Entenda como funcionam as escalas de projetos arquitetônicos

123 Projetei

25 de fevereiro de 2022

Um dos assuntos que faz parte da área da arquitetura e desenho técnico são as escalas, mas você sabe o que ela é e para que serve? 

A escala é uma dimensão matemática entre um objeto real e o representado. No ramo da arquitetura, a escala é uma maneira simples de representar espaços ou objetos. 

Por isso, quando se fala em escalas, elas podem ser reduzidas e representar objetos muito grandes, ou ser ampliada, quando há a necessidade de representação de objetos pequenos. 

Em síntese, a escala é medida no desenho x medida no objeto real. Existem alguns tipos de escalas e ambas podem ser utilizadas em variadas áreas.

escalas-planta-baixa

Projetos arquitetônicos e escalas

  • Escala de ampliação: mais utilizadas por engenheiros mecânicos, mas também é usada na representação de objetos eletrônicos como mouses ou smartphones. 

Porém, é possível encontrar escalas ampliadas em projetos arquitetônicos quando os objetos são extremamente pequenos e difíceis de serem graficamente detalhados em seu tamanho original.

A escala de ampliação mais usada é a 2:1.

  • Escala real ou natural: refere-se a tudo o que existe, desde carros, objetos em geral e até mesmo edifícios. Nesse caso, na escala real é mantida a medida quase idêntica ou igual ao do objeto real. 

A medida é de 1:1. É importante destacar que essa escala aparece mais em etapas avançadas do projeto.

  • Escala de redução: a mais utilizada em projetos arquitetônicos e construção civil em geral. Nessa opção de escala, os objetos representados são feitos em tamanho inferior ao objeto real, já que seria impossível ou muito complicada a representação de um edifício de 12 andares em uma escala real.

As escalas de redução mais usadas são:  1:50 –1:75 –1:100 –1:200

escalas-planta-baixa-2

123 Projetei – Projetos arquitetônicos

De maneira geral, quando falamos em projetos arquitetônicos, a escala mais utilizada é a escala de redução. 

Como já foi dito anteriormente, a menos que exista a necessidade de representar um objeto pequeno minuciosamente, as escalas mais usadas serão aquelas que representam o objeto menor do que ele é na realidade.

Para realizar o desenho do projeto arquitetônico com a escala adequada, utiliza-se o escalímetro que é uma espécie de régua com três faces e seis tipos de escalas diferentes. 

Ela serve para medir ou também fazer as representações gráficas sejam elas ampliadas ou reduzidas e seu uso por profissionais da arquitetura é frequente e imprescindível. 

Outro detalhe importante é a dimensão do papel em que o objeto ou projeto será representado. 

Um profissional da arquitetura leva não apenas as dimensões do objeto em consideração, mas também como deve ser realizada essa representação para que o resultado saia da maneira mais adequada, precisa e clara.

Viu só como as escalas são importantes quando pensamos em projetos arquitetônicos? 

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse nosso blog ou entre em contato conosco para dúvidas e orçamentos sobre projetos e fale com um de nossos consultores através do Whatsapp.

Equipe 123 Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.