O estilo industrial é possivelmente um dos estilos mais difundidos e explorados na arquitetura atual. Devido seu conceito minimalista, mas, ao mesmo tempo, cheiro de personalidade, torna-se um estilo coringa que agrada diferentes gostos.
Ele é marcado por linhas retas, cores naturais, revestimentos e tubulações expostas e está cada dia mais presente nas construções residenciais, seja na fachada ou na decoração de interiores.
O estilo industrial começou no meio do século XX, por volta de 1950. A cidade de Nova York foi o palco para a expansão do estilo, que surgiu com o aproveitamento das instalações de fábricas, galpões e garagens como moradias, os chamados lofts.
Após a crise americana que atingiu o país na época, muitas fábricas e galpões ficaram abandonados, muitos deles em zonas nobres e bem localizadas nas metrópoles.
A proposta foi adaptar estes grandes espaços para moradias, sem divisórias ou paredes estruturais, destacando a arquitetura original do ambiente. Tubulação aparente, paredes naturais sem acabamento, iluminação natural, ou seja, tudo que remetia a um espaço funcional, amplo e econômico.
Atualmente, os arquitetos criam destaque para seus projetos contrastando o décor industrial com uma decoração mais sofisticada. Isso deixa o projeto mais moderno e com um aspecto “confortável”, indo ao contrário do que se espera de uma residência com aparência “crua” e bruta.
Desta forma surgiu o estilo industrial nos projetos arquitetônicos. Elementos que antes eram característicos do setor produtivo passaram a fazer parte das residências de muitas famílias.
Temos no site da 123Projetei diversos projetos que se encaixam nesse estilo e você pode acessá-los através do filtro inteligente que temos na página inicial. Essas casas industriais seguem o uso das seguintes tendências:
A paleta é monocromática passando pelo branco, preto e cinza. Para quebrar a seriedade dos espaços, o estilo industrial pode conter cores terrosas ou vibrantes em cadeiras, bancadas, luminárias, ou qualquer outro item decorativo do espaço.
Na imagem abaixo temos o exemplo da cozinha com ilha do projeto #434, onde a cor cinza aparece predominante mas também contrasta com o verde vibrante em alguns detalhes.
Espaços abertos, sem a divisão de cômodos é outra grande característica do estilo industrial. A integração entre diferentes cômodos em um projeto, que proporciona um ambiente mais amplo e diferenciado, é conhecida como “conceito aberto”.
Essa prática arquitetônica traz diversas vantagens para a casa, sobrado ou apartamento, dentre as principais é a maior ventilação e iluminação natural, reproduzindo a estrutura das indústrias.
Portanto, uma casa inspirada no estilo industrial possui uma planta que segue a orientação open space, sem paredes, com espaços que dialogam entre si e aumentam o nível de convivência com muito charme e praticidade.
Parede sem acabamento é outra característica predominante no estilo industrial, por isso, encontramos o emprego de paredes com tijolo aparente tanto na fachada como nos ambientes internos da casa. Essa tendência é essencial para deixar o visual da construção mais natural.
O estilo industrial baseia-se na base primária das construções, por isso encontramos projetos com aspecto “inacabável” nesse cenário.
Uma opção de revestimento que caiu no gosto dos brasileiros por seu baixo custo, beleza e praticidade, as placas de concreto, é destaque em propostas de decoração industriais. O cimento queimado também é bastante utilizado e cria um visual similar ao concreto.
Esse tipo de material é altamente resistente e durável.
As janelas que vão do chão ao teto ampliam a sensação de espaço interno da casa e exploram a iluminação natural ao mesmo tempo que integram a paisagem à residência.
Invista em grandes esquadrias para inserir o visual industrial no seu projeto!
Detalhes de metal no projeto também é uma tendência no estilo industrial. O projeto abaixo de código #409 é um exemplo clássico da valorização do metal.
Cores frias, combinadas com elementos em concreto, dão um toque muito elegante na fachada, além do pergolado em viga de metal e cobertura de vidro.
Outro exemplo que investimos no metal e temos no site da 123Projetei, é o projeto #422, uma casa feita de containers de 2,50mx6,00m no pavimento térreo e um de 2,50mx12,00m no pavimento superior.
Essa fachada é o sonho de consumo de qualquer cliente que ama o estilo industrial e quer uma casa contemporânea e diferente de tudo que seus vizinhos já viram.
A madeira é outro material muito utilizado para compor os projetos no estilo industrial. Pode aparecer nas fachadas, nos pisos, nos móveis e itens decorativos.
A arquitetura industrial exige pisos com visual mais simples e inacabado, assim como nos outros detalhes do projeto. Mas, para garantir mais conforto, o mercado oferece diversos materiais que reproduzem as características visuais comuns da alvenaria.
Os pisos para ambientes no conceito industrial tendem a ser de cimento queimado ou de madeira. Esses dois materiais são facilmente simulados em peças de porcelanato.
O porcelanato amadeirado, inclusive, pode reproduzir uma infinidade de espécies naturais de madeira em formatos de tábuas ou em peças quadradas, e é vantajoso por ser muito mais durável e apresentar alto desempenho.
Se encantou pelo estilo industrial e quer tornar a sua dos sonhos tão elegante quanto as fotos acima? A 123 Projetei é o lugar ideal para você que quer introduzir os elementos apresentados na sua construção, decoração e móveis.
Somos uma empresa de projetos online que se baseia especialmente nas necessidades e preferência dos nossos clientes para criarmos casas e empreendimentos de tirar o fôlego.
Quer fazer parte dessa história? Entre em contato com nossos consultores hoje mesmo!