Você acha que o design de interiores não possui importância técnica? Este artigo é para modificar a sua opinião. Vamos te explicar a importância desse projeto. Acima de tudo, o quanto ele pode te ajudar.
O que é o design de interiores?
O design de interiores é uma disciplina inclusa nos projetos residenciais e de empreendimento. Assim como os projetos complementares: elétrico, hidrossanitário e estrutural, o projeto de interiores também serve como um complemento para o Projeto Arquitetônico. Dessa forma, garantindo mais segurança e qualidade na execução do teu projeto.
Ele é fundamental para criar ambientes funcionais e de uma estética agradável aos moradores. Os profissionais dessa área, planejam e organizam os diversos elementos internos do projeto. Combinam móveis, objetos de decoração, cores, texturas, pisos, iluminação etc. Como resultado, teremos ambientes harmônicos no visual e na parte técnica.
Um projeto de interiores depende do ambiente e do significado que você deseja dar a ele. Podemos ter projetos de interiores diferentes, na energia e sensação.
Primeiros passos para ter um bom projeto de design de interior
A primeira coisa que você deve fazer para ter um bom design de interiores na sua residência, sem dúvidas, é realizar um estudo de layout do local em que fará o projeto, pois isso ajuda a ter informações sobre sobre o espaço para criar soluções práticas e que atendam as necessidades dos moradores.
Além disso, o designer deve pensar também na iluminação da sua residência, entendendo a importância do uso de cada ambiente da casa para trazer uma iluminação muito mais adequada.
Outro ponto importante para ter um bom projeto de design de interiores são as cores que vão compor o ambiente. É fundamental que os moradores e o designer pensem nisso juntos.
Qual a importância do design de interiores?
Quando vamos construir alguma coisa, seja residência ou um estabelecimento comercial, temos que ter em mente que outras pessoas vão ao local. Por esse motivo, é fundamental que o ambiente seja bem prático, não é verdade?
Com ele, além de trazer conforto, também deixa muito mais prático e adequado às necessidades de quem mora ou frequenta a casa ou estabelecimento comercial.
Sem mas delongas, vamos as dicas então!
Sala de estar
Não importa se o espaço da sua sala é grande ou pequeno é preciso saber o layout dela para adicionar os móveis certos e os itens de decoração que mais vão valorizar o espaço. Ou seja, a sala de estar precisa ser ergonomia e com espaço adequado para transitar.
Portanto, para uma circulação confortável recomendamos:⠀
- Entre o sofá/poltronas e as mesas, uma distância máxima de 60cm. É mais ou menos o quanto a média das pessoas adultas consegue alcançar um objeto sobre a mesa sem desconforto.
- O comprimento da mesa deve ser tal que no mínimo, “sobrem” 50 cm de sofá de cada lado. Não considere o braço do sofá, mas somente a área de assento.
- A largura da mesa depende do quanto você tem de espaço para circulação. O espaço livre mínimo é 60cm. O ideal é 80 cm.
Outra dica muito válida que separamos é em relação a posição da TV na sua sala. Existem distâncias mínimas e máximas recomendadas entre a TV e o telespectador. Desta forma, teremos uma ergonomia no ambiente e evitaremos dores de cabeça ou problemas visuais aos moradores.
Em suma, a regra é simples: multiplique a medida do aparelho em centímetros por 2,5. Por exemplo: para uma tela de 42 polegadas (107 cm), devemos fazer 107 x 2,5 = 267,5. Como resultado, a distância ideal da tela deve ser de 2,67 m.
Essa dica é sobre os tapetes utilizados na decoração. No infográfico acima englobamos: sugestões corretas para a sala de estar, sala de jantar e quarto. Afinal, o tapete é um acessório cheio de utilidade. Ele pode dar mais personalidade e aconchego, definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa. Contudo, existem alguns segredinhos para não errar na hora de usá-lo.
Sala de jantar e cozinha
A primeira dica que vamos citar para o projeto de interiores da sala de jantar e da cozinha é pensar em uma peça central e trabalhar a decoração do ambiente em torno dela.
Nesse sentido, um belo lustre é um grande ponto focal para qualquer sala de jantar, por exemplo. Assim como uma mesa cercada por um elegante jogo de jantar na cozinha. Ou até algo mais sofisticado como uma ilha.
Mesmo que alguns defendam a ideia da volta da cozinha fechada, o que vemos ainda é uma enorme quantidade de ambientes cada vez mais abertos e integrados. Seja como for, devido essa tendência, saber as medidas de altura recomendadas para cadeiras, banquetas e bancadas é muito importante para o conforto dos moradores.
Além disso, quando falamos de projeto de Interiores para cozinha é difícil não comentar sobre as cozinhas com ilha. Ainda mais que elas são muito desejadas e também trazem funcionalidade com estética para o espaço, principalmente, quando combinado o revestimento com outros móveis ou eletrodomésticos do ambiente. Veja um exemplo:
Portanto, na cozinha com ilha, a bancada está localizada no centro, sem ligação nenhuma com as paredes e pode servir como um local somente para refeições, armazenamento de itens no seu interior e exterior ou ter as duas funções.
Essa dica é para a porta dos seus móveis e eletrodomésticos. O puxador cava é um tipo de puxador que traz mais praticidade, discrição, sofisticação e é mais interessante e bonito do que os puxadores tradicionais.
Outro diferencial desse puxador é que pode ser uma ótima escolha para espaços pequenos pois eles evitam peças sobressalentes.
E para finalizar as dicas para sala de jantar e cozinha, temos mais uma sugestão de item bem prático e discreto que com certeza você vai amar:
Quarto
Na rotina agitada que vivemos hoje, seu quarto deve ser local de calma e descanso. Uma cama confortável deve ser o ponto de partida quando se pensa em designs quarto.
Esta peça muito importante da mobília do quarto pode expressar sua personalidade e se destacar diante das demais, bem como assegurar que você tenha uma boa noite de sono.
O estilo do quarto depende do gosto pessoal do cliente. Você pode gostar de algo mais simples, com cores clean ou de algo totalmente moderno que mescle diferentes elementos.
No exemplo que trouxemos aqui, o quarto possui uma ousada cabeceira espelhada com painel em madeira. Os itens decorativos possuem cores mais claras, como no piso, cortina, cadeira e quadros.
Aqui na 123Projetei, temos profissionais especializados em todos as disciplinas dos projetos necessários para a sua casa ser construída com segurança e economia. Temos profissionais para a área arquitetônica, para a parte dos projetos complementares e para o design de interiores.
Ficou interessado? Entre em contato conosco pelo botão abaixo e solicite um orçamento.
Comments (1)
Lucassays:
14 de janeiro de 2024 at 20:14Gostei do conteúdo parabéns😀