Conhece os itens da área gourmet? Neste artigo você vai saber o que não pode faltar no seu espaço. Se você está em busca dos produtos e móveis que precisa comprar para o seu espaço de reunir os amigos e a família, nós vamos te ajudar!

O que nós, da 123Projetei, estamos reparando é que a área gourmet, por si só, se tornou um item indispensável nos projetos residenciais do Brasil. Ela tem se tornado o item preferido do projeto. Antes, não era tão requerida como está sendo atualmente.

Afinal, quem não quer um espaço confortável e destinado a reuniões e confraternizações com os amigos? E o melhor, tendo esse espaço você não vai sujar tanto a sua casa.

Por isso, reunimos uma lista com 5 itens da área gourmet que são indispensáveis. Mas, antes disso, precisamos que você fique ciente que tudo vai depender do espaço que você em disponível.

A área gourmet é um espaço de lazer. Não pode comprometer a locomoção das pessoas, nem transformar o espaço que você tem em algo disfuncional, certo? Vamos lá para a nossa lista então!

area-gourmet

ITENS DA ÁREA GOURMET: O que é predominante?

Item 1: CHURRASQUEIRA

Mas é claro que a nossa lista tinha que começar pelo item da área gourmet mais famoso. A área gourmet não está completa sem uma churrasqueira já que o brasileiro é famoso por gostar de um churrasco.

Existem diversos modelos de churrasqueiras disponíveis no mercado e você pode escolher aquela que esteja de acordo com o seu estilo e que fique bem no espaço. Existem desde as mais compactas até churrasqueiras enormes com fogão a lenha embutido.

churrasqueira certa para você vai depender do espaço que você tem no seu lar, como por exemplo, o ambiente externo – o quintal ou varanda – e o interno – a cozinha. É importante saber o tipo de habitação, se é casa ou apartamento.

1) Churrasqueira de alvenaria

As churrasqueiras de alvenaria são as mais comuns do nosso país. Isso significa que ela é construída com tijolos e cimento, apesar de existir a opção de revestimento em cerâmica, azulejo ou outros materiais resistentes ao calor.

Além disso, ela é resistente e possui grande durabilidade. Outra vantagem desse modelo é o fato de que pode ser construída conforme o tamanho da sua casa e de acordo com as suas necessidades. Por ser feita de alvenaria, é ideal para ambientes externos e, preferencialmente, cobertos.

O acendimento da churrasqueira de alvenaria é feito por carvão, o que garante mais sabor para o churrasco. Em contrapartida, é mais trabalhoso a limpeza e a queima de carvão não é uma prática ecológica.

Área-Gourmet
Clique na imagem para visitar o projeto

2) Churrasqueira de ferro

Outro modelo comum com acendimento a carvão são aquelas churrasqueiras tradicionais de ferro. A churrasqueira de ferro é barata, prática (você consegue deslocá-la com facilidade) e cabe em lugares menores.

No entanto, não é muito bonita enferruja com o tempo.

churrasqueira_ferro_fundido

3) Churrasqueira elétrica

Outro tipo de churrasqueira que pode ser uma opção para a sua área gourmet são as elétricas. As churrasqueiras elétricas podem fazer a sua conta de luz ficar mais elevada, se a utilização for constante, então tome cuidado.

De repente, se você for alguém que gosta de um churrasco todos os finais de semana, um outro tipo pode acabar sendo mais recomendado.

Há diversos modelos para a compra desse tipo também, algumas com regulagem de temperatura.

4) Churrasqueira pré moldada

Churrasqueira Pré-moldada: é aquele tipo de churrasqueira que é vendida pronta para a instalação. Este modelo pode receber vários acabamentos.

São construídas com concreto composto por material térmico, facilitando assim a absorção de calor.

Área-Gourmet-e-piscina

5) Churrasqueira a gás

O modelo de churrasqueira a gás tem o funcionamento parecido com o do fogão a gás. Exige instalação para a válvula com conexão com o gás natural ou GLP e possui acendimento rápido.

Não é um modelo muito típico no Brasil, mas é bem interessante por ser uma opção ecológica. Além disso, a churrasqueira é fácil de limpar e possui queimador rápido e potente.

Item 2: REVESTIMENTOS PARA ÁREA GOURMET

Os revestimentos terão destaque nessa matéria pois além de serem essenciais para a decoração e estilo da área gourmet, eles serão os responsáveis pela conservação dela.

Alguns clientes optam por fazer uma área gourmet interna ou toda edificada. Mas, na maioria das vezes, a área gourmet acaba sendo aberta. E por isso, o cuidado com os materiais que você irá utilizar na construção.

Eles precisam ser de qualidade, duráveis e ainda de fácil limpeza. Esse é um espaço que acumula muita gordura e poeira, por isso, o ideal é que tudo seja feito com materiais impermeáveis e antiaderentes.

Uma das tendências atualmente é apostar em revestimentos diferentes, como o mármore, madeira de demolição, pastilhas ou ladrilho hidráulico. Tente compor a sua escolha com o estilo do ambiente — rústico, moderno, clean, vintage, clássico etc.

ÁREA-GOURMET-2
Clique na imagem para visitar o projeto

Item 3: MÓVEIS PARA ÁREA GOURMET

Entre as principais características de uma área externa gourmet é que ela é capaz de acolher e reunir pessoas de maneira confortável. É um ambiente agradável e que, para tanto, é preciso saber escolher os móveis.

Perto da churrasqueira, por exemplo, o ideal é ter um balcão para realizar o corte de carnes. O balcão, por sinal, se tornará ainda mais prático se tiver gavetas e prateleiras para guardar utensílios domésticos e alimentos.

Mesas e cadeiras de madeira são uma ótima escolha, pois são práticas de limpar e também muito fáceis de combinar com a decoração do espaço.

Se o espaço for pouco, mesas bistrot têm um tamanho mais compacto e dão um charme francês para a sua decoração.

Além disso, de modo a garantir que ninguém fique de pé, espalhe alguns pufes e bancos, que são opções que não ocupam muito espaço, mas que também são confortáveis.

Item 4: ELETRODOMÉSTICOS

Esse é um ponto que varia de acordo com a necessidade dos moradores e do tipo de espaço que você quer criar.

Áreas gourmets mais simples, apresentam apenas uma pequena geladeira para guardar as bebidas e comidas que precisam ser conservadas. O restante dos eletrodomésticos comuns em uma cozinha, ficam de fora.

Em áreas gourmets mais equipadas, além da geladeira podemos encontrar também: freezer, fogão ou cooktop, chopeira, adega… Vai depender do cliente.

Item 5: DECORAÇÃO

Nesse item, a ajuda de um profissional de design de interiores será fundamental! Na 123Projetei temos um setor especializado em design que cria verdadeiras obras de arte!

Se a sua intenção para a área externa é um espaço mais clean e em tons neutros, uma dica é criar pontos focais de cor, como almofadas, pendentes e quadros decorativos.

Já se você deseja um espaço mais vivo e com tons vibrantes, uma possibilidade é investir em ladrilhos e azulejos decorados.

Outra tendência muito atual é deixar esse cômodo mais rústico, usando muitos móveis de madeira e itens decorativos na cor marrom.

área gourmet

Neste artigo você conferiu 5 itens da área gourmet que são essenciais. Se você der atenção a todas as dicas temos certeza de que seu espaço ficará sensacional!

Seja qual for o estilo que você escolher para a sua área gourmet, a 123Projetei está do outro lado da tela do seu computador ou celular, para te ajudar! Somos uma grande equipe que já realizou mais de 1000 projetos pelo Brasil inteiro, cujo principal compromisso é ver seu sonho sendo realizado.

Não deixe para amanhã o que pode ser iniciado hoje!

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta