Móveis planejados ou móveis sob medida? Se você está com dúvidas sobre qual móvel escolher para o seu projeto de Design de Interiores, continue a leitura!

Hoje em dia os moradores priorizam muito a funcionalidade. Antigamente era comum vermos no mercado armários menores, hoje, eles vão do piso ao teto aproveitado cada canto do espaço.

Móveis planejados e sob medida, além de proporcionar um visual mais bonito e moderno, servem para organizar a cozinha – ou quarto, ou qualquer outro cômodo da sua casa. 

Você sabia que a escolha entre os móveis sob medida e móveis planejados tem muito a ver com os gostos pessoais dos moradores? Ou seja, o seu estilo de decoração preferido e estilo de vida podem ser o fator decisivo para essa escolha.

 QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MÓVEIS PLANEJADOS E MÓVEIS SOB MEDIDA?

Móveis Planejados

Os móveis planejados possuem medidas de fábrica padrões. As modulações são definidas e não podem ser alteradas. Geralmente são projetados e montados de 5cm em 5cm ou de 10cm em 10cm.

Por exemplo, se você quer fazer um guarda-roupas planejado para o seu quarto, vai conseguir os móveis na fábrica com essas modulações de 5cm em 5cm ou de 10cm em 10cm. E pode ser que não se encaixe perfeitamente no seu cômodo.

Quando o móvel planejado não se encaixa perfeitamente no cômodo e fica um “vão” feio, é preciso fazer uma emenda. Chamamos essa emenda de arremate. Portanto, podemos dizer que essa é a grande desvantagem de optar pelos móveis planejados. Pois o arremate pode ficar com um aspecto grosseiro, em desarmonia com o restante do móvel.

Outra desvantagem é em relação as cores. Como são móveis feitos em fábrica e com dimensões padrões, as cores acabam sendo padrões também.

design de interiores 123projetei

Móveis Sob Medida

Os móveis sob medida são personalizados e podem ser projetados de 1mm em 1mm. Grande vantagem em cima dos móveis planejados! Ou seja, você vai conseguir aproveitar cada espacinho do seu cômodo. Nada vai sobrar, tudo será aproveitado.

Principalmente para quem tem um projeto pequeno, aproveitar cada espaço com móveis sob medida é muito importante. Eles garantem que sua casa seja funcional e confortável.

Outra diferença e vantagem dos móveis sob medida é a possibilidade de misturar materiais.

Por exemplo, misturar MDF com Madeira Maciça para os armários da cozinha ou fazer armários com portas de vidro para o seu closet. Esse tipo de personalização é bem mais fácil de conseguir com o marceneiro em vez de uma loja de móveis planejados.

Essa personalização dos móveis sob medida também vale para as cores utilizadas e os tipos de puxadores.

armario suspenso planejado

QUALIDADE DOS MÓVEIS PLANEJADOS E SOB MEDIDA:

Ambos os tipos não são insuficientes nesse quesito. O que queremos dizer com isso? Ambos possuem excelente qualidade desde que você contrate um profissional ou fabricante adequado.

A qualidade é variável quando comparamos as lojas e a matéria prima que utilizam para a fabricação dos móveis. Por isso, fique atento com as especificações da madeira e das ferragens utilizadas – corrediças, dobradiças, trilhos, puxadores etc.

DIFERENÇA DE VALORES

Normalmente, os móveis planejados são mais baratos quando comparados com o feito sob medida. Isto se deve ao fato de ser produzido em grande escala pelas fábricas, não é um móvel personalizado.

Falamos normalmente, pois tudo na arquitetura depende. E nesse caso, depende da loja ou do marceneiro.

Os móveis sob medida, por serem personalizados e únicos para o seu ambiente, possuem um valor maior. Além disso, a mão de obra de um marceneiro é mais cara também, comparado a uma loja de planejados.

O que acaba encarecendo os móveis sob medida também são os materiais utilizados. Já falamos aqui no artigo que optando por esse tipo de móvel, você consegue mesclar diferentes materiais. Se optar por um material nobre, o valor vai aumentar consideravelmente.

projetos de casas
Clique na imagem e acesse nosso site para conferir dezenas de projetos

TEMPO DE ENTREGA DOS MÓVEIS

Em relação a entrega, os móveis planejados saem na frente com a vantagem de ser entregue em um período curto. Afinal, o móvel já está pronto e o tempo de entrega depende apenas da transportadora.

Já o móveis sob medida, depende do seu projeto e da quantidade peças que precisarão ser fabricadas de modo personalizado. O tempo de execução, apenas o seu marceneiro saberá responder ao certo. Mas é extremamente superior ao tempo de entrega dos móveis planejados.

Conseguiu definir qual é o tipo ideal de móvel para o seu projeto de design? Vimos no artigo que ambos tipos possuem características específicas, vantagens e desvantagens. Se você ficou com alguma duvida, deixe nos comentários!

Aproveite para visitar outros artigos que temos disponívels em nosso blog. Há muito conteúdo gratuito aqui para você, relacionado a design de interiores, arquitetura e engenharia civil!

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta