Principais erros que ocorrem em construções sem projetos!

123 Projetei

24 de março de 2022

Entenda quais são os principais erros em construções sem projetos arquitetônicos

Ao contrário do que pode parecer, iniciar uma construção sem um projeto pode trazer muitos riscos e ser prejudicial no resultado final.

Fique por dentro dos principais erros em construções sem projetos e os riscos que se pode correr quando não é realizado um planejamento:

Gastos desnecessários

Quando se trata de uma construção sem projeto, ocorre de estar muito mais suscetível a erros a respeito da execução.

Também pode acontecer de se gastar mais que o necessário com recursos sem necessidade, já que não há o auxílio de um profissional, afetando, além do dinheiro, o tempo de entrega da obra.

O que não ocorre num projeto, já que são planejadas todas as etapas e gastos com cada tipo de recurso e todos os passos já estão pré estabelecidos, sem causar surpresas com gastos desnecessários ou maiores que o planejado.

erros em construções sem projetos

Desperdício de material

Outra questão é o desperdício de material, que diferente de quando se tem um projeto, o engenheiro civil envolvido consegue dimensionar as quantidades de todos os materiais que serão utilizados.

Quando não possuem conhecimento sobre o assunto e preferem adquirir os materiais por conta própria, é provável que acabem comprando a quantidade errada de itens e optando por materiais de qualidade ruim sem saber, podendo prejudicar toda a estrutura da obra e dessa forma, saindo no prejuízo.

erros em construções sem projetos

Sem uma boa qualidade

As construções envolvem muito mais pontos importantes para a sua estrutura, como forro, pavimentação, acabamentos, isolamentos e sistema hidráulico e elétrico. 

Por isso, é crucial garantir que cada material e mão de obra utilizados sejam de qualidade. Evitando assim, possíveis problemas durante ou ao final da obra.

Problemas como, vazamentos, rachaduras, trincas ou isolamentos insuficientes podem começar a aparecer na construção se não possuírem um bom acabamento, causando transtornos e mais gastos.

erros em construções sem projetos

Tempo indeterminado

Um fator que também pode ocorrer se um não houver um pré planejamento, é a perda de tempo, causada pela falta de materiais e erros durante a obra. 

Como não há um projeto a ser seguido e um tempo determinado para o fim da obra, os atrasos podem ser recorrentes, levando um tempo muito maior a ser concluída.

Na execução de um projeto isso não aconteceria, já que tudo é minimamente pré estabelecido e há um cronograma a ser seguido.

Equipe 123Projetei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.