Ter uma casa confortável e bonita é o sonho de todos. Cada família possui desejos e necessidades específicas que precisam ser analisadas para que o projeto reflita o estilo de vida dos moradores.

O terreno disponível para construção é outra pauta que precisa ser analisada com cautela. Pois, dependendo da metragem, teremos construções completamente distintas no momento de escolher entre casa térrea e sobrado.

Esse artigo tem como finalidade mostrar as vantagens da construção de um sobrado e apresentar motivos que justifiquem essa escolha.

 

1 APROVEITAMENTO DO TERRENO

Possivelmente o tópico mais importante. Ao expandir seu projeto para um pavimento superior, a casa dobrará o espaço útil no qual pode ser construída, fazendo com que os ambientes internos tenham mais espaço.

Além disso, dependendo do tamanho do terreno, há a possibilidade de ter cômodos específicos – que antes não seriam viáveis – como uma biblioteca, uma sala de jogos ou um escritório.

Se você possui um terreno pequeno, o sobrado ajudará na melhor disposição dos cômodos para o conforto de todos e resolverá o problema da falta de espaço. Em alguns projetos, torna-se a única solução para atender as necessidades dos moradores, principalmente nas famílias grandes.

Desta forma, “o céu é o limite”. Pois diante da falta de metragem do terreno, a verticalização do projeto significa ter uma casa tão útil e funcional como seria na construção térrea.

Fachada do Projeto 115

 

2 PRIVACIDADE

Ao optar pela construção de um sobrado, você consegue separar os ambientes privados dos ambientes de uso em comum. Ou seja, quartos, banheiros e suítes, poderão ficar no pavimento superior enquanto sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo – e outros ambientes de uso em geral –, ficarão no térreo.

Até mesmo a utilização de sacadas fica mais privativa, pois há a alternativa de cada quarto ter a sua para desfrutar da vista panorâmica da residência. Essa separação é extremamente importante para algumas pessoas e deve ser considerada na realização do projeto.

Planta Humanizada do Projeto 159

 

3 FACHADAS IMPONENTES

Seu sonho é ter uma fachada moderna? Uma fachada no qual as pessoas parem na rua para admirar? Você irá conseguir facilmente ao construir um sobrado.

Para famílias caseiras, que passarão boa parte do seu tempo livre no conforto de sua residência, ter uma fachada na estrutura vertical – que só sobrados permitem – proporciona uma estética diferenciada, onde é possível exagerar de diferentes formas geométricas, linhas retas e vistas com sacadas.

Fachadas de sobrados são em geral visualmente atrativas e você pode personalizar como preferir: com platibanda ou telhado aparente, pé direito duplo ou não, vidro ou alvenaria, revestimento em madeira ou em pedras. Você escolhe!

Fachada do Projeto 262

 

4 MAIS ESPAÇO PARA A ÁREA GOURMET

Se você possui um terreno limitado, construir um sobrado pode fazer com que você tenha pelo menos um espaço pequeno para a área gourmet.

Nesse momento, a ajuda de um profissional é essencial pois ele irá avaliar todas as possibilidades para te apresentar. Por exemplo, se o espaço é apertado, o ideal é localizar a área gourmet próxima a cozinha ou até mesmo utilizar o mesmo espaço dedicado a garagem.

Agora, se você possui um terreno amplo e optou em construir um sobrado, você terá mais área livre para aplicar na área gourmet. As opções são diversas: edícula, piscina, quadra para jogos, um grande gramado, etc.

Área Gourmet do Projeto 235

 

5 VENTILAÇÃO E LUZ NATURAL

Sobrados recebem mais ventilação e iluminação naturalmente, comparado a uma casa térrea, devido sua altura e as grandes janelas. Assim, proporcionando melhor conforto térmico para os moradores e diminuindo os gastos com climatização e iluminação artificial.

Pode-se empregar também estratégias arquitetônicas que melhoram mais esse quadro, por exemplo, Ventilação Cruzada. Que ocorre quando as aberturas laterais – de paredes e janelas – ficam em direções opostas ou adjacentes, aumentando a velocidade do ar circulado e permitindo que ele entre por um lado e saia pelo outro.

A ventilação pode proporcionar projetos mais espaçosos e iluminados, o que pode reduzir significativamente o custo de energia elétrica, devido a irrelevância de ar-condicionados ou lâmpadas durante um bom período do dia.

 

6 PREÇO DE VENDA

Construir um sobrado é investir.

Esse tipo de imóvel apresenta uma excelente valorização no mercado, então se futuramente você pensar em vendê-lo terá um bom retorno financeiro. O motivo disso? A construção de um sobrado permite maior liberdade de estratégias arquitetônicas atrativas aos olhos: como uma escada moderna e ambientes com janelas do chão ao teto.

Além disso, todos os tópicos citados anteriormente possuem peso na valorização do imóvel. A possibilidade de fachadas modernas e sacadas, a privacidade do pavimento superior, os ambientes maiores e arejados, o espaço para a área gourmet bem aproveitado, tudo isso agrega valor.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta

This Post Has One Comment