Aposto que vocês já escutaram aquele ditado “quem casa, quer casa” de algum parente ou amigo. E pensando bem, ele faz muito sentido para quem está prestes a trocar ou já trocou as alianças douradas. Se te apavora a ideia de construir uma casa nova, vamos te mostrar que se houver um planejamento prévio, tudo dará certo no final.

O casamento significa uma vida nova a dois, por isso, é inevitável deixar de lado a questão de uma casa nova. Afinal, a responsabilidade dessa união vai muito além dos planos de caminhar por um altar. O verdadeiro templo de união será a residência onde morarão. Portanto, siga as dicas que vamos te apresentar e tenha uma casa para chamar de lar desde o início do seu casamento!

A hora certa de ter um projeto

A elaboração de um projeto com o profissional responsável, leva tempo! Tempo de briefing, tempo de analisar a proposta, tempo de solicitar alterações se necessário, tempo de revisão… Pode levar meses em alguns casos. Esse pode não ser o seu caso, mas pra quê arriscar, não?

A pressa é a maior inimiga da perfeição e creio que a última coisa que você deseja é tomar decisões rápidas e possíveis de arrependimento, só para ter uma casa a tempo do casamento. Por isso, prefira ter tempo para planejar o seu cantinho. Você noivou? Já possuem o terreno para a construção? Bom, então já é um bom momento para começar a pesquisar uma empresa e elaborar o projeto dos sonhos.

O objetivo principal de um projeto é de conter todas as informações necessárias para que a construção seja executada com segurança e clareza. Além, é claro, de obter aprovação na prefeitura. A burocracia está presente, não tem como fugir disso.

Contudo, esse processo pode ser simples se você estiver com o projeto da casa em mãos. Esse projeto, estará de acordo com o plano diretor do seu município, o código de obras, a lei do uso e ocupação do solo, além da lei de zoneamento urbano.

Espero que você tenha entendido que há muitas variáveis envolvidas antes mesmo da compra do primeiro tijolo da construção e o porquê de aconselharmos fazer o projeto com tempo.

A planta ideal

A planta ideal é aquela que supre as necessidades dos morados, vai de acordo com seus gostos e é compatível com o terreno disponível. Isso para todos os casos, seja solteiros, casados ou famílias grandes. Portanto, tenha em mente sempre esses três requisitos durante a elaboração.

Para o início da vida a dois, não é necessário uma casa com vários cômodos. No entanto, é necessário pensar no futuro. Vocês podem seguir por duas linhas: ter uma casa pequena que possa ser expandida depois ou ter uma casa com o número de quartos equivalentes ao número de moradores no futuro, contando os filhos.

Para a primeira opção, temos um tipo de projeto que prioriza essa expansão: o Projeto Modulado. O assunto já foi abordado em uma revista 123Projetei e também em um E-book exclusivo explicando o passo a passo desse tipo de projeto. O material está disponível para download gratuito no botão abaixo:

MANUAL DO PROJETO MODULADO

A primeira etapa deve ser entendida como um núcleo autossuficiente: sala, cozinha, banheiro e pelo menos um quarto. A maior preocupação é que essa etapa da construção não pareça inacabada e que o construído posteriormente não seja entendido como um anexo.
BAIXE GRÁTIS

Para a segunda opção, seguindo a linha de uma casa completa, compacta e funcional, vamos te apresentar algumas ideias de plantas que estão disponível em nosso site para você se inspirar!

Essa é uma planta de apenas 1 quarto. A casa é compacta e pequena, totalizando 47,08 m². Famílias pequenas têm menos exigência de espaço, porém a casa deve oferecer mais aconchego e conforto para manter os poucos moradores unidos e confortáveis.

Ter uma vida a dois, não quer dizer que vocês não possuam amigos e parentes que irão visitá-los, não é? Por isso, ambientes integrados entre sala de estar, sala de jantar e cozinha são uma ótima escolha, o conceito aberto aproxima as pessoas. Além disso, uma pequena área gourmet é sempre bem-vinda também, e neste projeto ela se encontra na varanda, repare no número “7”.

Clique na imagem para visitar o projeto

Com menos de 100 m², essa residência apresenta uma incrível disposição de cômodos e muito conforto e elegância em seus ambientes. A área de serviço e área de circulação são pequenas para poupar espaço – e também dinheiro na hora de construir-. Um banheiro é o suficiente para esse estilo de casa, mas também é possível optar por uma suíte.

Clique na imagem para visitar o projeto

Nesta opção de planta, temos uma casa mais completa. Pra você que sempre sonhou em ter uma casa com planta em L, econômica, compacta e ideal para famílias pequenas, conheceu o projeto correto!

Esta residência possui 2 suítes, ambientes integrados, lavabo, lavanderia e uma área gourmet com piscina para receber as visitas. A área da casa não passa dos 100 m² também.

Clique na imagem para visitar o projeto

O projeto de interiores dos sonhos

Todo mundo que acompanha a nossa revista deve ter uma pasta no Pinterest com dicas e inspirações de decoração para ambientes da sua futura casa. Principalmente se você está na condição de recém casado. É algo que passamos muito tempo planejando pois queremos que o projeto, depois de finalizado, esteja perfeito. Todos móveis, eletrodomésticos e itens decorativos em seu lugar.

Você conferiu nas plantas que apresentamos que os cômodos recomendados para famílias pequenas são abertos e funcionais. Para promover essa ideia, vamos te trazer ideias modernas e inovadores de decoração que preza pela perfeita utilização da iluminação e ergonomia no local.

Clique na imagem para visitar o projeto

Começando, é claro, pela integração dos ambientes. O conceito aberto aplicado em diferentes cômodos proporciona um ambiente mais amplo e diferenciado. Esse estilo traz diversas vantagens para o projeto da sua casa, como maior ventilação e sensação de amplitude.

Mesmo com uma metragem mais estreita, a prática arquitetônica de integrar os ambientes é muito válida e recomendada. Em dias que você reunirá os amigos em sua casa para um jantar, todos continuarão juntinhos mesmo que metade esteja na sala de estar e o resto na cozinha.

Clique na imagem para visitar o projeto

Uma cozinha funcional é outro item indispensável para a sua casa nova. Afinal, a cozinha é muito mais que um espaço para preparar refeições. Em algumas famílias, ela é realmente o “coração” da casa e merece uma atenção dobrada.

Se o seu projeto não possui despensa, aposte em armários amplos para guardar os mantimentos e utensílios. Eles precisam tem espaço suficiente para acomodar os eletrodomésticos e suas cores precisam casar com o restante do ambiente, tirando aquele aspecto de “duas casas em uma”.

Considere ter uma península ou uma ilha em seu projeto. No exemplo acima, temos uma ilha que basicamente é uma grande bancada localizada no centro do cômodo, sem ligação nenhuma com as paredes. A ilha pode servir como um local de refeições e armazenamento de itens. Além de ser uma ótima opção de decoração!

Clique na imagem para visitar o projeto

Não poderíamos deixar de fora as dicas para o quarto do casal. Para maior aconchego e espaço de circulação, a cama de casal deve estar ajustada à parede, no meio do cômodo. Evite colocá-la embaixo de janelas ou na frente das portas.

Aproveite sempre a iluminação natural! Ela pode ser controlada com a persiana ou cortina – que por sua vez, combina com os outros itens de decoração do quarto. Escola também uma bela iluminação para o teto, o que reforça bem a claridade no espaço.

O tom cinza nas paredes oferece um contraste leve com o branco do painel da TV e dá o toque de modernidade ao ambiente. De resto, você pode decorar e completar o seu ambiente como preferir, com itens pessoais que são importantes para você e seu parceiro (a).

O papel da 123Projetei no seu sonho

Você conferiu nessa matéria, dicas e projetos realizados por nossa equipe, que foram planejados considerando necessidades de famílias pequenas. Na 123Projetei, conseguimos reunir em apenas um lugar, todos os projetos que você precisa para iniciar sua obra com segurança e tranquilidade. Trabalhamos com todas disciplinas relacionadas à área de projetos: arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural e design de interiores. Desta forma, facilitamos muito para o nosso cliente!

Para conferir outros projetos, visite o nosso site e para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços, converse hoje mesmo com um dos nossos consultores. Estamos te esperando!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta