O estilo industrial é possivelmente um dos estilos mais difundidos e explorados na arquitetura atual. Devido seu conceito minimalista, mas, ao mesmo tempo, cheiro de personalidade, torna-se um estilo coringa que agrada diferentes gostos.

Ele é marcado por linhas retas, cores naturais, revestimentos e tubulações expostas e está cada dia mais presente nas construções residenciais, seja na fachada ou na decoração de interiores.

A ORIGEM DO ESTILO INDUSTRIAL

O estilo industrial começou no meio do século XX, por volta de 1950. A cidade de Nova York foi o palco para a expansão do estilo, que surgiu com o aproveitamento das instalações de fábricas, galpões e garagens como moradias, os chamados lofts.

Após a crise americana que atingiu o país na época, muitas fábricas e galpões ficaram abandonados, muitos deles em zonas nobres e bem localizadas nas metrópoles.

A proposta foi adaptar estes grandes espaços para moradias, sem divisórias ou paredes estruturais, destacando a arquitetura original do ambiente. Tubulação aparente, paredes naturais sem acabamento, iluminação natural, ou seja, tudo que remetia a um espaço funcional, amplo e econômico.

1
Clique na imagem para visitar o projeto

Atualmente, os arquitetos criam destaque para seus projetos contrastando o décor industrial com uma decoração mais sofisticada. Isso deixa o projeto mais moderno e com um aspecto “confortável”, indo ao contrário do que se espera de uma residência com aparência “crua” e bruta.

Desta forma surgiu o estilo industrial nos projetos arquitetônicos. Elementos que antes eram característicos do setor produtivo passaram a fazer parte das residências de muitas famílias.

Temos no site da 123Projetei diversos projetos que se encaixam nesse estilo e você pode acessá-los através do filtro inteligente que temos na página inicial. Essas casas industriais seguem o uso das seguintes tendências:

CORES PREDOMINANTES NO ESTILO INDUSTRIAL

A paleta é monocromática passando pelo branco, preto e cinza. Para quebrar a seriedade dos espaços, o estilo industrial pode conter cores terrosas ou vibrantes em cadeiras, bancadas, luminárias, ou qualquer outro item decorativo do espaço.

Na imagem abaixo temos o exemplo da cozinha com ilha do projeto #434, onde a cor cinza aparece predominante mas também contrasta com o verde vibrante em alguns detalhes.

Cozinha
Clique na imagem para visitar o projeto

AMBIENTES INTEGRADOS NO ESTILO INDUSTRIAL

Espaços abertos, sem a divisão de cômodos é outra grande característica do estilo industrial. A integração entre diferentes cômodos em um projeto, que proporciona um ambiente mais amplo e diferenciado, é conhecida como “conceito aberto”.

Essa prática arquitetônica traz diversas vantagens para a casa, sobrado ou apartamento, dentre as principais é a maior ventilação e iluminação natural, reproduzindo a estrutura das indústrias.

Portanto, uma casa inspirada no estilo industrial possui uma planta que segue a orientação open space, sem paredes, com espaços que dialogam entre si e aumentam o nível de convivência com muito charme e praticidade.

2
Clique na imagem para visitar o projeto

PAREDE DE TIJOLOS NO ESTILO INDUSTRIAL

Parede sem acabamento é outra característica predominante no estilo industrial, por isso, encontramos o emprego de paredes com tijolo aparente tanto na fachada como nos ambientes internos da casa. Essa tendência é essencial para deixar o visual da construção mais natural.

O estilo industrial baseia-se na base primária das construções, por isso encontramos projetos com aspecto “inacabável” nesse cenário.

destaque

REVESTIMENTO DE CONCRETO NO ESTILO INDUSTRIAL

Uma opção de revestimento que caiu no gosto dos brasileiros por seu baixo custo, beleza e praticidade, as placas de concreto, é destaque em propostas de decoração industriais. O cimento queimado também é bastante utilizado e cria um visual similar ao concreto.

Esse tipo de material é altamente resistente e durável.

destaque (4)
Clique na imagem para visitar o projeto

VISÃO PANORÂMICA 

As janelas que vão do chão ao teto ampliam a sensação de espaço interno da casa e exploram a iluminação natural ao mesmo tempo que integram a paisagem à residência.

Invista em grandes esquadrias para inserir o visual industrial no seu projeto!

1
Clique na imagem para visitar o projeto

VALORIZAÇÃO DO METAL

Detalhes de metal no projeto também é uma tendência no estilo industrial. O projeto abaixo de código #409 é um exemplo clássico da valorização do metal.

Cores frias, combinadas com elementos em concreto, dão um toque muito elegante na fachada, além do pergolado em viga de metal e cobertura de vidro.

destaque (1)
Clique na imagem para visitar o projeto

Outro exemplo que investimos no metal e temos no site da 123Projetei, é o projeto #422, uma casa feita de containers de 2,50mx6,00m no pavimento térreo e um de 2,50mx12,00m no pavimento superior.

Essa fachada é o sonho de consumo de qualquer cliente que ama o estilo industrial e quer uma casa contemporânea e diferente de tudo que seus vizinhos já viram.

destaque (2)
Clique na imagem para visitar o projeto

VALORIZAÇÃO DA MADEIRA

madeira é outro material muito utilizado para compor os projetos no estilo industrial. Pode aparecer nas fachadas, nos pisos, nos móveis e itens decorativos.

A arquitetura industrial exige pisos com visual mais simples e inacabado, assim como nos outros detalhes do projeto. Mas, para garantir mais conforto, o mercado oferece diversos materiais que reproduzem as características visuais comuns da alvenaria.

Os pisos para ambientes no conceito industrial tendem a ser de cimento queimado ou de madeira. Esses dois materiais são facilmente simulados em peças de porcelanato.

O porcelanato amadeirado, inclusive, pode reproduzir uma infinidade de espécies naturais de madeira em formatos de tábuas ou em peças quadradas, e é vantajoso por ser muito mais durável e apresentar alto desempenho.

second-image
Clique na imagem para visitar o projeto

Se encantou pelo estilo industrial e quer tornar a sua dos sonhos tão elegante quanto as fotos acima? A 123 Projetei é o lugar ideal para você que quer introduzir os elementos apresentados na sua construção, decoração e móveis.

Somos uma empresa de projetos online que se baseia especialmente nas necessidades e preferência dos nossos clientes para criarmos casas e empreendimentos de tirar o fôlego.

Quer fazer parte dessa história? Entre em contato com nossos consultores hoje mesmo!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta