um lugar aconchegante, onde todos os detalhes foram pensados para isso: a cor amarela está associada à alegria e o verde é associado ao bem-estar, natureza e calmaria.

Design de Interiores para consultórios

Escritórios e consultórios pedem uma decoração mais neutra e sóbria, justamente por possuírem um público mais abrangente e de diferentes estilos. As imagens desse exemplo são do design de interiores da nossa cliente Luciana Menta.

O projeto da Luciana consiste em: um consultório para atender seus pacientes, um escritório onde ela possa trabalhar enquanto não atende, e uma recepção para receber seus pacientes. A questão espacial é fundamental nesse tipo de empreendimento. Mesmo com uma metragem limitada, os pacientes precisam se sentir confortáveis e os móveis influenciam isso diretamente, desta forma nada está no “caminho” ou “amontoado”.

Valorização financeira e comercial do seu imóvel

A valorização é outra vantagem grande quando é realizado o design de interiores para um empreendimento. Os hosteus, lanchonetes, consultórios e diversos outros estabelecimentos necessitam de um destaque para garantir a fidelização do cliente final. Por isso, o projetos de interiores para comércios e empreendimentos são essenciais para que estes espaços sejam diferenciados e valorizados.

Sabe quando você entra em um lugar e pensa “nossa, está tudo no lugar”! Pode ter certeza que existe um projeto de interiores envolvido ali. Além disso, caso você esteja pensando em futuramente revender o seu comércio, um bom motivo para contratar um designer de interiores é que ele saberá as melhores opções atemporais para valorizá-lo e assim aumentar o valor agregado do seu imóvel.

Design de Interiores na 123Projetei

Na 123Projetei, além do cliente receber as imagens dos ambientes, em diversas perspectivas e com as suas escolhas de revestimento, ele ainda recebe todas as medidas dos móveis que gostaria e a quantidade de materiais para serem comprados. Facilitando e muito quem quer decorar ou redecorar todo um ambiente!

Quer conferir mais um pouco sobre o que é recebido quando contratado o serviço de Design de Interiores da 123Projetei? Confira o nosso guia clicando no botão abaixo:

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta