Por muitos anos a área gourmet foi considerada um privilégio para poucos. Devido sua popularização, hoje é encontrada majoritariamente nos projetos arquitetônicos de casas elaboradas e populares. Ou seja, se tornou tendência até mesmo em projetos pequenos.
Isso ocorreu pois houve um ressignificado ao termo de origem francesa. Se antes era exclusividade e estratégia do ramo imobiliário para valorizar o imóvel, agora é visto como um espaço de lazer para receber parentes e amigos em festas, almoços e jantares de forma descontraída.
Além disso, ter uma área gourmet em seu projeto é ter um espaço versátil onde poderá recepcionar visitas e também desfrutar dias de relaxamento e descanso.
O que é uma área gourmet?
É um local na residência que tem a proposta de integração social e culinária. Basicamente é um lugar onde se pode receber familiares e amigos de forma prática e confortável para uma reunião, um almoço, jantar ou simplesmente relaxar.
É um espaço normalmente externo totalmente descontraído e relaxante. Ela pode ser uma varanda, sacada ou terraço e está presente tanto em casas quanto em apartamentos.
É pensando nisso que é um local que precisa ser pensado de forma estratégica e a decoração do espaço, assim como os itens presentes nela precisam estar em conformidade com o estilo da casa e das pessoas que ali residem.
Além disso, a área gourmet é um espaço de lazer. Não pode comprometer a locomoção das pessoas, nem transformar o espaço que você tem em algo disfuncional.
O que precisa na área gourmet?
Os itens da área gourmet vão depender muito do estilo e do espaço que você tem à sua disposição. Porém, reunimos aqui uma lista com 5 itens da área gourmet que são indispensáveis:
Churrasqueira
Existem diversos modelos de churrasqueiras disponíveis no mercado e você pode escolher aquela que esteja de acordo com o seu estilo e que fique bem no espaço. Existem desde as mais compactas até as churrasqueiras enormes com fogão a lenha embutido.
A certa para você vai depender do espaço que você tem no seu lar, como por exemplo, o ambiente externo – o quintal ou varanda – e o interno – a cozinha. É importante saber o tipo de habitação, se é casa ou apartamento.
Revestimento
Os revestimentos terão destaque nessa matéria pois além de serem essenciais para a decoração e estilo da área gourmet, eles serão os responsáveis pela conservação dela.
Eles precisam ser de qualidade, duráveis e ainda de fácil limpeza. Esse é um espaço que acumula muita gordura e poeira, por isso, o ideal é que tudo seja feito com materiais impermeáveis e antiaderentes.
Móveis
Entre as principais características de uma área externa gourmet é que ela é capaz de acolher e reunir pessoas de maneira confortável. É um ambiente agradável e que, para tanto, é preciso saber escolher os móveis.
Perto da churrasqueira, por exemplo, o ideal é ter um balcão para realizar o corte de carnes. O balcão, por sinal, se tornará ainda mais prático se tiver gavetas e prateleiras para guardar utensílios domésticos e alimentos.
Mesas e cadeiras de madeira são uma ótima escolha, pois são práticas de limpar e também muito fáceis de combinar com a decoração do espaço.
Eletrodomésticos
Esse é um ponto que varia de acordo com a necessidade dos moradores e do tipo de espaço que você quer criar.
Áreas gourmets mais simples, apresentam apenas uma pequena geladeira para guardar as bebidas e comidas que precisam ser conservadas. O restante dos eletrodomésticos comuns em uma cozinha, ficam de fora.
Decoração
Se a sua intenção para a área externa é um espaço mais clean e em tons neutros, uma dica é criar pontos focais de cor, como almofadas, pendentes e quadros decorativos.
Já se você deseja um espaço mais vivo e com tons vibrantes, uma possibilidade é investir em ladrilhos e azulejos decorados.
Outra tendência muito atual é deixar esse cômodo mais rústico, usando muitos móveis de madeira e itens decorativos na cor marrom.
Para isso, é interessante recorrer a um design de interiores para acertar e deixar tudo muito bem alinhado com o resto da casa e demais itens.
Estilos de áreas gourmet
A definição do estilo dessa área vai depender muito das pessoas que residem na residência e suas preferências.
Antes de qualquer coisa, é interessante você decidir onde ficará sua área gourmet. Existem 4 tipos mais comuns de arranjos que são: áreas gourmet internas, áreas gourmet externas, varandas gourmet e terraços gourmet. Para definir o arranjo mais adequado é preciso levar em consideração o espaço disponível e as necessidades dos moradores.
Falando em tamanho, esse é outro fator muito importante na definição do estilo. Se seu terreno pode comportar um espaço vantajoso, invista numa área gourmet aberta e ampla.
Você terá mais liberdade para equipá-la com os móveis e eletrodomésticos que quiser e poderá receber uma quantidade maior de pessoas sem deixar de lado o conforto.
Dentre os estilos mais comuns que encontramos por aí, podemos citar:
- Rústico
- Industrial
- Moderno
- Com cobogós
Caso queira saber mais sobre os estilos e qual você se identifica, você pode dar uma conferida nesse vídeo aqui que falamos bastante sobre isso.
Qual a diferença entre cozinha e área gourmet?
Falamos aqui sobre o que é uma área gourmet, os estilos e o que não pode faltar. Mas provavelmente você deve estar se perguntando:
“Qual a diferença dela para uma cozinha?”
De forma bem resumida, a diferença está na montagem e na funcionalidade do ambiente!
Como falamos antes, a área Gourmet é feita pensando em cozinhar, recepcionar e interagir com as pessoas em um só local, algo que normalmente não é possível em cozinhas convencionais.
Falamos bastante sobre como esse ambiente é interessante e dá um up na sua casa, mas é sempre interessante também vermos algumas ideias para nos inspirarmos e saber qual queremos em nossa casa.
Foi pensando nisso que desenvolvemos esse catálogo de áreas gourmet que você pode conferir acessando a imagem abaixo!
Deixe um comentário