Enfim, a época mais esperada pela maioria das pessoas chegou: o verão! E nesta época, nada melhor do que ter uma casa fresquinha e bem arejada para manter o conforto térmico, certo? Uma das soluções para proporcionar este conforto, é apostar em uma área verde em sua casa dos sonhos. Por isso, nesta matéria, vamos falar um pouco sobre o paisagismo, que além de trazer uma estética totalmente diferenciada para sua casa, traz consigo uma série de benefícios.

O que é?

Ao contrário do que muitos pensam, o paisagismo, também chamado de “arquitetura da paisagem”, vai muito além da estética e “organização” das plantas em um ambiente, relacionado com a área de Arquitetura e Urbanismo se trata de um projeto visando a composição de um espaço livre com diversas espécies de vegetações e até equipamentos como: caminhos, pergolados, piscinas, fontes… Criando assim diversas possibilidades de interação com a natureza e um visual único para seu lar! O arquiteto paisagista tem a tarefa de repensar o ambiente visando preservar o solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço.

Devendo ser minimamente invasivo à natureza, o paisagismo deve levar em conta e harmonizar quatro características importantes em seus projetos, sendo elas: geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas. Sendo de responsabilidade do arquiteto fazer um estudo para proporcionar aos moradores da casa um valor estético sem deixar de lado as funções práticas para a convivência.

Tipos de paisagismo

Uma das características mais interessantes do paisagismo, é que se trata de algo super versátil que se adapta à região em que se está. Por exemplo, para o campo, temos o paisagismo rural, visando a preservação e conservação da natureza. Já nas cidades o paisagismo é urbano, sendo voltado para a criação de espaços de lazer, entretenimento, contemplação da natureza e também para trazer uma estética agradável para seu lar. Temos também o paisagismo voltado para as áreas internas, tendo como principal objetivo, complementar a decoração e o jardim de inverno é um ótimo exemplo disso. Pode aliar o paisagismo com o projeto da fachada da sua casa também. Com certeza sua casa não passará despercebida na vizinhança!

paisagismo

O que concluímos disso, é que não importa o local em que você mora e onde deseja colocar um “espaço verde”, o paisagismo sempre será uma ótima opção.

Como já dissemos ao longo desta matéria, o ideal é contratar um profissional do ramo da arquitetura para elaborar um projeto perfeito para você, sua casa e sua família, ele com certeza saberá dizer as melhores opções e organizá-las como ninguém! Porém, a seguir te daremos algumas dicas para se ter um paisagismo impecável:

  • Escolha as plantas certas

Qual o espaço disponível para o cultivo? Qual a quantidade de luz solar que esse local recebe? Quais as características desse local? Esses são alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher as espécies de plantas que farão parte do teu projeto, assim como considerar as características de cada planta: qual o porte dela, época de floração, necessidade de manutenção… Não podemos esquecer que, além da estética, é importante que seja algo prático para a família.

Uma dica é dar prioridade para as espécies nativas da região, assim a manutenção do seu jardim se tornará mais fácil.

  • Inclua elementos estéticos e funcionais

Além das plantas, tenha a liberdade de incluir elementos que compõem a paisagem e proporcionam maior conforto ao ambiente. Pergolados, redários, bancos o outros móveis de jardim são uma ótima opção! Você deve apenas lembrar que os materiais utilizados devem ser adequados para o uso externo, ou seja, materiais resistentes as interpéries. 

  • Faça uso da água

Trazendo umidade e um maior conforto para seu espaço e ainda um som tranquilizante, é possível criar cenários incríveis e possibilitar o relaxamento! Pode ser utilizadas em piscinas, espelhos d’água, fontes ou lagos.

  • Invista em uma boa iluminação

Uma boa iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente, e com o seu paisagismo não é diferente, além de permitir que você frequente o espaço durante à noite. As luzes podem dar um destaque a mais para as plantas, iluminar caminhos e deixar o ambiente muito mais acolhedor, podendo até se tornar um espaço de lazer para receber seus amigos e família.

  • Use vasos

Sendo elementos totalmente versáteis, são um ótimo complemento para o seu ambiente. Divirta-se escolhendo as cores, tamanhos e formatos dos vasos, com certeza trará um diferencial para seu ambiente! 

E aí, curtiu? Agora imagine um lindo projeto de paisagismo em sua casa dos sonhos! Aproveite e venha fazer um projeto conosco para iniciar as construções em 2021! Nosso time está pronto para te ajudar e criar um lindo projeto com lindos espaços verdes para trazer uma estética incrível para seu lar e ainda deixar o espaço bem arejado para curtir o verão!

Até a próxima!

Deixe uma resposta