ESTILOS DE CASAS

O estilo nada mais é do que você exteriorizar sua forma de ver as coisas, seus sentimentos e a forma como você leva a vida. Você prefere algo mais tradicional, talvez um projeto mais fechado, com uma clara delimitação dos ambientes ou algo mais moderno e aberto, integrado e com poucas paredes?

Ter uma casa com um estilo bem definido não significa necessariamente gastar mais com acabamentos. Pelo contrário, é possível diminuir custos de acabamentos quando se opta por um estilo mais rústico ou minimalista sem diminuir a beleza e conforto da residência.

No nosso site e-commerce você encontra diversos projetos para agradar todos os gostos e todas as famílias. Nós levantamos os principais estilos e vamos mostrar alguns deles aplicados em projetos que estão lá no nosso site e você pode conferir mais fotos clicando no link dele! 

Veja qual tem mais a sua cara e peça para seu projetista adequar este estilo ao seu projeto.

O minimalismo valoriza a organização, retirando do espaço tudo o que não for de fato utilizado. Ele se caracteriza pela simplicidade de suas formas, linhas puras, espaços despojados e cores neutras, resultando em um ambiente com equilíbrio e harmonia.

ESTILO CONTEMPORÂNEO

Não tão despido como o estilo minimalista, mas igualmente sereno, bonito e funcional, o estilo contemporâneo seduz muitos decoradores, amadores e profissionais

Um ambiente contemporâneo está baseado na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, uma vez que esta decoração tem em conta apenas as mais recentes tendências, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX.

ESTILO MODERNO

Considerado o estilo mais fácil de aplicar já que requer poucos acessórios e cores, o seu mobiliário é básico e simples para que se mantenha sempre interessante.

Não confunda o estilo moderno com o contemporâneo. O contemporâneo reflete os estilos atuais, as tendências e o estilo moderno, apesar do nome, não é atual. Ele faz parte do movimento modernista do começo do século XX e suas influências são uma leitura daquilo que poderia ultrapassar períodos e ser considerado atemporal, ou seja, sempre atual.

ESTILO CLÁSSICO

Marcada por linhas elegantes e ricas, a arquitetura e decoração clássica tem as suas origens na arquitetura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais visíveis e mais apreciados. Este estilo privilegia os espaços amplos e altos e está normalmente associado ao luxo e à padronização de peças de qualidade e de design.

ESTILO RÚSTICO

Com um espírito e elementos decorativos muito próprios, o estilo rústico é um regresso às origens onde se destaca móveis gastos pelo tempo, mas desfrutados com muito carinho; têxteis com padrões diversificados que podem ser expostos em simultâneo e, acima de tudo, um ambiente muito aconchegante.

ESTILO RETRÔ

Um resultado do lifestyle vivido nas décadas de 50, 60 e 70, o estilo retro é dinâmico, de elevado impacto visual e muito cool. Marcado por peças icônicas que sobreviveram, com muita pompa e circunstância, o passar do tempo, decorar com espírito retro é um desafio, mas também um prazer.

ESTILO ÉTNICO

O estilo étnico vem do conceito de representar a influência de diferentes culturas na sua arquitetura e decoração, misturando não só os elementos inspirados em animais, mas também inspirados em diferentes mundos com elementos tribais, hindus, orientais, africano, até estilos marcantes de cores, símbolos e objetos da natureza.

ESTILO PROVENÇAL

É o rústico romântico. Estilo romântico caracterizado por cores suaves, principalmente a lavanda e mobiliário clássico com acabamentos rústicos. Originado na região de Provença, sul da França, um região de vida tranquila, cercada de campos de lavanda.

ESTILO ESCANDINAVO

É muito comum, nesse estilo, ver os pisos pintados de branco ou cores claras. Pisos de madeira, quase sempre. É um detalhe que faz com que seu ambiente aumente, fique mais claro, iluminado e arejado. É o mesmo princípio de paredes pintadas com cores claras, que fazem o quarto parecer maior.

Os ambientes nesse estilo são abertos, poucas paredes e divisões. As grandes janelas nos ambientes marcam este estilo.

ESTILO CLEAN

O estilo clean é um princípio de decoração contemporânea, ditado pela ausência de elementos ornamentais ou supérfluos, limpeza nas formas e pureza nas linhas. Além de conferir um ar moderno, proporciona liberdade, mais espaço para circular e sensação de frescor.

A arquitetura é marcada por paredes brancas, com cores claras ou em tons pastéis, pisos de madeira clara, mesas de vidro, poucos móveis organizados de forma prática e confortável. Um ótima dica para manter a sofisticação de uma elegância discreta, é combinar branco com madeira e toques dourados.

ESTILO LÚDICO

O lúdico se refere a uma dimensão humana que evoca os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. Abrange atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas. Quartos lúdicos são uma tendência mundial, principalmente em quartos infantis por estimular a criatividade e desenvolvimento.

Para criar um ambiente lúdico o mais importante é estimular a criatividade com o máximo de conforto e segurança. Abuse das cores alegres e dos papéis de parede.

E ai, qual estilo combina mais com você?

Deixe um comentário nos contando se você gostou desse artigo e compartilhe com os seus amigos para eles descobrirem qual o estilo de habitação deles!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta