A iluminação ajuda diretamente na caracterização dos ambientes. Ela faz parte de todo o clima criado, a cor da luz, luminária escolhida, tudo isto faz parte da criação de um espaço agradável e convidativo. Ela é parte fundamental na sensação de bem-estar ou daquela sensação de entrar em um lugar e achar ele muito bonito. 

Utilizando de maneira correta pode te ajudar a manter o ambiente muito mais bonito e bem aconchegante, além de dar um toque especial à decoração, porém, para conseguir esse resultado é importante se atentar a alguns detalhes.

O primeiro ponto para ter sucesso na iluminação é ter bem definido como o layout do ambiente será, pois, dessa forma você saberá o que deve ou não deve ser valorizado com as luminárias de teto.

O projeto deve ser harmonioso e também funcional. É preciso lembrar que além do fator decorativo, uma boa iluminação facilita as atividades diárias (uma disposição equivocada ou de baixa qualidade das luminárias pode até atrapalhar as tarefas básicas que serão realizadas no local). Além de valorizar o espaço, realçando e destacando as cores, texturas e combinações, as luminárias por si só podem se tornar o grande destaque da casa!

Com algumas dicas para escolher a iluminação certa, você criará a atmosfera perfeita, por isso, vou te ajudar a escolher entre luminária, pendente ou paflon!

Não perca essa oportunidade, baixe o catálogo agora mesmo!

Pendentes

pendente bom

Esse modelo é ótimo para quem deseja criar ambientes aconchegantes. Por isso, são excelentes escolhas para ambientes em que se deseja estar relaxado, como a sala de estar e a mesa de jantar.

Os pendentes podem ser instalados tanto no centro da sala ou quarto quanto em cantos. São uma ótima opção para mesas de jantar e também excelentes opções para individualizar uma peça de arte ou um quadro.

O importante é prever o ponto do pendente centralizado com o móvel ou elemento que deseja destacar. Por isso, a importância de um projeto para que o eletricista possa executar o ponto de elétrica de forma exata. Do contrário, esse costuma ser um erro muito comum e o visual final não favorece o ambiente.

A altura do pendente é outro ponto em que as pessoas costumam errar: em caso de mesa de jantar, o ideal é o pendente estar a 60 a 70 cm da mesa, mas isso não é uma regra. Pode variar de acordo com o modelo do pendente. Uma boa dica é acompanhar a instalação e ir visualizando e regulando o fio para cima ou para baixo e tentar visualizar o pendente próximo à altura dos seus olhos. Neste caso não é confortável ter uma lâmpada muito forte no pendente, pois incomoda na hora das refeições, uma vez que a pessoa estará sentada e com a iluminação direcionada para baixo.

Coluna

coluna da boa

As luminárias colunas são recomendadas tanto para os ambientes com o pé direito baixo pois ampliam a parede, fazendo com que se pareçam mais altas, tanto para os de pé direito duplo, valorizando o pendente e deixando o ambiente “chique”.

Paflons & Spots

3

A maioria dos ambientes que precisam ser bem iluminados precisam de luminárias plafon. Cozinha e escritório são exemplos de ambientes que pedem esse modelo. São peças mais discretas e que se adequam a qualquer cômodo.

Existe o plafon de embutir e o plafon de sobrepor, a diferença deles é pela aplicação. O de embutir é perfeito para ambientes com um forro ou sanca de gesso ou madeira, já o de sobrepor é mais indicado para ambientes que a luminária será aplicada diretamente na laje. Além disso, cada um tem uma forma decorativa diferente, os plafons de embutir costumam ser mais discretos.

Os plafons em cozinhas, banheiros e áreas de serviço devem ser preferencialmente lisos, para facilitar a limpeza e manutenção. Os plafons mais decorativos e com mais detalhes podem ficar na sala de estar, jantar e quartos.

Eles possuem iluminação direta e indireta. A diferença entre eles é simples, na iluminação direta é possível ver a fonte de luz diretamente, já a indireta é necessário que haja uma superfície lisa para refletir a luz. A escolha de cada uma varia de acordo com a sensação desejada no ambiente.

Para a sala de estar, você pode utilizar um plafon como uma iluminação central, utilizando lâmpadas com uma intensidade mais forte. Dependendo do tamanho do ambiente, você pode utilizar spots (que são “mini” paflons). Já nos quartos é aconselhável utilizar o plafon como iluminação principal, passível de ser unido a um dimmer para regular a intensidade da iluminação.

Luminárias

Fonte: Boreal LED

Além de ter a função de iluminar o espaço por completo, as luminárias de teto são um ponto decorativo do ambiente.

Esse modelo é ótimo para quem deseja iluminar de forma simples e barata, as luminárias são compostas por lâmpadas LED, sendo assim, uma fonte de iluminação forte e barata!

Na hora de escolher sua luminária de teto, você deve optar por um modelo de acordo com seu gosto e estilo da decoração do cômodo, pelo fato de ser LED a luz será, por padrão, branca, gerando assim, um sentimento de ambiente “frio”.

Caso o seu ambiente possua forro ou sanca de gesso, utilizar luminárias de teto de embutir é uma boa ideia, principalmente se você busca uma decoração mais clean para o ambiente. O forro de gesso também pode ajudar bastante a iluminar pontos específicos do ambiente, além de podermos também utilizá-lo para conseguir uma iluminação indireta.

Fique ligado!

Nosso blog disponibiliza inúmeros posts sobre pontos decisivos na sua obra, como manuais e eBooks gratuitos, além de disponibilizar artigos sobre decoração e pequenas ações que influenciam na sua residência (ou empreendimento).

Com atenção,

Lucas Souza.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta

This Post Has 2 Comments

  1. Andrea Palmeira

    Obrigado pelas dicas. Estou estudando para ser decoradora e as matérias de vcs ajudam bastante.

    1. Lucas

      Olá Andrea, fico muito feliz por ter gostado! Tudo aqui é feito com muito carinho e atenção para todos nossos seguidores.
      Fica ligada que nosso blog sempre vai ser atualizado com diversos assuntos que você pode se interessar, abraço!