• Post published:Dezembro 3, 2019
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Algo é fato: uma residência deve se adaptar sempre ao gosto dos moradores, mas, antes de tudo, às necessidades de cada habitante da casa! E você analisando tudo o que sonha para seu futuro lar, já cogitou em ter um escritório?

Mesmo não sendo algo muito comum nas residências, para alguns é um pré-requisito. Então pra começar, vou listar 3 motivos pelos quais você pode – e deve –  ter um escritório particular em casa!

1)      Flexibilidade: se você é uma pessoa que trabalha fora, sabe que sempre tem aquele dia  que você simplesmente não quer sair de casa, não é mesmo? Então, caso você tenha o direito de trabalhar de casa, poderá ser em um lugar confortável e propício para o mesmo, até porque todo mundo sabe, que trabalhar no sofá ou na cama, acaba não rendendo nada!

2)      Estudos: a verdade é que um escritório em casa pode ser aproveitado por toda a família, e não apenas para trabalho. Um espaço mais reservado como esse, é um  local perfeito para estudos, seja das crianças ou até mesmo dos pais.

3)      Local de leitura: um escritório também pode se transformar em um ótimo local de leitura! Já pensou em colocar um sofá ou um puff?

4)   Organização: sabe aquele monte de documentos que precisamos guardar? Boletos, comprovantes, contratos… O escritório é um ótimo lugar para guardarmos tudo isso, porém, claro, de forma organizada. Mas falaremos um pouco mais sobre isso à seguir. 

Te daremos agora dicas valiosas para o seu escritório que servirão tanto para o seu escritório comercial quanto para o seu home-office!

Dica 1) Circulação

Existem medidas mínimas de circulação que devem ser respeitadas para não comprometer o espaço de seu ambiente, ou seja, evitar que o seu escritório se torne um local apertado. Essas distâncias mínimas se referem às mesas, cadeiras e demais móveis de seu escritório, para que as pessoas consigam transitar com facilidade.

Com isso, deve-se considerar primeiramente a área útil de seu escritório e quantas pessoas irão habitá-lo, para assim adquirir os seus móveis de maneira que fique agradável em seu ambiente.

Dica 2) Paleta de Cores

A maioria das pessoas têm receio em utilizar cores muitas fortes em ambientes fechados e realmente deve-se usar as cores com cautela. Mas, você sabia que as cores possuem forte influência sobre nossa mente? Como por exemplo, o verde e o azul, remetem à tranquilidade, que podem ajudar na hora de realizar as suas atividades. Sendo assim, o uso das cores pode ser um fator que venha a acrescentar e – muito – em seu escritório!

Você pode conferir mais à fundo sobre o efeito das cores e o que cada uma representa em nosso Catálogo! Para baixar, é só clicar abaixo:

Dica 3) Ergonomia

“Ergonomia é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.”

Ou seja, há algumas medidas mínimas que devem ser respeitadas para o conforto e saúde de quem utilizará o escritório.

Como por exemplo, a altura da mesa de trabalho, que deve ter no mínimo 75 centímetros, enquanto a profundidade é recomendada 55cm, e a largura no mínimo 70cm. Vale deixar claro que são medidas mínimas, ou seja, quanto maior for o seu ambiente, maior pode ser a sua mesa de trabalho e por aí vai.

Dica 4) Organização dos materiais

Essa é a uma área onde o design de interiores vem a somar e muito! É de extrema importância planejar os móveis de maneira que possa comportar tudo que voxê tiver para guardar. Invista em prateleiras, estantes, tudo de forma que fique agradável e funcional em seu ambiente.

Dica 5) Iluminação

Por mais que o seu escritório possua iluminação decorativa, você deve ter uma iluminação que esteja focada em sua bancada de trabalho. Um local bem iluminado te ajudará à exercer suas atividades com excelência, sem prejudicar a sua visão.

Gostou? Não esqueça de contar com  a gente na hora de planejar o seu escritório e todos os demais ambientes da sua casa. Um bom design de interiores tem um poder valioso e pode transformar o mais simples ambiente em algo fantástico!

Compartilhe essas dicas valiosas também com os seus amigos, clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta

This Post Has 2 Comments

  1. Julia

    Muito bom!! Muito explicativo! Obrigada pelos conselhos, Rafaela! Tens muito potencial!

    1. Rafaela

      Muito obrigada, Julia! Continue nos acompanhando 🙂