Você sabe o que é Eficiência Energética? 

Já parou para analisar a sua conta de luz, e se deu conta de que ela está vindo muito alta? Que não importa o quanto você invista em equipamentos como ar-condicionado e aquecedores, parece que nunca é o suficiente para garantir o seu conforto térmico? Então confira esta matéria que preparamos para você e descubra a resposta para essas perguntas!

Na nossa casa, qualquer elemento que está presente (ou até mesmo os que não estão) podem interferir no consumo de energia elétrica. No verão ou no inverno, um dos fatores de maior importância para nós é o conforto térmico, por isso sempre buscamos amenizar o frio extremo com aquecedores, ou o calor extremo por meio de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, mas às vezes eles não são o suficiente para refrigerar todos os cômodos da casa. Ou seja, se a sua eficiência não é alta, traz desconforto ou a necessidade de investir ainda mais dinheiro em mais equipamentos.

A eficiência energética é o nome que se dá ao melhor uso das fontes de energia, gastando menos e aproveitando mais todas as fontes disponíveis no nosso dia a dia. Projetos que visam a eficiência energética são um diferencial, visto que eles levam em consideração todas as variáveis que podem influenciar no consumo de energia, e posteriormente, na hora de pagar as despesas do mês.

eficiencia-energetica

Estamos em novembro e falta menos de um mês para o verão, mas com certeza você já está sentindo as mudanças no clima, e deve estar pensando nos aparelhos que vai ter que comprar para trazer conforto. Mas antes disso, dá uma conferida nas dicas que a gente preparou para você, e olha o quanto elas podem te ajudar, gastando bem menos!

Eficiência Energética e Energia Solar

Você sabia que o Sol é a nossa maior fonte de energia? Mas quantas pessoas que você conhece utiliza algum aproveitamento dessa energia? 

Às vezes podem ser coisas simples, como estender uma roupa no varal, ou abrir uma janela para entrar claridade, mas isso já pode ser considerado um aproveitamento dessa energia, que nós fazemos diariamente e nem percebemos.

Pois então, por que não aproveitamos melhor essa energia para podermos melhorar nossa eficiência energética?

Imagem: Divulgação ENVO

Atualmente, as pessoas estão optando mais pela utilização de painéis solares. Esses painéis são responsáveis pela captação e transformação da energia solar em energia elétrica, tornando-a pronta para o uso nas nossas residências.

Outra forma de aproveitar a energia solar é a utilização de esquadrias amplas para que ocorra uma maior entrada da luz solar, sendo responsável por iluminar e aquecer melhor o ambiente.

O projeto #253 é um exemplo de um dos nossos projetos, onde buscamos valorizar a entrada da luz solar por meio da utilização adequada das janelas e esquadrias, para quem gosta de receber essa energia diariamente. Você pode conferir mais informações sobre ele clicando no botão abaixo!

Iluminação

Além da iluminação proveniente da luz solar, devemos escolher com atenção as lâmpadas para iluminação artificial que utilizaremos nos ambientes. Antigamente, era muito utilizada a lâmpada incandescente, porém atualmente já existem as lâmpadas LED, que superam até as lâmpadas fluorescentes (ou CFL, mais utilizadas atualmente). Nelas, cerca de 95% da sua energia consumida é convertida em luz, tendo apenas 5% dessa energia convertida em calor. 

Além da escolha da lâmpada, as condições em que ela será utilizada também são de grande importância. Uma boa luminária pode valorizar muito a potência de uma lâmpada, assim como paredes claras possuem uma maior refletância, potencializando a luz emitida pelo conjunto lâmpada-luminária.

Imagem: CentroABC

Árvores e Jardins

A utilização de árvores, jardins e outros tipos de plantações também podem ajudar a refrescar o ambiente. Muitas pessoas utilizam árvores em suas áreas descobertas, de modo a aproveitar a sombra projetada.
Essa mesma técnica pode ser utilizada com plantas menores também! Existem plantas trepadeiras que podem ser criadas em pergolados, gerando sombra igualmente.

O intuito da utilização da sombra, afinal, é para a diminuição da quantidade de calor absorvida e transmitida para dentro do ambiente. Esse calor pode ser incômodo e tornar menos eficiente os equipamentos de refrigeração, como os aparelhos de ar-condicionado em dias muito quentes, por exemplo.

Isolamento Térmico

O isolamento térmico é consequência dos elementos que irão compor sua casa. Cada tipo de parede possui uma condutividade térmica diferente, assim como o tipo e material que o telhado possui. Estes elementos podem influenciar (e muito) na quantidade de calor que será transmitida ao ambiente.

Como mostra o infográfico, os tijolos cerâmicos possuem um isolamento térmico muito mais eficiente do que os blocos de concreto, então se você deseja morar em um local onde as temperaturas são extremas no verão ou inverno, é importante levar estes fatores em consideração e informá-los ao seu projetista. Assim, ele poderá definir a melhor aplicação para o seu projeto, de forma a não ter gastos em excesso com equipamentos para climatização posteriormente.

Medindo a Eficiência Energética: Selo PROCEL

eficiencia-energetica_procel
Imagem: PROCEL

O Selo PROCEL é o mecanismo de  identificação, criado pelo INMETRO, que regulamenta a eficiência energética em eletrodomésticos, conhecido popularmente. Recentemente, foi criado um Selo PROCEL para a eficiência energética em edificações também, visando classificá-las quantitativamente. 

Ele pode ser da classe comercial ou residencial, e possui bonificações para o incentivo de atitudes sustentáveis, abrangendo as áreas de condicionamento de ar, iluminação e envoltórias como o uso racional de água.

Além do que, sempre devemos optar por adquirir eletrodomésticos de classe A, pois eles tendem a aproximar a eficiência da edificação à Classe A.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha ajudado você a entender melhor sobre o que é, e a importância da eficiência energética. É um fator muito importante, e muitas das vezes é melhor definir ainda nas condições de projeto do que depois que a sua casa for construída.

Lembrando que estas são apenas algumas das formas de se otimizar a eficiência, dependendo da sua localidade e das suas preferências. Qualquer modificação em uma casa trás prós e contras e é por isso que qualquer fator deve ser avaliado com seu projetista antes de qualquer tomada de decisão para que juntos vocês possam determinar se a instalação de algum elemento será benéfica ou não.

Quer entrar em contato com a nossa equipe? Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta