Onde eu vou morar? No momento que decidimos que queremos viver em um lugar especial, ficamos sempre na dúvida, não é mesmo? Afinal, eu vou comprar, alugar ou construir a minha casa? Quais são as minhas necessidades e desejos para o novo lar? Onde ela vai estar localizada? Em que lugar devo procurar?

As respostas para estas questões não são simples, escolher onde morar é uma decisão importante e deve ser tratada como tal, pois envolve diversos fatores que devem ser pensados, assim, a 123Projetei veio sanar algumas dúvidas a respeito do assunto.

 

O QUE É INDISPENSÁVEL?

 

Antes de escolher se irá comprar, alugar ou construir o seu novo lar, primeiro, deve-se pensar em quais são as suas prioridades, como a quantidade de quartos e banheiros necessária, o tamanho mínimo que o imóvel precisa ter para oferecer qualidade de vida a você e a toda a sua família e se algum tipo de cômodo é totalmente essencial, como um escritório, uma área de serviço, entre outros. Esta é a pergunta principal, pois o novo lugar onde você irá morar precisa ter todos esses requisitos.

 

QUAIS SÃO OS MEUS DESEJOS?

 

Temos certeza que você quer algo que onde você reside não possui, portanto, agora chegou o momento se pensar a respeito disso, esses aspectos podem ajudar, e muito, na tomada de decisão, lembre-se apenas que, esses fatores não são a sua prioridade, mas você tem certeza que se a casa onde irá morar tiver essas condições, ela será muito melhor.

 

OPÇÕES

 

Com essas duas listinhas em mãos, chegou a hora de avaliar todas as suas opções, que envolvem as formas de como adquirir um imóvel para morar: comprar, alugar ou construir. É importante lembrar que, todas as possibilidades tem seus prós e contras e é válido avaliar todos e escolher o ideal para você, pois não existe resposta certa ou errada para essa questão.


COMPRAR

 

Ao decidir comprar um imóvel já pronto, você se torna o proprietário deste, o que significa que poderá realizar alterações no que achar necessário, por exemplo: trocar pisos e pintar paredes. Isso é um ponto positivo, visto que, todos gostam de morar em um lugar que combine consigo.

Lembre-se que, a partir do momento que as pessoas investem desta forma, tendem a se fixar naquele local por longos períodos, e, como a casa não foi propriamente feita para você, deve-se possuir certeza de que é onde realmente deseja morar. Porém, se decidir que não, poderá vender, o que, geralmente, gera lucro graças a valorização imobiliária.

 

ALUGAR

 

Ao alugar uma casa, primeiramente você deve estar ciente de que aquele imóvel não é seu, isso significa que se sentir vontade de trocar as cortinas, irá ter de pedir ao proprietário do imóvel, e, as vezes, este não vai aprovar a alteração, o que pode ser frustrante dependendo do quão essencial é mudar o ambiente.

Porém, ao morar em um imóvel alugado, você possui uma flexibilidade maior, não sendo necessário viver em um único lugar por muito tempo, o que, para diversas pessoas, é algo extremamente vantajoso. Todavia, se você é o tipo de pessoa que deseja criar raízes e gostou de morar em uma residência alugada, possuindo a certeza de que é a casa dos seus sonhos, é possível também realizar uma oferta ao dono e realmente comprar a propriedade.

 

CONSTRUIR

 

Ter um lar exatamente do jeitinho que se sonhou é o desejo de grande parte das pessoas, pois quando se constrói, tudo será escolhido e planejado pensando nas necessidades e vontades de quem irá morar ali. No entanto, você já deve ter escutado por ai que obra é algo muito caro e que só dá problema; e, talvez, este seja o motivo de você nem ter cogitado essa possibilidade.

Mas essas falas não são verdades absolutas, por exemplo, se você realizar o projeto da sua construção, estas passam a ser grandes mentiras, pois ele será o guia da sua obra e irá garantir que tudo ocorra sem complicações. Na 123Projetei, contamos com uma equipe de profissionais experiente que trabalha justamente criando esses projetos que transformam sonhos em realidade; todos eles estão disponíveis em nosso site.

 

Embora seja uma opção mais barata do que a compra de uma casa pronta e também possuir a vantagem de gerar lucro na venda, é importante lembrar que construir uma casa para morar leva tempo, há o período da criação do projeto, aprovação da prefeitura e a própria obra, e isso pode ser frustrante quando se está ansioso(a) para ter logo o seu lar.

 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre todas essas possibilidades?

Então vem conferir a edição de outubro-2020 da revista 123Projetei, e se alguma dúvida surgiu durante esse artigo, deixe aqui nos comentários abaixo que iremos responder.

 

Deixe uma resposta