Imagens 3D ou renderizadas? Qual a diferença entre elas? Quais os benefícios de cada uma? Por que elas são necessárias?

Quando desejamos construir, acabamos com centenas de dúvidas sobre os mais variados temas da construção civil, e isto é completamente normal, visto que, realizar uma obra é algo grande e importante, onde se vai investir tempo e dinheiro para concretizar um sonho.

A 123Projetei, sabendo disso, busca te ajudar a sanar todas elas e, por esse motivo, estamos aqui hoje para falar sobre as imagens 3D e renderizadas, elas são concluídas e mostradas ao cliente durante a elaboração do projeto e buscam trazer a ele uma ideia melhor de como a obra irá ficar quando finalizada; além disso, elas possuem diversas outras funções e, ao final desse artigo, você irá entende-las e perceber o quão necessárias são.

IMAGENS 3D

As imagens em modelagem tridimensional são aquelas feitas diretamente por softwares de projeção, ou seja, elas são desenvolvidas ao longo da criação do projeto, sendo indispensáveis para que o projetista tenha um melhor entendimento e domínio sobre o seu trabalho.

Isso acontece porque essas fotos trazem a visão espacial do ambiente, algo fundamental para compreender a distribuição interna dos cômodos, o que, por consequência, ajuda a planejar o espaço interno e na escolha da mobília; sendo praticamente impossível de se fazer somente com imagens 2D.

Outro fator importante de se possuir as imagens em modelagem tridimensional, é prever a localização de pilares e vigas, isso é algo muito necessário para projetar a parte interior da casa de maneira que tudo fique harmonioso e correto, podendo até utilizá-los como elementos decorativos.

IMAGENS RENDERIZADAS

Por definição, a ação de renderizar é tornar permanente um trabalho de processamento digital que, após alterações de edição, resulta em um arquivo final com características melhoradas, ou seja, o render aumenta a visibilidade da imagem 3D, através de técnicas de contorno de imagem, com alteração de cor, luz, sombra, contraste, entre outros recursos gráficos; assim, é possível criar ilustrações ultra realistas, como as que aparecem em nosso site.

De maneira simplificada, podemos dizer que as imagens renderizadas são criadas a partir das 3D, utilizando um software próprio para render, que as tornam mais elaboradas e próximas da realidade. Por conta disso, elas não apenas possuem as mesmas funções que as 3D, mas também tem outras utilidades.

 

Uma delas é a simulação de cores e texturas, pois, diferentemente das imagens 3D, as renderizadas são capazes de mostrar com clareza esses dois fatores, isso irá ajudar na escolha dos materiais, já que terá uma ideia bastante real de como ficará o material na localidade escolhida quando a sua construção estiver pronta.

Além disso, também ajuda a escolher onde estará a iluminação, tanto natural, com a simulação da incidência solar na construção para decidir o melhor tamanho e local para as janelas, quanto artificial, para definir o lugar de todas as lâmpadas, e, consequentemente, seus respectivos pontos de energia.

IMAGENS 3D X RENDERIZADAS

É importante lembrar que ambas não apenas são fundamentais para a elaboração de um bom projeto, mas também lhe trarão mais segurança e confiança para começar a obra, pois, com elas, você conhece o resultado final da sua construção antes mesmo da primeira parede ser levantada.

Além do mais, as funções das imagens 3D e renderizadas geram economia, porque tudo terá sido escolhido muito antes da obra começar, o que significa mais rapidez, precisão e, por consequência, menor custo.

 

Quer entender melhor sobre outros assuntos da construção civil? Possuímos diversos artigos dos mais variados temas em nosso blog, venha conferir.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Deixe uma resposta