Olá, tudo bom? Aqui é o Lucas, Marketeer da 123Projetei! Hoje vou fazer uma publicação te contando tudo sobre o Financiamento da Caixa!

Vou te ensinando os passos para ter seu financiamento aprovado, sabia que seu FGTS pode ser utilizado para fazer o financiamento também?! Também vou te contar sobre isso!

Todos sonham com sua linda casa, para isso vamos aprender hoje como se preparar para começar a construir ela. Sua moradia é muito importante, por isso vamos te ensinar o que fazer para evitar dores de cabeça do financiamento da caixa!

A 123Projetei se preocupa com seus sonhos, eu escrevo esse artigo com o intuito de te ajudar a alcançar eles!

ANTES DE COMEÇAR!

Você sabia que temos uma publicação muito importante sobre construção? É o nosso mega compilado: OS PASSOS ATÉ SUA CASA DOS SONHOS!

PARA ACESSAR CLIQUE AQUI!

Nele selecionamos conteúdos originais e exclusivos te contando o passo-a-passo para construir sua casa dos sonhos sem passar nenhum problema!

Agora que já te contei sobre nosso tema, vamos começar!

Não precisa se preocupar em decorar tudo, vou fazer um mega resumão para você baixar e ler com calma!

FINANCIANDO NA CAIXA

Já é conhecido por todos os brasileiros que a caixa financia imóveis, mas você sabia que a caixa pode financiar a construção da sua residência também?

A Caixa Econômica Federal oferece diversas modalidades de financiamentos, vamos conversar sobre aquelas que interessam pra você que vai construir!

  • Compra de terreno para construção
  • Construção

1. CONDIÇÕES

Antes de solicitar o financiamento, é preciso que as condições da Caixa sejam satisfeitas, vou deixar algumas delas:

Lembrando que, vou disponibilizar todos os materiais para você, no final dessa publicação!

  • Possuir capacidade civil e de pagamento;
  • O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SERASA;
  • Você não pode ser proprietário, cessionário, estar comprometido ou ter direito de compra de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção em um dos locais abaixo:
  • Não ter recebido desconto do FGTS em outro financiamento habitacional;
  • O imóvel deve ser utilizado para sua moradia.
 

2. DOCUMENTAÇÃO

Não achou que iria correr dos documentos né? Hahahah, mas vou te ajudar a não ter que ficar indo novamente a Caixa por esquecer documentos, vou te dar uma parte da lista:

COMPRADOR(ES) – PF (Pessoa Física)

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses.

VENDEDOR(ES) – PF (Pessoa Física)

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de estado civil
 

3. PROCESSO DE SOLICITAÇÃO

O processo de solicitação do financiamento é bem simples!

Primeiramente você deve realizar a Simulação da Caixa:

 Clique aqui para acessar o simulador

Em seguida, começa o segundo passo, a Caixa recebe e analisa a sua documentação, e após a aprovação do seu cadastro, mostra para você as condições permitidas para a compra do seu terreno, como, por exemplo, possibilidade de usar o FGTS, o valor de financiamento, a prestação e o prazo para pagar.

E pronto! Acredita? Hahaha. Uma vez aprovado o seu cadastro, a Caixa faz a avaliação do seu terreno e você assina o contrato.

UTILIZANDO O FGTS

O saldo da sua conta do FGTS pode ser utilizado para pagamento da casa própria. São três possibilidades de uso: uma delas pode ajudar você a conquistar seu sonho.

  • COMPRA E CONSTRUÇÃO
    Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total.
  • AMORTIZAÇÃO OU LIQUIDAÇÃO DO SALDO DEVEDOR
    Para quem quer utilizar seu saldo do FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.
  • PAGAMENTO DE PARTE DO VALOR DAS PRESTAÇÕES
    Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento foi assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação.

PROCESSO DE SOLICITAÇÃO PARA USAR O FGTS

Já sabe o que vem primeiro né? Documentos, novamente! Vou te mostrar um pouquinho da lista:

  • Documento oficial de identificação;
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • Se você é trabalhador avulso: declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador
    casado ou em união.

Os documentos necessários são muitos para solicitar financiamento pelo FGTS, é importantíssimo baixar nosso pacote sobre o financiamento!

Os passos para solicitar são simples, apenas três:

  • Consulte o saldo do seu FGTS
    Confira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato.
  • Reúna a documentação
    Então, separe a documentação necessária e entregue na Agência da Caixa ou no Correspondente Caixa Aqui mais próximo de você.
  • Invista no seu sonho
    A Caixa avalia a documentação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.

Sabe mais uma oferta muito legal da Caixa? O Construcard!

CONSTRUCARD

O que é o Construcard? A Caixa te explica:

O Construcard é uma linha de crédito para compra de material de construção em lojas credenciadas pela Caixa. Ao contratar o financiamento, você recebe um cartão e tem até seis meses para comprar tudo o que precisar.

Com o cartão, você pode comprar, além de materiais de construção mais comuns (como tijolos, esquadrias, pisos, telhas e tintas), armários não removíveis, piscinas, elevadores, caixas d’água, aquecedores solares, aerogeradores e equipamentos de energia fotovoltaica.

Além da facilidade do débito em sua conta-corrente, você conta com a segurança e a agilidade da Caixa e com uma rede de milhares de lojas conveniadas.

Como funciona?

O financiamento tem duas fases: utilização e amortização. A primeira fase destina-se à compra do seu material de construção, que pode ser entre dois e seis meses. Durante esse período, você paga somente os juros dos valores utilizados.

A segunda fase, que pode variar entre um e 240 meses, é a amortização do saldo devedor, ou seja, o pagamento mensal das prestações até a quitação do financiamento. Essa etapa só começa após o fim do prazo definido para compras.

Garantias: aval, alienação fiduciária de bem móvel, caução de depósito/aplicação financeira ou alienação fiduciária de bem imóvel.

Sistema de amortização: Tabela Price.

AGORA É A SUA VEZ!

Este artigo foi inteiramente escrito para ajudar você. Agora é a sua vez de começar a agir, mas que tal ter um bom começo? Vou te contar um pouco sobre nós:

O processo na 123Projetei é simples! Conversaremos bastante e entenderemos seus pensamentos, ideias e necessidades para realizar seu projeto “de cabo a rabo”, englobando todas as esferas necessárias para um projeto completo (Projetos Hidrossanitários, Arquitetônicos, Elétricos e Estruturais)!

E qual seriam as vantagens de nos contratar?

  • Tempo – Economize tempo e dores de cabeça sobre detalhes do projeto, oferecemos todos os projetos necessários para sua construção;
  • Flexibilidade – Temos o projeto modulado como uma modalidade para construir conforme sua vontade e condição financeira;
  • Acompanhamento – Nossa equipe estará sempre disponível para conversar sobre seu projeto e acompanhar o andamento;
  • Detalhes – Sem tomadas perto da mesa, os interruptores longe da cama, o quarto que não recebe luz solar, todos esses detalhes nós pensamos por você;
  • Custo – Seu projeto será avaliado pelo tamanho e complexidade.

Nós da 123Projetei asseguramos que projetar não é perder tempo, muito menos dinheiro! É investimento.

Tudo nos mínimos detalhes, nós cuidamos. Nosso compromisso é com sua satisfação.

Fique ligado!

Nosso blog disponibiliza inúmeros posts sobre pontos decisivos na sua obra, com manuais e e-books gratuitos, além de disponibilizar artigos sobre decoração e pequenas ações que influenciam na sua residência (ou empreendimento).

Com atenção,

Lucas Souza.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta