Qual é a diferença entre uma coifa e depurador? Qual modelo escolher?

Para auxiliar a eliminar o odor nada agradável da sua cozinha, o ideal é instalar uma coifa ou depurador de ar. 

Durante o projeto de design da nossa cozinha, provavelmente vamos nos deparar com essa questão. Ambos aparelhos têm sido cada vez mais necessários no ambiente, principalmente se no projeto arquitetônico a cozinha for americana / em conceito aberto. Afinal, já é ruim o cheiro de fritura e de fumaça pela cozinha, imagine ele invadindo a sala de jantar e a sala de estar também.

De forma simplificada podemos dizer que o depurador filtra o ar e o devolve limpo para sua cozinha. Já a coifa joga o ar sujo para fora do ambiente e devolve um novo. Para decidir qual equipamento é o mais indicado para nossa cozinha, precisamos avaliar alguns critérios.

coifa depurador

DEPURADOR

O modelo de depurador é o mais comum nas casas. Ele é de fácil instalação e bem compacto. A maior vantagem do depurador em relação a coifa é o seu preço acessível.

O depurador possui filtros internos que sugam o ar com gordura, filtra e devolve para o ar da sua casa. Na primeira filtragem, a gordura é absorvida por um filtro de alumínio ou inox, transformando o estado gasoso para o sólido.

Já na segunda filtragem, ele absorve o odor e a fumaça pelo carvão existente no filtro. Com o depurador de ar, cerca de 50% dos odores são absorvidos. Uma porcentagem que não é muito boa, mas que mesmo assim, é útil no ambiente.

É muito recomendado seu uso em apartamentos para realizar essa “reciclagem do ar”, justamente por ser fácil a instalação. Você consegue anexar sozinho no cômodo, sem a ajuda de um profissional. É recomendado também para cozinhas bem pequenas que pedem móveis e equipamentos pequenos e para famílias que não cozinham muito.

Ele também é o modelo mais indicado pra quem mora em casa de aluguel. Na hora de mudar, é só tirar e levar ele para uma casa nova, sem quebra-quebra.

Para escolher o depurador, você terá que medir o tamanho do seu fogão, já que para um melhor funcionamento, o depurador tem que ser maior que o fogão.

depurador para cozinha
Clique na imagem para visitar o projeto

COIFA

Encontramos a coifa com duas funções. Na primeira, ela funciona como um exaustor. Nesse modelo a coifa terá um duto, como se fosse uma chaminé, e ele pode ser embutido no seu gesso, forro ou recorte no teto/parede, lugar onde irá sair a ventilação.

O ar com gordura que a coifa irá sugar, será lançado para fora. Ela irá buscar um novo ar frio e lançar no ambiente. Ou seja, o equipamento retira o ar engordurado completamente. Para funcionar, a coifa necessariamente precisa ter uma saída externa, para poder fazer a troca do ar quente gorduroso pelo ar frio externo.

Com esse processo, ela consegue eliminar 90% dos odores da cozinha, uma porcentagem superior ao modelo concorrente.

A instalação é mais complicada por causa do duto que precisa ser embutido no teto. Recomenda-se que estes aparelhos sejam instalados, geralmente, a 70 centímetros do fogão para ter um bom desempenho. No entanto, esse trabalho vale muito a pena devido o design adquirido, servindo até mesmo como item decorativo.

A coifa também pode funcionar como um depurador só que mais potente. Ou seja, ela tem os filtros internos e tem um carvão mineral que é responsável pela filtragem do ar sujo para lançar novamente no ambiente. Esse carvão precisa ser trocado ao longo do tempo, para manter a manutenção e vida útil da sua coifa.

Se você estiver em dúvida entre o depurador tradicional e a coifa com função depurador, e tiver dinheiro para investir um pouco mais, a coifa será uma ótima escolha. Mesmo optando pela coifa na função depuradora, ela ainda vai ter potência muito maior de filtragem que o depurador, podendo renovar o ar da sua cozinha até 12 vezes por hora

Outra coisa que precisamos ressaltar é que há diferenças entre a coifa de parede e coifa de ilha. A coifa de ilha tem um acabamento de todos os lados, pois será anexada no meio da sua cozinha. Tome cuidado na hora de comprar para não adquirir o modelo errado.

Coifa de ilha
Coifa de parede

Capacidade da vazão da coifa e depurador

A vazão é o volume que determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto, por unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual esse volume é transportado através do conduto.

Antes de comprar o seu equipamento, você deve se fazer a seguinte pergunta: qual é a capacidade do modelo que escolhi? Respondendo essa questão, você saberá quantas filtragens (renovação do ar) ele é capaz de fazer por hora.

É preciso realizar o cálculo da capacidade da vazão para saber se o modelo escolhido é apto para atender o espaço. O cálculo é simples e baseado em m³/h. O valor encontrado serve de garantia para não realizarmos uma compra somente pela estética, mas também de acordo com a sua aplicabilidade.

1) A primeira coisa é calcular o volume da cozinha. Siga a seguinte fórmula de cálculo: A x B x C = m³.

Meça a largura, o comprimento e a altura sua cozinha e substitua os valores encontrado pelas letras A, B e C da fórmula.

Por exemplo: em uma cozinha de 6m x 3m, com pé-direito de 2,7m, o cálculo será: 5 x 3 x 2,7 = 40,5 m³. Esse é o resultado do volume da sua cozinha. Vale ressaltar que em projetos onde a sala e a cozinha são integradas, deve-se considerar a dimensão total do ambiente.

2) A segunda parte é multiplicar o volume encontrado pela quantidade de vezes que você deseja que o ar seja renovado por hora.

Saiba que para uma coifa ser eficiente, ela deve ter a capacidade de trocar o ar da cozinha no mínimo 12 vezes por hora. Vamos utilizar então a quantidade de 12 filtragens para nosso cálculo. Desta forma: 48,6 x 12 = 486 m³/h.

Concluímos que a coifa ideal para nossa cozinha, nesse caso, deve possuir a vazão mínima de 486 m³/h.

Podemos perceber que a coifa realmente tem grandes vantagens sobre o depurador. Mesmo quando ela está nesta mesma função.

Cada caso é um caso e na hora de escolher, fique atento aos fatores citados no artigo como: espaço, disponibilidade para instalação de duto, vazão e preço. Uma dica: visite nosso site para se inspirar com nossos projetos de interiores!

Para realizar um projeto de design para a sua cozinha, entre em contato com a nossa empresa e vamos te auxiliar na melhor escolha do equipamento!

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta