Seja bem vindo ao terceiro artigo da nossa série sobre a importância dos projetos complementares na hora de realizar a sua casa dos sonhos! Neste, em específico, irei abordar o projeto estrutural, explicando um pouco sobre o procedimento, as vantagens e os diferenciais obtidos ao se realizar o projeto. 

Caso você ainda não tenha lido os artigos anteriores, veja também os outros artigos da série, em que explico a importância do Projeto Elétrico e do Projeto Hidrossanitário.

Bom, mas antes de detalhar para você como realizamos, vou explicar um pouco sobre o que é o projeto estrutural de uma casa.

Basicamente, o projeto estrutural vai ser a análise mais técnica no processo de desenvolvimento de projeto para uma construção. Nele, serão abordados todos os elementos necessários para sustentação da estrutura da casa. Isso pode incluir fundações, pilares, lajes, vigas, e diversos outros elementos que são responsáveis pela segurança da casa.

O principal objetivo do projeto estrutural é garantir que a casa, segundo as normas regulamentadoras regentes no Brasil, cumpra todos os requisitos em relação à segurança e durabilidade das estruturas; isto refletirá diretamente também numa diminuição de custos com manutenção da casa e gastos com materiais durante a construção.

Para ser realizado, deve ser feito uma análise de toda a carga que está sendo distribuída pela casa, e dimensionar corretamente a quantidade de elementos estruturais (os mesmos pilares, vigas, armaduras e afins) que deverão ser posicionados de modo a evitar problemas como trincas, rachaduras e até mesmo o colapso de estruturas que não foram dimensionadas corretamente.

O Projeto Estrutural da 123Projetei

Aqui na 123Projetei, oferecemos aos nossos clientes, quando estamos na fase de negociação, se ele tem interesse em realizar o seu projeto estrutural conosco também. Conforme a imagem, você pode ver que contratando o projeto estrutural na 123Projetei, você recebe diversos documentos que garantem o correto dimensionamento para o projeto, e a segurança na hora de executar sua obra da melhor maneira possível. A seguir, vou explicar um pouco sobre o que é cada item incluso no projeto.

projeto-estrutural

Planta de Locação de Fundação

Pra começar, nada melhor do que a base da casa, não é mesmo? A Planta de Locação de Fundação é um dos documentos que você recebe ao contratar o nosso pacote de Projeto Estrutural. Basicamente, nela estará representada em vista superior a forma que deverão ser posicionadas as fundações da construção. Junto com ela, também mostramos o detalhamento da fundação, sendo elas rasas ou escavadas.

A fundação da casa tem um papel essencial na estrutura dela, pois é a partir da fundação que a casa pode ser construída, além dela ser responsável por absorver vibrações provenientes de trepidações no solo, que podem ocorrer casualmente e causar trincas e rachaduras nas paredes da casa.

Caso você não conheça os tipos de fundações que podem ser utilizados na sua obra, e queira saber qual é o ideal para o seu terreno, não deixe de conferir nosso artigo abordando a importância das fundações na sua obra. Você pode conferir clicando no botão:

Continuando, sabendo o posicionamento exato das fundações da casa, fica muito mais fácil de executar a obra, sem correr o risco de construir a sua casa em cima de um terreno que não está preparado para suportar todo o peso que ela irá exercer acima dele.

E além disso, o posicionamento das fundações é somente o resultado final da Planta de Locação de Fundação. Para chegarmos a essa conclusão, são realizados diversos cálculos pelos nossos engenheiros, de modo a encontrar a solução mais econômica e eficiente para cada cliente. 

projeto-estrutural-planta_locacao_fundacao

Planta de Locação de Pilares

Assim como a Planta de Locação de Fundações, a Planta de Locação de Pilares também tem como intuito calcular a estrutura e quantidade necessária de pilares para suportar a casa. Para se chegar num resultado final, são necessários diversos cálculos também, de modo a distribuir uniformemente a carga que as lajes irão exercer nos pilares.

Os pilares são basicamente os elementos que garantem que os pavimentos e lajes superiores estejam estruturados com segurança, por isso a importância do projeto estrutural se torna ainda maior em casas com mais de 1 pavimento.

Com a Planta de Locação de Pilares, assim como as fundações, é possível executar a obra com mais fluidez, menos insegurança e mais eficiência. Pois com os cálculos que realizamos na 123Projetei, garantimos que a estrutura da sua casa, sendo executada conforme recomendamos, terá muitos anos de durabilidade, conforto e segurança para você e sua família.

Dimensionamento de armaduras para fundação, lajes, vigas e pilares

Como comentei acima, o posicionamento correto dos elementos estruturais é essencial para otimizar a eficiência na sua obra, além de economizar o máximo com materiais.

Mas, além do posicionamento, muitas vezes precisamos reforçar certos elementos para que eles possam suportar todas as cargas que são exercidas em si; como é o caso de pilares e lajes que são responsáveis por suportar cargas especiais como caixas d’água, banheiras, e afins.

Para reforçar, utilizamos armaduras para esses elementos. Bem conhecidas popularmente no ramo da construção civil, são armaduras feitas de aço, que têm como o intuito aumentar mais ainda a resistência do concreto. Assim, é possível obter a combinação perfeita para garantir a segurança destes elementos estruturais.

Nesta etapa do Projeto Estrutural, nossa equipe realiza o dimensionamento destas armaduras, para que a resistência dela junto ao concreto seja a suficiente para suportar toda a carga exercida; e para que não haja um superdimensionamento, que é como chamamos quando ocorre um excesso na hora de dimensionar os elementos e suas respectivas armaduras.

Com esta etapa do projeto, minimizamos todas as chances de ocorrer falhas ou defeitos na estrutura da sua casa, pois todos os elementos que têm uma alta demanda podem ser fortalecidos com armaduras.

Mas já que melhora a resistência, por que só alguns elementos recebem armaduras?

Bom, sabemos que o aço não é um material muito barato, e por isso quando realizamos os projetos para nossos clientes, sempre alinhamos nossas ideias com as deles para que nada seja realizado em excesso. Com o dimensionamento adequado de todos os elementos estruturais e suas respectivas armaduras, garantimos aos nossos clientes que a estrutura da casa será segura, e que eles não terão gastos desnecessários com materiais na fase de execução da sua obra.

Planta de Formas

A Planta de Formas no Projeto Estrutural é uma planta que tem como intuito posicionar de uma maneira mais clara e de fácil compreensão os elementos estruturais da casa. Com ela, é possível saber os formatos exatos de cada viga, pilar, sapata e outros elementos que serão instalados na estrutura da casa, e instruir aos profissionais que forem construir a casa a maneira em que eles dever ser interligados.

Também, ainda na Planta de Formas, informamos os dados de cada elemento, como por exemplo o nivelamento específico de cada viga, laje e pilar; conforme ilustra a figura.

projeto-estrutural-planta_de_formas

Planta de Cargas

Além destes itens ilustrados no Pacote do Projeto Estrutural, também realizamos a Planta de Cargas para os nossos clientes.

Apesar de ser uma planta relativamente simples, ela tem grande importância, já que sua responsabilidade é informar as cargas que serão exercidas em cada pilar. Dimensionados corretamente, estes pilares deverão transferir essa carga para a fundação da casa e, consequentemente, ao terreno.

Conforme ilustra a figura, cada “retângulo” ilustrado nas intersecções das linhas de carga é a simbolização de um pilar. O procedimento tomado por nossos engenheiros é calcular os locais onde serão exercidas as maiores cargas, e sustentá-las com a instalação de pilares.

Quantitativo de Materiais

Para finalizar, após calcular, dimensionar, posicionar e garantir a segurança de todos os elementos estruturais de uma casa, nossa equipe realiza a Tabela de Quantitativo de Materiais.

Com essa tabela, listamos todos os materiais necessários para a execução do seu projeto, então você receberá algo semelhante ao que ilustra a imagem abaixo.

Tendo em mãos toda a demanda de materiais, você pode se programar melhor para realizar sua compra, e saber exatamente o quanto irá gastar ao final da sua obra!

quantitativo

O Projeto Final

Quando juntamos todas as informações calculadas por cada etapa, podemos gerar o Projeto Estrutural, que nada mais é do que a união de todos esses dados representados em plantas, tabelas e relatórios. É possível também gerar vistas 3D para facilitar o compreendimento do projeto pelos profissionais que irão executar e até mesmo para o próprio cliente, veja como ficou neste caso:

projeto-estrutural-3d

Neste artigo, utilizamos como exemplo o projeto estrutural do nosso cliente Jorge Adalberto e todas as imagens de plantas que estão borradas são de autoria da 123Projetei e têm como intuito ilustrar o que é cada etapa do projeto, porém sem comprometer nosso compromisso de confidencialidade com nossos clientes.

Vale a pena o investimento?

O Projeto Estrutural é sim um projeto um pouco mais caro do que os outros complementares devido à sua complexidade e responsabilidade. Porém, pode ter certeza que planejar melhor a sua segurança e durabilidade da sua casa não é um gasto, mas sim um investimento!

Além disso, o projeto é um investimento que se paga, tendo em vista a quantidade de riscos que são minimizados, e futuros problemas que são anulados, tornando muito mais em conta a manutenção da casa ao longo do tempo.

E aí, o que achou do Projeto Estrutural? Você conhecia todos estes itens que são inclusos em nosso Pacote de Projetos na 123Projetei? Sabia da importância deles?

Então conta pra gente aqui nos comentários o que achou do artigo e caso ainda tenha restado alguma dúvida, você pode nos enviar aqui nos comentários ou entrar em contato diretamente com a nossa Equipe!

Espero que você tenha aproveitado a leitura e compreendido a importância do Projeto Estrutural na hora de realizar o projeto da sua casa. Um grande abraço e até a próxima!

Quer saber mais sobre os projetos da 123Projetei? Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas!

Você pode mandar uma mensagem para a gente aqui pelo site (só ir na página “contato” no menu) ou então, deixar um comentário que vamos te responder em seguida também. Ainda temos o nosso número 0800 008 0870 (ligações por telefone ou celular) ou o atendimento via WhatsApp (53) 98163-7462.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de compartilhar ele com os seus amigos clicando nos botões abaixo:

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta