• Post published:Fevereiro 18, 2020
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Imagine só a seguinte situação: você está com seu projeto prontinho, ansioso para começar a sua construção, mas o período é de chuvas. E agora? Será que você deve esperar? Encarar a chuva? É prejudicial para a obra? O que fazer e o que não fazer? Calma! Te responderemos todas essas perguntas à seguir!

Então primeiro, vamos ver as atividades que não devem ser realizadas em épocas de chuvas, pois podem se tornar prejudiciais para todo o restante da execução.

1) Fase Inicial da Obra

Quando nos referimos à fase inicial da obra, queremos dizer uma fase mais “pesada”, envolvendo atividades que se tornam impossíveis de serem realizadas com chuva. Como por exemplo, execução de fundações, foças e filtros que devem ser evitadas ao máximo nesse período, pois, além de serem atividades complexas por si só, não podem ser realocadas, pelo fato da obra estar ainda muito no início. Ou seja, se a construção está no meio e começa a chover, por exemplo, você pode colocar a sua mão de obra para realizar outras atividades, como no começo só há basicamente uma atividade a se fazer, não há muitas escapatórias. Concluindo, planeje-se para realizar toda a parte de sua fundação em períodos que tenham tempo firme.

2- Lajes, pilares e vigas

Envolvendo concreto, são atividades não recomendadas de serem realizadas neste período, pois a água tira a resistência do concreto, ou seja, considerando que um concreto usinado que já vem pronto de fábrica com o teor de água correto, conforme o cálculo que o seu engenheiro estrutural fez (FCK), ao aumentar o fator água, você abaixa a resistência do concreto, o que gera problemas futuros como trincas, rachaduras, abalamentos visíveis em peças… Ou seja, evite ao máximo fazer concretagem em períodos chuvosos, pois, ou você terá que pausar a obra ou irá prejudicar.

3 – Aplicação de argamassa de revestimento de fachada e impermeabilização de lajes

Mexer com argamassa na chuva é praticamente impossível, pois, o contato com a água faz ela perder totalmente a consistência e se torna uma “sopa” difícil de ser aplicada. Sobre a parte da impermeabilização, caso você aplique, a chuva vai vir e lavar, ou seja, será um trabalho desperdiçado, assim como a parte do reboco externo.

Mas então, o que se deve fazer durante o período chuvoso?

Após ser feita a fundação, executar a fossa e começar a erguer as paredes, você já começa a ter outras atividades que podem ser feitas mesmo com chuva, mas lembre-se que deve ter um abrigo para o seu pedreiro ou servente trabalhar, pois, sem isso nem as atividades mais simples poderão ser desenvolvidas.

1-      Assentamento de Alvenaria Interna

Levantada a alvenaria, hora de fazer a parte interna! Assentar os tijolos, fazer as divisões internas da casa, o reboco/emboço interno são alguns exemplos de atividades que podem – e devem – ser realizadas em períodos chuvosos.

2-      Execução de Pisos

Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada. Assentamento de pisos e assentamento de revestimento de paredes também são atividades que podem ser realizadas.

3-      Corte e Dobra de Aço

É uma atividade mais no início da obra e pode estar sendo executada mesmo com chuva, podendo ser feita dentro da obra mesmo, para depois montar e executar os pilares e as vigas, assim, quando o tempo firmar, você já terá todo o aço dobrado.

4 – Planejamento

 Se ainda não começou a sua obra, aproveite este tempo para se planejar! Escolha um projeto com calma, faça orçamentos, consulte a mão de obra… Dessa forma você poderá iniciar e concluir a sua calma de forma tranquila e conforme o seu cronograma, evitando problemas e dores de cabeça.

E aí, curtiu?! Não se esqueça de compartilhar este artigo com os amigos! 

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta