Por muitos anos a área gourmet foi considerada um privilégio para poucos. Devido sua popularização, hoje é encontrada majoritária nos projetos arquitetônicos de casas elaboradas e populares. Ou seja, se tornou tendência até mesmo em projetos pequenos.

Isso ocorreu pois houve um ressignificado ao termo de origem francesa. Se antes era exclusividade e estratégia do ramo imobiliário para valorizar o imóvel, agora é visto como um espaço de lazer para receber parentes e amigos em festas, almoços e jantares de forma descontraída. Além disso, ter uma área gourmet em seu projeto é ter um espaço versátil onde poderá recepcionar visitas e também desfrutar dias de relaxamento e descanso.

Quer saber tudo sobre esse ambiente que é um verdadeiro destaque na memória dos convidados? Acompanhe esse artigo e se inspire com as fotos que vamos mostrar.

Clique na imagem para visitar o projeto

1 ARRANJO DA ÁREA GOURMET

A primeira coisa que você precisa decidir é onde ficará sua área gourmet. Existem 4 tipos mais comuns de arranjos que são: áreas gourmet internas, áreas gourmet externas, varandas gourmet e terraços gourmet.

Para definir o arranjo mais adequado é preciso levar em consideração o espaço disponível e as necessidades dos moradores. Por exemplo, você pretende ter uma casa com varanda? Sua família gosta de visitas e de reunir os amigos para confraternizações? Ou vocês possuem uma rotina corrida e raramente usariam uma churrasqueira? Estabelecer prioridades garantirá um espaço funcional para o seu estilo de vida.

1.1 Área gourmet interna

Esse tipo de arranjo é indicado para as famílias que gostam de uma integração completa da área gourmet com os ambientes internos pois o espaço ficará – e se tornará – o coração da residência, geralmente em conjunto com a cozinha.

Você poderá inovar no quesito decoração, criando harmonia entre a área gourmet e todo espaço interno com pisos práticos para a limpeza, como de cerâmica e porcelanato, e iluminações diferentes para comemorações noturnas.

Deve-se tomar cuidado com o sistema de exaustão da fumaça da churrasqueira para que não retorne ao ambiente. Para isso, basta um projeto bem planejado e executado para descartar o problema.

Clique na imagem para visitar o projeto

1.2 Área gourmet externa

Receber seus convidados ao ar livre é uma ideia atrativa? A área gourmet externa é uma boa opção pois oferecerá toda a estrutura necessária para o conforto de seus amigos e parentes. Além disso, evitará sujeira e bagunça dentro da residência.

Se você possui espaço suficiente em seu terreno, aposte em grandes áreas abertas e ventiladas, assim você poderá receber um número maior de pessoas. No entanto, engana-se quem pensa que uma área gourmet externa é privilégio de terrenos extensos, ela se encaixa em metragens reduzidas com as mesmas características de ventilação.

Clique na imagem para visitar o projeto

1.3 Varanda gourmet

Nesses anos de empresa, criando projetos arquitetônicos para o Brasil inteiro, a 123Projetei percebeu que varandas continuam sendo indispensáveis para parte dos seus clientes. Se você se encaixa nessa parcela, que tal conciliar sua varanda com a churrasqueira e os outros equipamentos necessários para a área gourmet?

O resultado é incrível! Além de ter uma casa de aspecto aconchegante e familiar, você terá uma varanda gourmet para receber seus convidados sem se preocupar com os fenômenos meteorológicos.

Clique na imagem para visitar o projeto

1.4 Terraço gourmet

Uma outra opção para a localização da sua área gourmet é no terraço. Se você possuí um terreno pequeno, ao expandir seu projeto para pavimentos superiores, a casa dobrará o espaço útil no qual pode ser construída. Desta forma, ter um terraço gourmet garantirá um ambiente espaçoso para receber seus convidados.

Você poderá transformar sua cobertura em algo realmente impactante e que ficará na memória de todos que conhecerem o local. E outra boa vantagem é que fica ainda mais fácil colocar uma churrasqueira, garantindo que a fumaça não interfira no conforto dos convidados e dos vizinhos.

Clique na imagem para visitar o projeto

2 TAMANHOS PARA A ÁREA GOURMET

Se ter uma área gourmet para receber seus amigos e parentes é importante pra você e além disso, seu terreno pode comportar um espaço vantajoso, invista numa área gourmet aberta e ampla. Você terá mais liberdade para equipá-la com os móveis e eletrodomésticos que quer e poderá receber uma quantidade maior de pessoas sem deixar de lado o conforto.

Contudo, como foi dito, hoje é muito comum encontrarmos esse espaço até em projetos pequenos. Isso se deve a versatilidade da área gourmet. Não é necessário grandes metragens para sua construção. Confira abaixo, soluções de áreas gourmet para locais compactos:

2.1 Área gourmet pequena

Áreas gourmet pequenas atendem basicamente dois perfis de clientes:

1) O cliente que tem um terreno pequeno e o orçamento disponível não é o suficiente para a construção de uma residência vertical. Desta forma, o jeito será realmente ter uma pequena área gourmet para suas confraternizações.

2) O cliente que tem uma rotina corrida e raramente recebe convidados em casa. Assim, é desnecessário ter um ambiente ocupando uma metragem considerável do terreno pois não será utilizado com frequência.

Para ambos perfis de clientes, a dica é posicionar a área gourmet próxima da sala de jantar ou da sala de estar, criando uma integração com os ambientes. Desse modo, os convidados poderão ficar confortavelmente no sofá ou na mesa de refeições, enquanto a carne está sendo assada.

Clique na imagem para visitar o projeto

2.2 Área gourmet grande

A construção da sua área gourmet será em um campo, sítio ou fazenda? Seu terreno é capaz de comportar um ambiente extenso? Sua casa vive lotada com convidados? Então você preenche todos requisitos para ter uma área gourmet grande em seu projeto.

No entanto, mesmo com terrenos médios, há clientes que optam por uma residência de metragem reduzida para investir em sua área gourmet. Isso depende do estilo de vida de cada um, que sempre deve ser levado em consideração na hora de projetar o espaço. Por exemplo, quartos não passam de um cômodo para dormir para certos clientes, então não se faz necessário grande. Em vez disso, os metros quadrados ganhos, poderão ir para um ambiente que seja a prioridade da família.

Clique na imagem para visitar o projeto

3 ESTILOS COMUNS NA ÁREA GOURMET

Tópico estritamente pessoal. Tenha sempre em mente que o maior frequentador da sua área gourmet é você mesmo, por isso é preciso ter um ambiente que seja agradável e ao estilo dos moradores.

Seja ela grande ou pequena, transforme a área gourmet de sua casa em um local especial para criar boas lembranças. Confira alguns estilos para você se inspirar e decidir qual é mais o teu perfil:

3.1 Área gourmet rústica

É clássica e atemporal! Quando pensamos em uma área gourmet para receber os amigos, nos vem na cabeça uma churrasqueira de tijolos aparentes e uma decoração repleta de madeira, proporcionando uma sensação de aconchego.

O padrão rústico tem seu valor, pois a madeira destaca qualquer ambiente e sempre impressiona pela beleza e qualidade. Tons em cobre e preto, decoração que remetem a natureza, paisagismo e materiais de origem natural ou demolição, garantem um espaço bem “raiz” para o seu projeto.

Clique na imagem para visitar o projeto

3.2 Área gourmet industrial

A decoração industrial está atrelada à repaginação de galpões e estúdios entre os anos 50 e 70. Esses ambientes amplos com metal, concreto, tijolos e tubulações a vista, viraram inspiração para o projeto de espaços contemporâneos.

Em uma área gourmet no estilo industrial você terá o predomínio de cores cinzas, de cimento queimado e de itens com aspectos industriais. Hoje em dia é comum achar tintas que imitam a textura do concreto e do cimento, tornando mais fácil criar esse estilo.

Clique na imagem para visitar o projeto

3.3 Área gourmet moderna

Seus olhos brilham quando pensa em ter uma área gourmet sofisticada e muito moderna? Com uma decoração surpreendente seu espaço pode se tornar a principal atração da casa. Independente se a área gourmet é ampla ou compacta, há várias maneiras de criar esse estilo.

Materiais e cores que geram contrastes são responsáveis em dar toques de requinte ao ambiente. Bancadas com tampo em granito e revestimentos para a churrasqueira faz parte da estética moderna e trazem uma alegância incontestável. Além disso, não é preciso gastar muito, com bom gosto, um bom projetista e coerência é possível inovar e surpreender.

Clique na imagem para visitar o projeto

3.4 Área gourmet com cobogós

Considerado um tipo de brise, os cobogós são geralmente usados como divisão de ambientes e quando utilizado como elemento decorativo, gera muito estilo para o local.

O cobogó nada mais é que um tipo de revestimento vazado que pode ser encontrado em diversas formas e cores no mercado, e também em diversos materiais como concreto, cerâmica e vidro.

A principal vantagem do cobogó na decoração é que ele permite que a luminosidade passe para os ambientes da casa devido suas aberturas, além disso, quando o sol se incide diretamente sobre ele, cria desenhos e padrões nas paredes e no chão, criando um bonito e diferente efeito nos ambientes.

Clique na imagem para visitar o projeto

4 ÁREA GOURMET COM PISCINA

A piscina vem sendo cada vez mais solicitada nos projetos, pois gera um complemento perfeito para a área gourmet causando diversão a todos. Se você acha que não vale o investimento saiba que atualmente há no mercado diversas opções de piscinas em diferentes materiais e tamanhos. Desta forma, você consegue escolher um modelo que esteja dentro do seu orçamento.

Além disso, no Brasil boa parte do ano temos muito calor. Ter uma piscina fazendo parte da sua área gourmet significa possuir em seu próprio quintal algo para se refrescar, descontrair e relaxar. E se você possui uma família com crianças, pode instalar uma cerca de proteção ao redor da piscina, assim garantirá a segurança dos pequenos.

Clique na imagem para visitar o projeto

O grande objetivo de uma área gourmet em casa é a possibilidade de reunir amigos e parentes em momentos de lazer e festividades. A piscina é uma maneira de intensificar essa união e construir um local para se criar boas memórias.

Vale muito a pena o investimento! Se o a diversão proporcionada por ela não é o suficiente para convencê-lo, você verá que a longo prazo é mais econômico ter um espaço como esse do que alugar clubes.

Em áreas gourmet reduzidas também é possível adicionar a piscina. Com um bom planejamento e bons profissionais te auxiliando, tudo torna-se factível para o seu projeto dos sonhos.

Clique na imagem para visitar o projeto

5 Edícula com Área Gourmet

Ao pé da letra, edícula significa “pequena edificação” e é conhecida em algumas regiões brasileiras como meia-água também. Edículas geralmente ficam localizadas no fim do terreno e essencialmente são compostas por 1 quarto, 1 banheiro e 1 cozinha. O restante vem a critério do cliente que está construindo.

Antigamente era comum você ver edículas em clubes para serem alugadas durante comemorações. Contudo, hoje ela possui novas funções e é encontrada em muitos projetos residenciais. E sua principal função é justamente o lazer, por isso tem-se visto cada vez mais essa pequena construção com a área gourmet.

Clique na imagem para visitar o projeto

A edícula serve como um apoio à área gourmet assegurando comodidade e conforto aos convidados. Dias de sol escaldante ou chuvas não te incomodarão, pois a cobertura está ali para isso, resguardar todos presentes. Além disso, a edícula pode servir como uma pequena casa de hóspedes. Se suas festas costumam terminar tarde, poderá abrigar seus amigos na edícula.

Clique na imagem para visitar o projeto

PALAVRA DO CEO

Para você que curte assistir os vídeos no nosso canal (@123Projetei), o nosso CEO e engenheiro civil, Matheus Chinaglia, falou sobre o tema e mostra mais imagens de ambientes para te inspirar, que tal dar uma olhadinha? Confira logo abaixo:

Portanto, com as explicações contidas no artigo e imagens de inspirações esperamos que você consiga definir como quer sua área gourmet. Lembre-se que o essencial é que o ambiente reflita o seu estilo de vida, sua rotina e gostos pessoais. A área gourmet precisa ser prática e funcional para sua família.

Analise o espaço disponível e suas necessidades, pesquise bastante e conte com o apoio da 123Projetei para projetar sua área gourmet e deixar o espaço impecável.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e esteja animado para montar um ambiente especial para seus convidados. Continue acompanhando nossas matérias exclusivas e lembre-se de compartilhar pelo botão abaixo para que mais pessoas sejam ajudadas!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has 4 Comments

  1. José Dagoberto Muniz

    A varanda gourmet pra mim é o espaço principal, pretendo construir interna com estilo moderno e muito alegre, as dicas deste vídeo somou muito para definir padrões, fico muito grato pelos caminhos mais pratico, bem como, estou ligado em todos os assuntos que recebo, um grande abraço.
    Dagoberto.

    1. Monise Melo

      Muito obrigada por seu comentário, José! Ter um espaço para receber os amigos e parentes é sempre importante, né? Fico muito feliz por ter você nos acompanhando.
      Grande Abraço!