A madeira é um dos materiais mais requisitados para a construção e acabamento de projetos arquitetônicos, devido sua qualidade e durabilidade. A madeira é bem versátil, pois podemos utilizá-la tanto na parte interna como na parte externa de casas, comércios e empreendimentos

Desta forma, é comum encontrar madeira desde no formato de painéis de televisão até em revestimentos do chão ao teto na fachada.

Você deve ter se perguntado ao ver o título desse artigo “Monise, como fica a questão de preservação florestal? Como utilizar a madeira em tempos que falamos tanto sobre sustentabilidade?”.

Bom, realmente existe um apelo mundial que visa soluções construtivas menos agressivas ao meio ambiente, dado que, felizmente a população está adquirindo responsabilidade ambiental e buscando alternativas de menor impacto. Escrevi outro artigo apresentando algumas dessas alternativas que englobam tanto a tecnologia como hábitos cotidianos, você pode conferir a leitura pelo link abaixo:

Casa Sustentável: o guia definitivo de práticas e alternativas sustentáveis

Respondendo a pergunta de maneira sucinta, a madeira que geralmente é usada na construção civil é originada de florestas plantadas, ou seja, são espécies de árvores de rápido crescimento cuja finalidade é unicamente servir de matéria-prima. 

Concordo que é ingenuidade afirmar que o método extrativista não existe mais, principalmente sabendo que muitas comunidades tratam a exploração como fonte de renda. Contudo, o atual modelo de cultivo para fins comerciais se mostra sustentável devido sua perenidade e com baixo impacto ambiental, como é classificado pela Analise do Ciclo de Vida do material.

Além disso, o concreto, o tijolo e o aço, que são tão comuns na construção civil, demandam muita energia para sua produção, item que descartamos com a madeira. 

Fonte: Ferguson, I. La Fontaine, B., Vinden, P., Bren, L. Hateley, R. E Hermesec, B., Environmental properties of Timber, 2006.

MÉTODO CONSTRUTIVO

Já cogitou construir uma casa de madeira? Enfatizo que graças as florestas plantadas e ações de reflorestamento, a utilização da madeira como um sistema construtivo é considerado ecologicamente correto, desde que ela seja certificada pelo IBAMA. Isso é ótimo pois o material provenientes de reflorestamento são tão eficientes e de qualidade quanto as nativas. Não diferem em nada.

É tudo uma questão de saber escolher a espécie correta visando suas propriedades para assegurar a vida útil da edificação. E essa escolha depende de vários fatores como: o desempenho desejado; a localização da obra; a agressividade do entorno; os recursos disponíveis – orçamento, equipamentos, mão de obra, etc.

Alguns mitos também precisam ser quebrados, por exemplo, a madeira não é um material de baixa resistência ao fogo. Então, quando alguém te falar “não construa com isso, é mais fácil da sua casa pegar fogo” você responderá que leu meu artigo e que sabe que a madeira, quando bem dimensionada tem uma resistência ao fogo superior a outros materiais. 

Acontece assim: a camada mais externa da madeira quando exposta a chamas, alastra o fogo até ser carbonizada, a partir daí ela se torna um isolante térmico e ajuda no combate do incêndio. Em seu interior, ela mantém suas propriedades resistentes.

comportamentomadeira

TIPOS DE MADEIRAS

No decorrer do tempo as indústrias de aço e concreto tiveram um alto investimento em pesquisa o que proporcionou a concepção de projetos de excelente qualidade. 

Apesar de a madeira não possuir os mesmos privilégios, quando usada como estrutura disputa com esses materiais de forma igualada e devemos isso as propriedades mecânicas que a mesma carrega. Afinal queremos um material resistente à forças externas e internas na nossa construção, estou certa?

A madeira tem um bom comportamento mecânico tanto em razão da tração quanto da compressão. Para entender melhor o processo, se você está lendo este artigo pelo celular aperte o aparelho com as mãos – pode ser de maneira paralela ou inclinada – pronto, isso é a força de compressão.

Agora, se em vez de pressionar, você puxar em direções diferentes, está forçando o material a tracionar. Portanto, quando ela está sofrendo esforços de compressão, forças externas atuam em seu corpo tentando diminuir o volume e na tração ocorre uma tendência de prolongar e dividir as células.

A escolha da madeira está ligada diretamente com a resistência desejada. Amigos, existem diversas espécies que podem ser utilizadas. Algumas possuem vantagens naturais de relutância a fungos e cupins, enquanto outras você precisará utilizar reagentes químicos para sua proteção.

 Além disso, ela pode ser encontrada em diferentes formas, tais como: madeira em tora, madeira serrada, madeira laminada cortada, madeira compensada e madeiras constituídas. Dentre os tipos mais usados posso citar:

USOS DA MADEIRA

Ter conhecimento da grande variedade de madeiras é importante para sabermos como utilizá-las da maneira mais adequada. É um material que aparece em todas vias de um projeto arquitetônico, seja de forma temporária como em escoramentos, formas e andaimes, seja de forma definitiva como em vigas, terças e pilares.

Eu, além de contribuir com conteúdos para vocês, sou uma grande fã dos projetos da 123Projetei e depois de acompanhar cerca de 400 criações, afirmo que meus projetos preferidos possuem detalhes com esse material.

Esse material é muito versátil e pode denotar composições rústicas e modernas, de acordo com o gosto pessoal de cada cliente. Acompanhe comigo alguns dos seus usos!

Revestimento de madeira

Podemos dizer que o revestimento de madeira é um clássico atemporal, ele nunca sai de moda. É a primeira opção de muitas pessoas, pois proporciona um tipo de sinestesia, pois só de olhá-lo você se sente aconchegante, confortável e a casa fica com cara de “lar”. Além disso, o isolamento térmico e acústico combinado com a resistência, faz com que a madeira consiga diminuir os custos da obra.

Confira comigo algumas fachadas onde empregamos a madeira para você se inspirar! O resultado final foi digno de um visual moderno e rústico ao mesmo tempo:

revestimento de madeira

Projeto 115

Divisórias de madeira

Para as divisórias é comum a utilização de derivados da madeira como compensado e MDF por ser de fácil instalação, manutenção e pela variedade de cores disponíveis. Ter divisórias no seu projeto cria um tipo de “semi-integração” com os ambientes, pois os cômodos não ficam completamente separados – como seria com a parede de alvenaria –, mas possibilitam uma leve divisão.

divisória de madeira

Deck de madeira

Além da beleza e do aconchego que o deck de madeira proporciona, ele oferece uma sensação térmica melhor em contato com a pele quando comparado aos pisos de porcelanato. Tem a vantagem também de cobrir um piso irregular, trazendo melhor segurança e conforto para os moradores que transitarão sobre.

deck de madeira

Escada de madeira

A escada de madeira pode se comportar como um item de decoração para o seu projeto e não precisa ser usada unicamente com estilo rústico – a não ser que você queira –, ela pode ser tão moderna quanto uma escada de concreto. Você também pode optar por misturar diferentes elementos, como um guarda corpo de vidro.

escada de madeira

Esquadrias de madeira

Trazem um toque contemporâneo e rústico para a parte externa da construção. As portas e janelas de madeira valorizam o projeto, mas devem receber uma atenção especial, pois ficam expostas a intempéries.

Frontal-Rustica-350

Pisos de madeira

Tacos, assoalhos e parquetes são alguns dos nomes de diferentes pisos de madeira, e a diferença entre eles tem a ver com a espessura e largura das ripas (tábuas) de madeira que compõem o piso e também por sua forma de aplicação. Algumas vantagens dos pisos de madeira são: alta resistência ao tempo, possibilidade de raspagens que deixam o piso quase novo após anos de uso, conforto térmico e agradável sensação ao usuário.

102

Pergolado de madeira

O pergolado é um dos meus itens arquitetônicos preferidos e sei que é o de muitos clientes também. Quando feito de madeira fica perfeito em jardins, quintais, garagens, e onde mais você desejar. É visualmente muito bonito, útil e tem um custo acessível.

194

CUIDADOS COM A MADEIRA

Siga essa dica para a vida: se você deseja que algo dure, é preciso cuidar. Nem tudo são apenas vantagens, por exemplo, a madeira por ser suscetível ao ataque de insetos e cupins, as peças podem ficar comprometidas, exigindo a aplicação de proteções. 

Isso é intensificado quando a edificação usa madeiras econômicas que são mais vulneráveis. Então ao realizar sua construção, fique atendo a esses cuidados:

CASE 123PROJETEI

Conversei com a cliente Simone Hoch sobre seu projeto que está em processo de criação para compartilhar com vocês. Afinal, nada melhor do que a opinião de uma pessoa que esteve na mesma situação que você, não é? Será uma casa de 2 pavimentos inteira de madeira com exceção das partes úmidas – banheiro, lavanderia e cozinha. Confira:

Em sua cidade é comum a utilização da madeira como um método construtivo?

Simone: Na verdade não. Claro que há muitas construções de madeiras antigas, casas de trinta, quarenta, cinquenta anos ou até mais por aqui… Mas percebo que hoje as pessoas estão substituindo por casas de alvenaria.

Ainda tem algumas pessoas que optam pela madeira, mas são raras. Acredito que o que pesa nessa decisão ainda é o custo mais baixo da construção, no caso da madeira, ou até a questão dos financiamentos bancários, pois hoje não existe crédito, por exemplo, MCMV para casa de madeira.

O que te levou escolher a madeira em vez da alvenaria convencional que é tão comum em nosso país? A preservação do meio ambiente contribuiu para essa escolha?

Simone: Uma das primeiras coisas foi a beleza da madeira em si. Eu entrei numa casa linda uma vez e fiquei apaixonada… Então comecei a pensar nessa ideia…

Aí com o tempo, vendo videos sobre o assunto fui descobrindo e aprendendo sobre essa questão do meio ambiente.

O quanto a construção de madeira é importante nessa questão da preservação e fiquei mais empolgada ainda. Claro, desde que a madeira seja certificada.

Como será seu projeto? É uma casa térrea ou sobrado?

Simone: Minha casa vai ter mais ou menos 110m², vou fazer com dois pavimentos, somente a parte úmida que vai ser de alvenaria: banheiros, lavanderia e cozinha.

O restante de madeira, inclusive o forro/assoalho da parte de cima vai ser de madeira. Telhado cerâmico, janelas com vidro pra aproveitar melhor a luz natural. Estou ansiosa pra começar!

Na sua concepção as vantagens da madeira sobressai as desvantagens?

Simone: O que pesa na escolha entre a madeira e a alvenaria é principalmente a questão cultural. As pessoas acostumaram com a alvenaria, as vezes nem lembram da madeira e existem vantagens e desvantagens tanto numa como na outra em vários aspectos.

Acredito que o conforto e o aconchego que a gente sente quando entra em uma casa de madeira é uma das vantagens. 

Outra coisa é o custo. A rapidez da construção da madeira, levando em consideração a diminuição do desperdício do material, sem contar a questão ambiental, pois é um item renovável. 

Muitos dizem que a madeira é mais difícil a manutenção… Mas eu acho que não… Assim como temos que imunizar/envernizar uma casa de madeira de tempos em tempos, a alvenaria também precisa de pintura, por exemplo.

Então não vejo diferença no cuidado e conservação visto que temos casas de madeira bem antigas que provam a durabilidade delas. Tudo depende de qual tipo de madeira você vai utilizar e da imunização por causa de cupins.

Uma desvantagem talvez seja ainda a questão da mão de obra. Não se acha um bom construtor de casa de madeira tão fácil como se acha um bom pedreiro. (Nesse caso levei sorte… Vou poder contar com a ajuda do meu sogro 😃) 

Está tranquila com a 123Projetei te auxiliando nesse momento importante?

Simone: Com certeza a 123Projetei está sendo uma importante participação nesse momento da minha vida. Com muita paciência, me ajudando a desenvolver meu projeto, me auxiliando nas minhas escolhas, para que eu consiga em breve realizar o meu sonho!

Gostaram do bate-papo com a Simone? Creio que agora você está ciente do leque de possibilidades do uso da madeira na indústria civil e seus devidos cuidados. Para qualquer que seja a construção de madeira é preciso atentar aos detalhes, isso garantirá sucesso e qualidade no seu projeto.

Ter um conhecimento mínimo desse material tão nobre evitará que você caia em mitos compartilhados e a veja como uma solução resistente e maleável para sua casa. Nesse sentido, me refiro tanto ao aspecto estrutural como na versatilidade arquitetônica para decoração.

Espero ter te ajudado com esse artigo! Aproveite sua visita em nosso site para ler outras matérias da nossa equipe de criadores de conteúdo. Tem muita coisa massa aqui que vai te ajudar antes, durante e após sua construção.

Continue nos acompanhando e lembre-se que você pode compartilhar o artigo pelos botões abaixo e espalhar conhecimento. Grande abraço!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has 4 Comments