Você conhece o passo a passo da execução de uma casa?

Não? Vamos conferir então o passo a passo de uma obra desde o princípio?

1 Planejamento Financeiro e Compra do Terreno

A primeira coisa a se fazer quando você decide construir uma casa, é começar um planejamento financeiro. Se não tem o dinheiro, você deve ir atrás de um financiamento que pode te ajudar tanto na compra do terreno quanto na construção.

Definido isso, vem a compra do terreno. Afinal, você precisa do terreno, medidas e topografia para solicitar o orçamento de um projeto e saber o valor da construção.

2 Projeto Arquitetônico e Projetos Complementares

O Projeto será o seu guia em todas as atividades seguintes relacionadas ao planejamento: orçamento de serviços, orçamento de materiais e construção.

O projeto arquitetônico e os projetos complementares além de servirem como um documento oficial para aprovação na prefeitura, garantem que sua obra seja segura, econômica e sem atrasos no cronograma. Impedem também que você tenha imprevistos com a interferência dos projetos e consequentemente, custos adicionais não previstos.

Além disso, cada projeto possui a tabela de quantitativo de materiais que irá lhe auxiliar no orçamento e compra de insumos.

3 Orçamento da Obra

O quantitativo de materiais será fundamental nessa etapa, pois para saber quanto custará a obra precisamos saber quais serão os materiais que precisam ser comprados e o valor deles. Não tem outro meio. Quer saber quanto vai gastar na execução? Tenha o quantitativo em mãos.

Com o quantitativo vamos ter as seguintes informações:

  1. Saberemos quais são os materiais necessários para a sua obra;
  2. Saberemos a quantidade de cada material detalhadamente;
  3. Poderemos realizar orçamentos prévios e escolher o fornecedor com melhor custo-benefício;
  4. Poderemos realizar a compra dos insumos de maneira prévia e com planejamento;
  5. Poderemos comprar com inteligência e mais economia, somente do que é necessário para a construção;
  6. Eliminaremos o risco sobrar ou perder materiais na obra.

Quando você começa a sua construção sem a tabela de quantitativo de materiais em mãos, você abre margem para uma construção 15% mais cara por não saber a quantidade dos materiais em cada etapa da obra.

Por exemplo, pode ocorrer de um pedreiro utilizar muito mais ferro do que precisa para garantir uma estrutura segura para a casa. Ele está errado? Não. Está jogando a favor da segurança justamente por não ter os cálculos necessários em mãos.

Uma vez que você tem a planilha com os cálculos e quantidades, e ela garante uma estrutura econômica e segura para a sua casa, não tem porquê fazer uma estrutura superdimensionada por “garantia”.

Exemplo de um quantitativo

4 Planejamento da Obra

Éessencial ter um roteiro das etapas da obra para você se guiar e não se perder no cronograma.

Saiba mais sobre esse assunto no nosso artigo sobre Planejamento clicando aqui.

5 Serviços Preliminares

É a preparação para iniciar a obra. Inclui a limpeza e fechamento do terreno, montagem do canteiro e barracão de obras, serviços de terraplenagem (movimentação de terra com corte e-ou aterro). Em seguida é feita a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações e, mais pra frente, das paredes e divisórias.

6 Fundações

A gente nunca começa a construção de uma casa pela cobertura, é sempre pelas fundações, já ouviu essa?

A fundação da casa tem um papel essencial na estrutura dela, pois é a partir da fundação que a casa pode ser construída e suportada, além dela ser responsável por absorver vibrações provenientes de trepidações no solo, que podem ocorrer casualmente e causar trincas e rachaduras nas paredes da casa.

7 Estrutura

É a sustentação da edificação. São as estruturas que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes. As estruturas mais comuns no Brasil são:

  • Concreto armado convencional ou protendido (sistema pilar-viga-laje).
  • Alvenaria estrutural (a própria alvenaria é a estrutura da edificação)
  • Estruturas metálicas (principalmente em galpões, indústrias).

8 Paredes e Vedações

É a etapa de execução de alvenarias, chapisco, emboço ou reboco. As paredes também podem ser em Drywall (gesso acartonado) ou divisórias!

9 Telhados e Forros

O telhado consiste na cobertura da construção que tem como função principal proteger a estrutura das intempéries – vento, calor tórrido, chuva, etc. – e além disso, também proporcionar conforto térmico à edificação.

Um telhado é composto por uma estrutura própria com o intuito de carregar as forças aplicadas. Ou seja, além do seu próprio peso, deve suportar o peso dos revestimentos, forros suspensos, materiais de isolamento, cargas de ventos, bem como outros elementos que serão fixados ou apoiados na estrutura.

partes do telhado

10 Instalações Hidrossanitários

O projeto hidrossanitário tem como objetivo dimensionar e posicionar todo e qualquer elemento que seja responsável pelo transporte de águas na sua casa. Isso inclui desde as tubulações que estarão presentes dentro das paredes, até as caixas d’água, caixas de gordura e demais elementos como cisternas, caixas de passagem e afins.

Porém um projeto hidrossanitário não se resume apenas ao posicionamento dos elementos. A partir dele, é possível evitar problemas como o mau cheiro, vazamentos, infiltrações e diversos outros fatores, simplesmente adotando medidas que somente um profissional especializado pode instruir a partir de uma análise.

As instalações hidrossanitários são divididas em:

  • Instalação de água fria
  • Instalação de esgoto
  • Instalação de água quente
  • Instalação de água de reuso (se houver).

11 Instalações Elétricas

É a passagem de eletrodutos, fios e cabos, seguida da instalação de tomadas e interruptores. Toda a instalação é dividida em circuitos protegidos por disjuntor.

12 Instalações Complementares

São as instalações de TV, CFTV, internet, gás, ar condicionado.

13 Acabamento

É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados, azulejos, granitos.

14 Esquadrias

As esquadrias são as portas e janelas. A instalação deve ser bem feita para evitar problemas na abertura das mesmas. Existem vários tipos de esquadrias no mercado. Elas podem ser em:

  • Metálicas
  • Alumínio
  • Madeira
  • PVC
  • Vidro temperado

15 Pinturas

Etapa de pintura interna, externa e texturas. A pintura interna em paredes de alvenaria se divide em:

  • Preparar as paredes, pisos e tetos
  • Aplicar selador
  • Aplicar massa corrida
  • Pintura com tinta acrílica em duas ou três demãos

16 Louças e Metais

Etapa de instalação de lavatórios, bancadas, box de banheiro, armários planejados, etc.

17 Áreas externas e paisagismo

Piscina, quadra, área para churrasqueira, gradil, plantio de grama e cultivo do jardim.

18 Limpeza

Limpeza final de obra. Deve ser feita com tempo e cuidado, olhando todos os detalhes para que fique tudo muito limpo e bonito para receber a família. Também é nessa etapa que é testado o funcionamento de todas as instalações.

projetos de casas
Clique na imagem e acesse nosso site para conferir dezenas de projetos

E estes são os passos de uma execução. Podem variar ou mudar de ordem dependendo do seu construtor mas basicamente esse é o padrão que geralmente é seguido no Brasil.

WhatsApp

Envie para (53) 98163-7462

Telefone

Por telefone ou celular: 0800 008 0870

Chat

Fale com a nossa equipe

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta