Se você está procurando modelos de escadas para sobrado pois pretende construir um sobrado, está no lugar certo! Afinal, existem tantos modelos de escadas disponíveis, com formatos e acabamentos diferentes que pode deixar qualquer um indeciso na hora de escolher.

Além disso, é de conhecimento geral a utilidade essencial das escadas – locomoção de um pavimento para o outro. Porém, ela também se comporta como um item de decoração e transforma o visual da residência. Por exemplo, imagine um sobrado com pé-direito duplo, a altura por si só já é um grande atrativo. Em conjunto com a escada faz com que todos os olhares sejam direcionados para o espaço.

Por esse motivo, resolvemos te ajudar! Este artigo vai te apresentar modelos de escadas, partes que compõe a escada, formatos que ela pode ter, estrutura e os principais materiais utilizados. Todas as imagens deste post são de projetos prontos da 123Projetei e você pode conferi-las em nosso site e-commerce!

Elementos dos modelos de escadas

Os elementos que fazem parte da escada geralmente são os mesmos em todos modelos, mas pode variar um item ou outro. Por exemplo, nem sempre é preciso ter um patamar de descanso, segundo lance ou espelho do degrau. Principalmente se a escada for posicionada em um espaço limitado, pois assim, cada centímetro é bem valioso.

partes da escada

Modelos de escadas

Para definir o melhor modelo de escada, o projeto arquitetônico e o estilo de vida dos moradores precisam estar de acordo com o tipo escolhido, já que existem diversos modelos de escadas. 

Por isso, a ajuda de um profissional da área da Engenharia ou Arquitetura é de muita importância para definir o modelo ideal no seu projeto. O profissional irá avaliar junto contigo o espaço que a escada poderá ocupar; a altura que deve alcançar; o orçamento disponível para a execução; as necessidades da sua família e seus gostos pessoais de decoração.

Modelo de escada reta

Esse é o modelo de escada mais comum e simples! A escada reta possui um único seguimento, ou seja, não há cantos ou curvas. No entanto, dependendo da altura que precisará atingir, pode ter um patamar para descanso. Sua execução é a mais simples principalmente quando é uma escada de degraus fechados, por isso, acaba sendo a mais utilizada quando o cliente pretende economizar na execução do projeto.

Outra vantagem é a otimização do espaço. Afinal, a escada reta geralmente fica colada na parede, sem atrapalhar no espaço disponível dos móveis e com ela é possível aproveitar toda área embaixo dos degraus. Portanto, seu “vazio” pode se transformar em um depósito/despensa, um lavabo, um lugar reservado para plantas ou um mini-bar. Você escolhe!

Se você não possui muito espaço disponível mas quer uma escada reta e moderna, há a opção de inovar no estilo dos degraus. Modelos de escadas com degraus vazados ou em cascata garantem um visual diferenciado e contemporâneo.

Quando vazados, a escada pode ser sustentada por uma viga central ou simplesmente fixada na parede, com uma estrutura reforçada embutida, dando a impressão que a escada está flutuando. Por outro lado, o formato cascata, forma um “zigue-zague”. Assim, com esse modelo, você consegue criar mais leveza ao ambiente. Entretanto, esse degrau é um dos mais caros para se incluir no projeto e precisa ser executado com conhecimentos técnicos específicos.

Modelo de escada em L

A principal característica do modelos de escadas em L é o canto de 90º que ela possui, sendo obrigatório o patamar – que pode ficar em diferentes alturas. Ou seja, ela muda de direção depois de alcançar determinada altura. Como resultado, esse tipo de escada deixa o ambiente “limpo” e é ótima para cômodos reduzidos, por ocupar menos espaço.

Pode ser uma opção mais confortável para famílias que tem idosos e crianças em casa, devido ao patamar de descanso. Basta combinar com um corrimão reforçado que proporcione segurança à quem segurar. Lembrando que uma escada é confortável quando foi bem projetada, respeitando as relações de proporção entre os elementos e pensando no bem estar dos moradores.

Modelo de escada em U

O modelo de escada em U é àquela que muda sua direção em 180º. Seu desenho visto em planta baixa é exatamente o formato da letra que dá seu nome.

Modelos de escadas em U exigem um cômodo maior para a execução, pois ocupa bastante espaço. É muito utilizada quando se deseja um ambiente mais moderno e sofisticado, onde a escada se torna o centro das atenções na residência. Portanto, em sobrados com pé-direito duplo, a escada em U é uma ótima opção! Combina muito com a parede envidraçada.

Nesse modelo o patamar é algo obrigatório, e geralmente maior que nas escadas retas ou em L. Esse patamar é inserido no meio da estrutura, e só assim configura o formato em U da escada. Quando o morador chega a este patamar, os degraus mudam de direção, e levam-no para o sentido oposto.

Modelo de escada leque

A característica que define o modelo de escada leque são os degraus em seu patamar. Portanto, ela pode ter tanto o formato em L como em U, a diferença fica realmente por conta do patamar onde também vemos degraus, havendo uma certa diminuição da área de pisada. Desta forma, o modelo não possui o “descanso” das outras escadas citadas.

Modelo de escada helicoidal ou escada caracol

Esse modelo de escada dá voltas em si mesma e geralmente é por meio de uma viga central fixa. Sendo assim, é muito utilizada em ambientes compactos quando o raio construído é próximo da viga central. Entretanto, com raio limitado ela acaba possuindo a desvantagem de ser difícil o transporte de móveis de um pavimento ao outro, pesando bastante na escolha do morador.

Em modelos de escadas mais econômicos da escada caracol, é possível encontrar opções “prontas” no mercado, interessante para quem está com o orçamento apertado. Assim, você deve avaliar se a simplicidade ou a estética é mais importante para você. Afinal, ela também pode ser um item caro e sofisticado.

Também encontramos esse tipo com o nome de “escada circular”. O raio afastado da viga central torna a escada imponente e combina muito com salas de estar amplas e altas. Sobrados modernos e luxuosos são o par perfeito para esse modelo

circular

Materiais utilizados nos modelos de escadas

Depois de ter definido o modelo de escada que terá em seu projeto, é necessário decidir os materiais que serão utilizados na construção dela. Atenção pois esta é uma parte muito delicada para você que está no processo de escolha do modelo ideal. Afinal, é preciso que analise com calma para que no futuro não ocorra arrependimentos.

É comum usar mais de um material, fazendo uma combinação entre os elementos. Principalmente para o guarda-corpo onde o vidro tem se tornado cada vez mais procurado. O metal para o corrimão é outra opção versátil que combina com diferentes materiais.

Escada de concreto

Escada de concreto é a mais utilizada na maioria dos casos. Afinal o concreto é adequado aos diferentes modelos de escadas – que já vimos nesse artigo -, é seguro e econômico. Portanto, para um resultado impecável, deve ser executado com serviços especializados. 

Como exemplo temos o guarda-corpo de vidro misturado com a escada de concreto.

Escada de madeira

Quer um visual mais rústico? Então a madeira é o indicado para você. Escadas em madeira podem se tornar um belo item de decoração para o ambiente e não precisa ser usada unicamente com estilo rústico – a não ser que você queira –, ela pode ser tão moderna quanto uma escada de concreto.

Escada de granito

Escada de granito possui excelente custo-benefício. Além disso, deixa o ambiente mais requintado. Afinal, o granito é resistente a riscos, manchas, impactos e variações de temperatura.

No Brasil você encontra granitos com diferentes tonalidades, podendo escolher o que se encaixa mais com o seu gosto pessoal. Apenas tenha cuidado com peças muito polidas.

Escada de mármore

Escadas de mármore criam um visual minimalista e sofisticado para os ambientes. É considerado um material nobre, caro e muito luxuoso. Um ponto positivo é o conforto térmico que proporciona, por ser uma rocha fria.

No entanto, apesar de ser mais cara em relação ao granito, possui menor resistência a manchas, riscos e com o tempo pode perder seu brilho. Portanto, nunca o deixe em contato com água e produtos químicos, pois absorve com facilidade.

Escada de metal

A utilização de escadas metálicas nas construções tem se tornado algo cada vez mais comum, se destacando pela leveza e segurança proporcionada ao ambiente. 

As escadas de aço são bem populares e muito utilizadas em variados projetos e construções. Funciona da mesma forma que uma escada de concreto ou madeira, sem limite de tamanho, altura e espaço. Por isso, pode-se obter um resultado incrível com uma aparência moderna e industrial.

No exemplo de trouxemos, há a mistura do metal com a madeira para criar o acesso ao mezanino do projeto.

A escolha do modelo de escada ideal para sua casa não precisa ser complicado, como te mostramos nesse artigo! Sendo assim, esperamos que você e seu projetista consigam juntos definir o modelo levando em consideração o seu estilo de vida, sua rotina e gostos pessoais.

Portanto analise o espaço disponível e suas necessidades, pesquise bastante e conte com o apoio da 123Projetei para projetar sua escada e deixar o espaço impecável.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e esteja animado para projetar um ambiente especial para seus familiares.

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has One Comment