Conheça as patologias da construção civil e saiba identificar a partir de agora! 

As patologias da construção civil são aqueles defeitos que surgem com o tempo, relacionados à manutenção da sua casa. Como infiltrações, fissuras, rachaduras, e afins. Ou, relacionados a uma construção sem projeto.

É normal surgirem alguns problemas devido às condições externas que provocam uma deterioração natural da casa. Porém identificar e prevenir estes problemas logo no momento em que eles aparecem éessencial. Muitas das vezes este será o diferencial que fará você economizar tempo e dinheiro, agindo diretamente na causa raiz.

Este artigo tem como intuito mostrar à você alguns problemas mais comuns. Você pode já ter se deparado, ou até mesmo conhecer algum amigo que sofre com essa patologia há muito tempo e nunca consegue resolver.

Com esta matéria você será capaz de identificar, diferenciar e tomar atitudes para solucionar o problema. Além disso, também saberá prevenir uma futura ocorrência!

1. PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

A patologia é muito conhecida na medicina, por ser uma especialidade em diagnosticar doenças e anormalidades. Mesmo sendo em ramos diferentes, na construção civil o conceito permanece o mesmo.

A patologia na construção civil tem como intuito identificar e diagnosticar os “sintomas” que a casa apresenta. Isto nada mais é do que os defeitos que começam a surgir toda vez que algo não está fluindo muito bem.

1.1 FISSURAS

Existem diversas áreas e causas para uma casa apresentar defeitos. Porém é importante saber diferenciar o que envolve cada setor.

Vou dar um exemplo: Se você se deparasse com algo semelhante à essa imagem, o que você pensaria inicialmente? Você seria capaz de identificar o motivo de um defeito desses surgir?

fissura

O que apresentamos é uma imagem de uma parede com uma fissura. Muito confundida com as trincas e rachaduras, as fissuras têm, em geral, características marcantes. Como, por exemplo, o alongamento e o espaçamento estreito entre as superfícies.

Este é um exemplo clássico, mas que muitas pessoas ainda se confundem. As fissuras são patologias na construção civil que surgem quando o acabamento da obra não foi muito bem executado.

Normalmente ela estará diretamente ligada à composição e aplicação do concreto, da tinta, ou das camadas de argamassa que são aplicadas na parede.

Você pode conferir nosso artigo explicando a diferença e a importância do chapisco, emboço e reboco CLICANDO AQUI.

Felizmente, a solução de patologias como fissuras é relativamente simples. Apesar de demandar um certo serviço, elas são solucionadas removendo as camadas de tinta e argamassa que estão danificadas.

Em seguida, aplicando uma nova com a composição adequada. Assim, as fissuras não voltarão a surgir nesta superfície.

1.2 TRINCAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Semelhante às fissuras, as trincas são patologias na construção civil que também surgem em paredes. Elas podem ser causadas pela retração do concreto, dilatação devido à temperatura, vibrações e trepidações causadas no ambiente.

As trincas são semelhantes às fissuras. Contudo, são mais largas e é possível ver a separação das partes. Elas são mais perigosas do que as fissuras. Pois dependendo da sua profundidade, pode afetar a estrutura da construção.

trinca

1.3 RACHADURAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por último, temos as rachaduras. Estas são patologias graves, e necessitam de atenção imediata. Pois a estrutura da casa pode estar sendo afetada, principalmente se elas surgirem em elementos estruturais (vigas, pilares, e afins).

As rachaduras são visivelmente fáceis de identificar. Justamente por possuirem um afastamento maior do que 1 milímetro. Em casos mais graves podem até permitir a passagem de ar, água ou luz.

Se você possui uma rachadura na parede da sua casa, é importante você contratar um profissional especializado. Ele poderá avaliar a gravidade da situação. E assim, recomendar a ação mais adequada para a solução do problema.

É importante ressaltar que patologias com esta gravidade devem ser tratadas por profissionais que possuam conhecimento. Esses problemas envolvem a sua própria segurança dentro da casa, lembre-se.

rachadura na construção civil
rachadura

2. PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL SUPERFICIAIS

2.1 PATOLOGIA DE DESBOTAMENTO

O desbotamento é uma patologia bem simples, porém algumas pessoas podem se sentir incomodadas com a sua presença. Basicamente, o desbotamento é o nome que damos à descoloração e perda de pigmentos das camadas de tintas presentes na casa.

Normalmente ocorre em parede externas, com a ação do tempo, do Sol e da chuva. Contudo, é uma patologia que pode ser evitada facilmente a partir da aplicação de tintas especiais, que são um pouco mais caras do que o usual.

Essas tintas possuem uma resistência maior às intempéries, evitando o desbotamento ao longo do tempo.

parede desbotada patologia da construção civil
parede desbotada

2.2 PATOLOGIA DE INFILTRAÇÃO

A infiltração é uma patologia muito comum e encontrada usualmente em casas mais antigas. Apesar de não ser um problema grave, a infiltração é uma patologia que causa muito incômodo aos moradores.

Isto porque a partir dela, surgem manchas e bolhas nas paredes. Em casos mais severos, a parede pode chegar a descascar, perdendo camadas de tinta e argamassa.

Nestes casos, além de perder as camadas superficiais, a argamassa também começa a se deteriorar. A areia presente na sua composição começa a esfarelar e desgastar cada vez mais o reboco da parede.

A solução desta patologia é feita pela remoção das camadas afetadas e aplicação de uma nova camada. Agora tomando os devidos cuidados.

Impermeabilizantes ajudam a evitar esta passagem de umidade por meio das paredes. Porém é importante ressaltar que o produto deve ser aplicado da maneira correta. Alguns destes impermeabilizantes devem ser aplicados entre a parede e o reboco, outros são desenvolvidos para aplicação externa, e por aí vai…

Ou seja, é importante que você identifique qual camada está sendo negligenciada. Pois ela é a responsável por permitir a passagem de umidade para dentro da casa.

Aplicar impermeabilizante apenas na parte interna da casa, em alguns casos, pode não solucionar o seu problema. É essencial que a parede seja impermeabilizada externamente também. De modo a não reter a umidade proveniente do ambiente dentro de si.

infiltração na parede patologia da construção civil
infiltração na parede

3. PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO CONCRETO

3.1 PATOLOGIA DE CARBONATAÇÃO

A carbonatação é uma patologia um pouco mais difícil de ser notada quando ainda está em seu estágio inicial. Porém ela pode estar presente em elementos estruturais da casa.

O processo de carbonatação do concreto é uma reação comum de deterioração do concreto com o meio ambient. Entretanto, em estruturas fortalecidas com armaduras (feitas de aço), esse processo de carbonatação pode corroer e fragilizar a armadura, caso ele entre em contato com o aço.

A carbonatação é uma patologia que quando está no início do processo, é identificada através de testes com reagentes químicos. Em casos mais severos, é possível notar esta patologia a olho nu.

Para evitar problemas com a carbonatação do concreto, é importante ter atenção quanto à homogeneidade e composição do concreto. A carbonatação está diretamente relacionada ao ph dos materiais presentes na composição do concreto armado.

Simplificando os termos técnicos, utilizar um concreto mais denso dificulta a passagem do ácido carbônico e dos carbonatos. Eles são responsáveis pela deterioração do aço, que é o material presente na armadura do concreto e responsável pelo seu aumento de resistência.

carbonatação no concreto patologia
carbonatação

3.2 PATOLOGIA DE POROSIDADE

A porosidade é uma patologia que afeta diretamente a resistência do concreto. Diferente das demais, esta ocorre exclusivamente durante a execução da obra. Não tem relação com as ações do tempo e intempéries.

A porosidade do concreto ocorre quando a sua preparação não foi realizada seguindo as normas recomendadas. A porosidade pode estar relacionada com a distância do lançamento do concreto, composição, manejo do material durante o ponto certo, e diversos outros fatores. Isso tudo é responsabilidade dos profissionais encarregados durante a construção.

Apesar de existirem aplicações para concretos porosos, em elementos estruturais não é interessante esta utilização. Afinal, é responsabilidade deste material sustentar a estrutura da construção.

A presença da porosidade no concreto pode, além de diminuir a resistência da estrutura, causar mais problemas com infiltrações. Isso porque através dos poros presentes na mistura torna-se mais fácil a passagem de partículas de água por meio do material.

porosidade concreto patologia
porosidade

4. PATOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO REVESTIMENTO

4.1 PATOLOGIA DE DESTACAMENTO

O destacamento é uma patologia que é causada, na maioria das vezes, por uma má execução do acabamento. A aplicação de revestimentos cerâmicos como pisos e azulejos deve ser feita seguindo um padrão de normas e boas práticas.

Porém quando o profissional responsável pela aplicação não tem este conhecimento, ele pode cometer erros que posteriormente causa o destacamento destes elementos cerâmicos.

Chamamos de destacamento pois, literalmente, ocorre a perda de aderência entre as partes e, posteriormente, a separação da cerâmica (azulejo) com a parede e sua camada de argamassa.

Entretanto, o destacamento também pode ser causado por erros na escolha da argamassa, ou utilização de materiais de baixa qualidade. Então é importante verificar todos os materiais que serão utilizados, antes de realizar o serviço.

destacamento
destacamento

4.2 GRETAMENTO

O gretamento também é uma patologia referente aos revestimentos cerâmicos. E neste caso, o defeito está diretamente relacionado com a qualidade do material.

O gretamento ocorre quando começam a surgir fissuras na superfície do material, devido à dilatação e contração deste, em resposta às ações do meio.

Portanto, revestimentos cerâmicos que estão sujeitos a grandes variações de temperatura e umidade são mais suscetíveis a apresentarem este tipo de patologia.

A recomendação é que em áreas que estão sujeitas a estas mudanças de temperatura e umidade, você utilize revestimentos preparados para serem instalados em condições como estas. Hoje em dia, existem pisos e azulejos confeccionados especialmente para áreas externas, que são muito mais resistentes ao gretamento do que outros revestimentos comuns.

Muitas destas patologias apresentadas neste artigo podem ser evitadas ou solucionadas com um pequeno investimentp. Entretanto, se você ainda está calculando o seu investimento para construir a sua casa.

É importante você ter conhecimento de todas estas consequências que podem ser evitadas, se previstas ainda na fase de projetos da sua casa.

Até mesmo patologias superficiais como a infiltração e o gretamento também podem ser evitados quando você decide realizar um projeto para a sua casa. Consultando um profissional especializado, ele poderá te indicar que tipo de material é indicado para evitar cada um destes problemas.

Por isso, espero que este artigo seja útil caso você esteja convivendo com algum destes problemas, mas que ele também seja útil para se prevenir e pensar duas vezes antes de contratar a primeira mão-de-obra que você encontrar, ou até mesmo a mais barata.

O gasto e dor de cabeça que você terá para remediar alguns destes problemas será ainda maior do que o investimento inicial que foi feito ao realizar o serviço da primeira vez.

Dito isto, esperamos que você tenha sucesso na construção da sua casa, e conte sempre com a 123Projetei para te auxiliar a realizar este sonho de conquistar a própria casa. Um grande abraço e até a próxima!

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta