O que compõe um projeto de paisagismo?

123 Projetei

5 de maio de 2022

O projeto de paisagismo é muito importante para quem deseja obter um bom resultado visual para áreas externas. Ele nada mais é do que uma representação gráfica, contendo todos os detalhes e informações necessárias sobre como o trabalho deverá ser executado, visando criar um ambiente agradável, harmonizando a natureza com a arquitetura.

Elementos que compõem um projeto de paisagismo

Ao elaborar um projeto de paisagismo, é necessário realizar algumas etapas e obter conhecimento de arquitetura e de botânica. Entenda quais são esses passos:

Para criar um bom projeto de paisagismo é necessário entender a necessidade do cliente

paisagismo

Primeiramente, é importante entender e analisar a ideia do cliente e quais são suas necessidades. Dessa forma, o profissional deve explicar como funciona o seu trabalho, introduzindo o paisagismo. 

Além disso, é interessante solicitar possíveis referências para o cliente, do ele gosta ou imagina em seu espaço, se houver alguma. Assim, facilita a compreensão para que o profissional entenda o que exatamente o cliente quer, entrando em sintonia com as ideias.

Observar o local

Após essa etapa, é preciso fazer uma análise do local. Isso significa que o paisagista deverá observar a presença de volumes naturais, como árvores, lagos e rios, ou edificados, como edifícios, casas e muros. Analisando assim, quais elementos deverão ser mantidos ou poderão ser retirados.

Também é importante observar as sombras formadas no local, analisando os tamanhos e quantidades, para definir qual o tipo de vegetação será mais adequado ao ambiente.

Outro ponto para se atentar, é identificar a posição das sombras e da luz solar para decidir qual o melhor lugar para posicionar os móveis, piscinas e espaços de lazer. Dessa maneira, os projetos devem obter a indicação do norte, indicando onde estará o nascer e o pôr do sol. Decidindo, assim, se haverá a necessidade de colocar pontos de iluminação artificial, irrigação e outras adaptações ao local escolhido.

paisagismo

Elaboração do anteprojeto

O anteprojeto, é onde ficarão reunidas todas as informações que obteve até o momento e então, começar a criação das plantas.

Nessa etapa, deverão ser pensadas e propostas as melhores soluções, explorando as possibilidades de formas, volumes, cores e composições das plantas, escolha da mobília e outros elementos que irão compor a paisagem, atentando-se sempre, ao gosto pessoal do cliente.

Após a finalização do Anteprojeto, o paisagista apresentará sua proposta, explicando todos os detalhes ao cliente, que ao avaliá-lo, pode sugerir modificações e alinhar as últimas ideias com o profissional.

Elaboração do Projeto Executivo

A última etapa, é a elaboração do Projeto Executivo, que aprofunda o projeto inicial e define os aspectos técnicos. Aqui são definidos tamanhos, medidas, quantidades, cuidados com o local, como vegetação e móveis, dentre outras especificações.

Com o Projeto Executivo concluído, já se pode colocar o projeto em prática e dar início à construção.

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.