Esta matéria é para você que pretende ter uma edícula no seu projeto dos sonhos! A definição de edícula aqui no Brasil é “pequena construção” e em algumas regiões ela também é conhecida como meia-água.

Normalmente ela fica disposta no fundo do terreno, mas isso não é lei. Há casos que a edícula fica na frente da casa, ao lado ou até mesmo, é a única construção presente no terreno. Esse último exemplo, é comum em chácaras, onde os proprietários alugam o espaço para eventos. Até pouco tempo atrás ela era bastante utilizada como oficina ou um espaço de trabalho. Hoje, a utilidade dela está mais vinculada ao lazer da família.

A edícula então é uma pequena construção que possui cômodos básicos: 1 quarto, cozinha, banheiro e as vezes uma sala de estar e garagem. Outra característica importante de ser ressaltada é a entrada individual. Ou seja, o acesso para a casa principal é separado do acesso para a edícula.

Mas quais são os benefícios e utilidades dessa construção? Vamos te apresentar alguns deles! Todas projetos contidos aqui estão disponíveis em nosso site.

Edícula como uma segunda casa

Nesse tipo ela pode servir como uma segunda casa e ser alugada ou ainda, ser utilizada por alguém da família. Por exemplo, jovens que desejam maior independência em relação aos pais, acaba vindo a calhar uma edicula como moradia para eles. Desta forma, terão seu espaço independente, mas, ao mesmo tempo, pertinho da família.

Para que a edícula seja utilizada de residência, a estrutura, a parte elétrica e hidráulica precisam ser bem parecidas com a casa principal, para o conforto e segurança de quem utilizará o espaço. Não existe nenhuma fórmula mágica para isso, basta fazer o óbvio: contratar um profissional para realizar o seu projeto.

Isso mesmo, projetos de edícula também precisam de um Engenheiro ou Arquiteto projetando o espaço. Isso é essencial para garantir a qualidade da sua construção.

warley
Clique na foto para visitar o projeto

Edícula com a área gourmet

Sua família gosta de reunir a família e os amigos para festas nos finais de semana e feriado? Em vez de usar a casa principal para isso, você pode aproveitar a edícula para uma agradável mudança de cenário. Tem-se visto cada vez mais essa pequena construção com a área gourmet, a cozinha em questão apenas precisa ser melhor equipada. O que é uma área gourmet sem churrasqueira, não é mesmo?

A edícula serve como um apoio à área gourmet assegurando comodidade e conforto aos convidados. Dias de sol escaldante ou chuvas não te incomodarão, pois a cobertura está ali para isso, resguardar todos presentes.

Além disso, ela será mais útil ainda se em seu terreno tiver piscina. Não quer o pessoal molhando o piso da casa principal ao sair da piscina? Em casos em que a edícula fica próxima à piscina, ela pode ser convertida em um espaço para os convidados se trocarem, tomarem banho e descansarem.

Piscina
Clique na foto para visitar o projeto

Edícula para hóspedes

A edícula pode servir como uma pequena casa de hóspedes. Se suas festas costumam terminar tarde, poderá abrigar seus amigos na edícula e ninguém precisará voltar de madrugada para casa! Reunir todo mundo para passar vários dias com você em sua casa de veraneio é uma ótima forma de curtir um feriadão ou celebrar alguma data especial. Investir no conforto e privacidade dos hóspedes é fundamental.

Planta_Humanizada_485_TÉRREO
Clique na foto para visitar o projeto

Edícula como oficina de trabalho

A edícula pode servir com espaço de trabalho para alguns profissionais. A oficina pode ser de diferentes seguimentos de serviços e tendo ela em seu terreno, você terá também um local calmo e independente para trabalhar com tranquilidade e receber seus clientes! Estes poderão conhecer seu processo de trabalho, a oficina, participar de reuniões, etc.

José Rodrigo Pav 1
Clique na foto para visitar o projeto

Uma edícula pode adicionar bastante valor ao seu imóvel, já que pode se transformar em uma série de conveniências diferentes. Considere adicioná-la no seu projeto para aproveitar esses benefícios!

Com as explicações contidas no artigo e imagens de inspirações dos projetos da 123Projetei esperamos que você consiga definir como quer sua edícula e qual modelo melhor atende suas necessidades.

Agora é só ir em busca da casa dos sonhos e equipe da 123Projetei ficará extremamente feliz em lhe ajudar! Como já foi dito aqui, ter profissionais é essencial para que cada detalhe da sua casa seja projetada de maneira que aproveite seu terreno e traga conforto para todos moradores e convidados. Desde a casa principal até a edícula.

Devido à versatilidade de edículas e tamanhos, é possível escolher um modelo que seja viável para teu orçamento. Vale a pena o investimento! Além de proporcionar momentos únicos de relaxamento, você terá um local para se criar boas lembranças com a família e os amigos. De quebra, seu imóvel será valorizado.

O ideal é que o ambiente reflita o seu estilo de vida, sua rotina e gostos pessoais. Nada adianta investir nesse belo e funcional espaço se ele ficar trancado, sem utilização. Portanto, analise junto ao teu projetista o espaço disponível para criarem uma edícula de tirar o fôlego!

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta