Telhado é uma peça muito importante em uma casa, afinal é ele quem vai proteger a residência tanto das chuvas como dos raios solares, proporcionando isolamento térmico e protegendo de outras adversidades do clima. Não menos importante é sua função estética, ou seja, o telhado é um elemento que vai embelezar ainda mais sua casa! Mas e aí: platibanda ou telhado aparente? Qual escolher?

Em seu planejamento, levamos em consideração o orçamento disponível, a necessidade específica da construção e dos moradores, o clima do local onde a obra será realizada, entre outros fatores para escolher entre platibanda ou telhado aparente. 

Historicamente no Brasil, o uso de telhado aparente foi o mais comum, mas atualmente se tem aumentado a preferência pelo chamado “telhado embutido”, que é um tipo de telhado escondido pela platibanda.

Quais são as vantagens e desvantagens? Qual a diferença entre platibanda e telhado aparente? O nosso CEO e engenheiro civil, Matheus Chinaglia, gravou um vídeo sobre o assunto e você pode assistir a vontade no nosso canal:

 1  PLATIBANDA

O termo platibanda designa um muro que emoldura a parte superior de edifícios, residências e estabelecimentos. É uma espécie de parede, com altura variável e que tem como objetivo esconder toda a construção da cobertura.

Mais atual e muito usado nos novos projetos, o telhado embutido é feito com placas pré-moldadas de concreto, onde são realizados vários processos de impermeabilização para garantir o funcionamento desta estrutura.

Este modelo também admite algumas outras versões, com relação a escolha da telha, a utilização da calha e também da pingadeira.

Uma excelente alternativa são as telhas chamadas de “sanduíche”, pois são feitas com duas camadas de aço inoxidável e uma camada de isopor no meio. Elas são muito eficientes no controle térmico e acústico.

 1.1  VANTAGENS

  • Pode ser feito um telhado mais simples, através do uso de telhas de fibrocimento;
  • O custo do telhado em si é bem mais em conta, pois te possibilita escolher o material que mais se adapta a sua construção e necessidade;
  • Uso reduzido de madeira;
  • Demanda menos tempo de construção;
  • Possui fácil manutenção;
  • É moderno e fica em sintonia com os atuais padrões arquitetônicos de construção.

 1.2  DESVANTAGENS

  • Embora o custo do telhado em si seja mais barato, há outros custos como o uso de calhas e a construção de platibandas para esconder o telhado;
  • O telhado geralmente fica baixo o que inviabiliza o acesso ao interior dele para manutenção elétrica, por exemplo;
  • No caso de telhas de fibrocimento é necessário a colocação de uma manta térmica embaixo da telha, pois este tipo de telha aquece muito e pode transferir o calor para a laje e consequentemente para dentro do ambiente.

2  TELHADO APARENTE

O telhado aparente fica visível, tem beirais projetados para fora da edificação e é o mais tradicional.

Anterior
Next

Em casas de alto padrão, é comum a utilização de telhas cerâmicas ou de concreto sobre uma estrutura de madeira. Porém, antigamente, o uso de telhado aparente era muito mais comum, com as telhas de barro sobressaindo muito em relação a outros modelos.

Por ser funcional e simplificado, esse é o tipo de telhado de casas tradicionais. Entre as principais vantagens e desvantagens do telhado aparente estão:

  2.1 VANTAGENS

  • Muitos modelos com custos bem acessíveis, inclusive além dos modelos cerâmicos, há também as telhas de concreto que são muito usadas;
  • A quantidade e disposição das águas pode resultar em um belo telhado, se bem planejadas;
  • A telha geralmente é pesada, o que dificulta ser retirada do local com ventos fontes.

2.2 DESVANTAGENS

  • Demanda bastante tempo de execução;
  • O custo final é mais alto, pois gasta muita madeira;
  • Requer o uso de calha no final da telha para evitar as famosas goteiras que poderão umedecer as paredes;
  • Pode ter incidência de goteiras por conta de telhas quebradas.

Nós da 123Projetei realizamos projetos criativos e diferenciados, com muito estilo, beleza e modernidade, utilizando telhado aparente ou platibanda!

E você já está pronto para escolher o seu preferido?

Você pode ver também dezenas de inspirações em nosso Site: http://123projetei.com.br/ e em nosso Blog: https://blog-wordpress.server.123projetei.com.br/

Entre em contato com a gente e vamos juntos fazer o projeto da sua casa e escolher qual estilo melhor funciona pra você!

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Eduarda Santos

Graduanda de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), natural de Nova Hartz/RS. Colunista e editora das mídias sociais da empresa 123Projetei. Adoro escrever, pois através da escrita e da leitura, acontecem trocas de conhecimento e informação, ações essenciais para o desenvolvimento humano. "A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original" - Albert Einstein

Deixe uma resposta

This Post Has One Comment