Pensando se ter uma piscina em casa realmente vale a pena?! Vamos te ajudar com essa questão no artigo e ainda te apresentar os modelos de piscina que você pode ter.

Nós da 123Projetei acreditamos que não há nada melhor do que ter uma piscina em casa para poder reunir a família e amigos durante a estação mais quente do ano, o verão, e criar lembranças especiais.

Afinal, adicionar uma piscina na sua área gourmet ou quintal, além de proporcionar lazer e recreação, é uma ótima maneira de se refrescar e relaxar. Seu sonho pode estar mais perto e acessível de se realizar do que imagina.

Por isso, vamos te contar tudo que você precisa saber para ter uma piscina linda e de qualidade em casa. Este artigo vai te apresentar os principais tipos construtivos, características, dicas de decoração e muito mais!

CHECK-LIST INICIAL PARA TER UMA PISCINA EM CASA

O tipo construtivo de piscina que você terá em casa vai depender de algumas perguntas essenciais:

1) Qual é a área disponível que eu tenho?
2) Esta área tem uma boa posição solar?
3) Qual é a frequência de uso?
4) Crianças irão utilizar?
5) Quanto eu pretendo investir?

As respostas devem estar bem definidas e para isso, você deve contar com o profissional responsável pelo projeto. Um bom projeto garantirá uma execução de qualidade e dentro dos padrões estabelecidos por normas da sua cidade. Queremos vê-lo aprovado!

A localização deve estar de acordo com o trajeto que o sol faz sobre seu terreno pois ninguém deseja ter uma piscina construída na sombra. A área disponível definirá o tamanho adequado da piscina e fique tranquilo: não é necessário grandes espaços para ter essa fonte refrescante.

Metragens limitadas também são propícias, contanto que você tome cuidado com os recuos necessários para a circulação das pessoas que irão frequentar o local.

Você também precisa pensar na segurança! Crianças não devem se aproximar da área mais profunda sem supervisão. Por esse motivo, uma piscina com níveis de profundidade evita acidentes logo que o usuário saberá o limite que pode acessar com segurança.

profundidade para piscinas

TIPOS DE PISCINA EM CASA

Escolher e decidir entre os modelos de piscina pode ser uma tarefa complexa, já que é preciso ter em mente o tipo de construção, forma, tamanho e tantos outros critérios. Se você não é familiarizado com a construção civil, piorou a situação.

Não adianta, para quem quer construir uma piscina, é importante conhecer nem que seja superficialmente os tipos disponíveis, os materiais utilizados para a construção, preços e usos. Desta forma, será mais fácil fazer uma comparação e optar por aquela que mais se encaixa no seu estilo de vida e orçamento.

Basicamente temos quatro tipos: piscinas de concreto, piscinas de alvenaria, piscinas de vibra de vidro e piscinas de vinil. Cada uma com características específicas, vantagens e desvantagens.

PISCINA DE CONCRETO

Esse tipo de piscina é considerado a opção mais sofisticada e que agrega maior valor ao imóvel. A piscina de concreto permite uma maior flexibilidade nos formatos e dimensões, você pode ousar sem medo!

Consequentemente, vêm se tornado tendência no mercado pois a personalização é um enorme diferencial e agrada os clientes que querem fugir do comum.

É muito usada em clubes, academias, hotéis e lugares que necessitam de uma piscina de grande porte. Sua maior vantagem é a durabilidade: quando bem projetada e executada, tem elevada vida útil e com o tempo algumas manutenções podem aparecer, mas em menor escala.

Sua construção é feita em concreto armado com dupla malha de ferro superior e inferior no fundo e nas paredes, com estribos de ligação, impermeabilização à base de polímeros e acabamento feito em pastilhas ou azulejos.

piscina em casa de concreto

PISCINA DE ALVENARIA

A piscina de alvenaria também ganha muitos pontos no quesito “personalização”, com tamanhos e formas diferentes, assim como a piscina de concreto. Na verdade, muitas pessoas confundem esses dois tipos de piscina e outras pessoas acham que são a mesma coisa.

A diferença delas se dá pela parte estrutural. Você conferiu acima como é feita a construção da piscina de concreto. Ela é extremamente resistente e possui uma sustentação mais elaborada que a piscina de alvenaria.

A piscina alvenaria é feita com paredes de alvenaria para o preenchimento e vigas e colunas, sustentando o peso da água. É bem menos resistente e mais simples de ser executada.

Mas isso não quer dizer que ela seja uma opção ruim. A piscina de alvenaria tem um valor mais acessível, fator que pesa muito na decisão do cliente. Além disso, ela sendo construída de maneira adequada e seguindo um projeto feito por profissionais, você terá uma piscina segura que pode durar décadas.

PISCINA DE FIBRA DE VIDRO

As piscinas de fibra de vidro são bem comuns e possuem o melhor custo/benefício. Elas são pré-fabricadas, ou seja, vêm prontas para serem instaladas. Sua execução é simples e rápida, permitindo ao proprietário desfrutar do produto em pouco tempo, ao contrário da piscina de concreto que leva vários meses para ser finalizada.

A mão de obra é fácil de ser encontrada e o custo acessível, por isso, é tão utilizada no Brasil. É bem simples a instalação:

• Primeiro é feito a escavação do terreno de acordo com o tamanho da piscina pré-fabricada escolhida;
• Depois é feito a instalação dos equipamentos hidráulicos, como bomba de água e tubulações;
• Por fim, o vão entre o buraco de terra e o casco de fibra são preenchidos com uma farofa feita de areia, cimento e terra.

Um outro benefício a ser destacado é que as piscinas de fibra são bem mais fáceis de limpar por serem lisas. No entanto, por ela vir “pronta” não oferece a liberdade de personalização, sendo menos versáveis em tamanho, formato, cores e profundidade.

piscina de fibra infográfico

PISCINA DE VINIL

Feita com revestimento vinílico ou bolsão de vinil, pode ser aplicada sobre uma construção de tubulões e colunas e com o levantamento das paredes com blocos de concreto. Por causa da base de alvenaria, ela é sólida e segura, e devido ao vinil, impermeável.

Os revestimentos de vinil vêm em dezenas de padrões e cores para satisfazer as preferências pessoais de qualquer pessoa e ainda, é possível personalizar com logos e estampas, criando algo diferenciado e único. Nesse quesito leva vantagem quando comparado com a de fibra.

Mas tome muito cuidado com a manutenção! Além de dar uma atenção especial para o tratamento da água com cloro a fim de evitar manchas, é preciso ter atenção dobrada com objetos metálicos e pontiagudos que podem danificar o vinil. Dependendo do grau de danificação, é necessário substituir todo o vinil, mas a boa notícia é que esse processo é bem simples, rápido e de custo baixo.

10 PROJETOS DE PISCINA EM CASA INCRÍVEIS DA 123PROJETEI

Está preparado para conferir de pertinho 10 piscinas fascinantes projetadas por nossa equipe? São piscinas em diferentes formatos, tamanhos, estilos e soluções que tornarão o verão perfeito para quem ama se refrescar, mas nem pensa em sair de casa para isto. Confira!

PROJETO 104: Piscina com deck de madeira

Além da beleza e aconchego que o deck de madeira proporciona no ambiente, suas utilidades não param por aí! Ele oferece uma sensação térmica bem agradável em contato com a pele, melhor do que os pisos de porcelanato.Tem a função de revestir um chão irregular, trazendo melhor segurança e conforto para as pessoas que irão transitar no local.

O projeto 104 é magnífico! O concreto permite a criação do formato de meia-lua:

deck de madeira
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 136: Piscina elevada

Para dispensar a necessidade de escavar os espaços, as piscinas elevadas são ótimas alternativas. No projeto 136, a elevação foi construída em formato curvado e os degraus construídos à margem da parede, garantindo fácil acesso à água.

piscina em casa com deck
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 278: Piscina integrada com a casa

O projeto 278 é ideal para famílias que não abrem mão do conforto e lazer. O projeto é uma casa térrea em “L” cheia de glamour e totalmente casada com a piscina, que se tornou o coração da residência.

piscina em casa
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 100: Piscina aliada com o paisagismo

O paisagismo tem uma forte ligação com a decoração, é uma forma natural de transformar o ambiente com plantas, flores e ornamentos. Tem como objetivo harmonizar a interação dos moradores com o meio ambiente, possibilitando uma convivência com a natureza.

O projeto 100 é uma bela casa de campo farta com área verde e jardim, destacando mais a piscina.

piscina de alvenaria
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 214: Piscina com cascata

Além da piscina, inserir uma cascata ao projeto valoriza o visual e cria uma área deliciosa para relaxar com um jato de água mais forte. Esse foi o caso do projeto 214.

área gourmet
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 219: Piscina oval

As piscinas mais comuns possuem ângulos de 90°. No entanto, piscinas curvas costumam ser mais seguras, justamente por não possuir esses “cantos”. Ideal para famílias com filhos pequenos! Além do mais, valorizam mais o espaço se encaixando muito bem em áreas menores.

piscina de fibra
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 168: Piscina na frente da casa

Dependendo da localização do seu terreno, a trajetória do sol pode beneficiar mais a fronte. Desta forma, ter uma piscina na frente de casa se torna o ideal. Veja o projeto 168!

piscina na fachada
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 124: Piscina compacta

Como foi dito no artigo, não é necessário grandes áreas para construir uma piscina. O espaço sendo propício com a posição solar, já basta!

piscina em casa compacta
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 149: Piscina com hidromassagem

Em dúvida se seu projeto vai ter uma piscina ou hidro? Que tal investir em ambas? Assim você terá dois meios de relaxar e se divertir! A hidromassagem traz muitos benefícios para a saúde: provoca relaxamento; diminui dores nas articulações, tensões e costas; proporciona noites de sono melhores e é excelente para o controle da ansiedade.

piscina com hidro
Clique na imagem para visitar o projeto

PROJETO 201: Piscina em formato de guitarra e com borda infinita

Se você é uma pessoa ousada e sonha em ter uma piscina diferente e única, vai adorar esse projeto! Entre as tendências do momento, a borda infinita é que mais tem aparecido nos projetos, e o destaque para esse tipo de modelo é por conta da água que cria um horizonte com a paisagem.

Além da borda infinita, o braço da guitarra dessa piscina foi projetado pensando na atividade de natação para quem usufruir dela.

Com as explicações, dicas e imagens contidas no artigo para te inspirar, esperamos ter te ajudado a definir qual será o tipo construtivo de piscina no seu projeto, bem como o estilo do mesmo.

Devido a versatilidade de materiais e tamanhos, é possível escolher um modelo de piscina que seja viável para teu orçamento. Vale a pena o investimento! Além de proporcionar momentos únicos de relaxamento, você terá um local para se criar boas lembranças com a família e os amigos. De quebra, seu imóvel será valorizado.

Conte com a equipe 123Projetei para projetar sua piscina dos sonhos e criar um ambiente especial para você e seus convidados curtirem o verão brasileiro!

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta