Situação: você e sua família decidiram iniciar a construção da tão sonhada casa própria. Vocês possuem o terreno, pouparam recursos e a hora é agora! Desta forma, provavelmente amanhã vocês já começarão a pesquisar plantas de casas, inspirações de fachadas e preços.

A internet atualmente é a maneira mais acessível e rápida para se obter dados e conhecimentos relacionados aos mais diversos assuntos. E claro, um projeto residencial não ficaria de fora dessa grande rede de informações.

Por esse fato, em pouco tempo, você deve chegar a conclusão que adquirir um projeto para sua casa ou comércio de maneira online é mais econômico do que contratar um arquiteto ou engenheiro local.

Mas é aí que surgem as questões: por que um projeto comprado pela internet é mais econômico? É realmente confiável adquiri-lo? Vou ter todo o suporte que teria com um profissional da minha cidade? Ele pode ser personalizado? É de qualidade?

Essas e outras indagações são bem comuns de clientes que chegam até nós e por esse motivo resolvemos escrever um artigo para sanar de vez todas as dúvidas.

1 POR QUE É MAIS ECONÔMICO?

O principal motivo dos projetos serem mais baratos se adquiridos online, é porque não há custos de deslocamento da empresa contratada.

Já um engenheiro ou arquiteto local costuma cobrar para fazer o acompanhamento da obra em torno de R$ 250,00 cada hora técnica. Outros cobram um valor fixo mensal, que pode variar de um a três salário mínimos por mês para fazer esse acompanhamento.

Se o contrato firmado entre você e o profissional for de gerenciamento da obra, que inclui, além de supervisionar a obra, a parte de compra de materiais, coordenação de pessoas e execução dos serviços, o profissional cobra em torno de 10% do valor total da obra.

2 COMO FICA A QUALIDADE?

Contratar um projeto online não significa que a qualidade seja inferior. Longe disso. Quem dita a qualidade do serviço são os profissionais responsáveis. Ou seja, existem ótimos e maus profissionais tanto locais quanto online pelo país inteiro.

Por isso, cabe a você sempre pesquisar a fundo a empresa que está contratando (tanto físic, como online). Procure suas redes sociais, comentários, vídeos e indicações para tirar suas conclusões.

Como nesse case abaixo, um dos vários disponíveis no canal do YouTube da 123Projetei. Sempre mostramos um feedback de clientes que já contrataram nossa empresa para os futuros clientes que estão desconfiados:

O cliente José Morais nos deu um depoimento, narrando sua experiência com os serviços da 123Projetei. Foi a primeira vez que ele construiu uma casa para empreender no ramo imobiliário, mercado sempre promissor, e nosso escritório lhe deu todo o suporte que necessitava.

“As pessoas iam entrando e iam se surpreendendo a cada passo que davam na casa. Então assim, se tornou mais fácil vender” – é uma das declarações ditas no vídeo.

José enlaçou a qualidade com o mais importante: a funcionalidade e a economia.

3 POSSO PERSONALIZAR?

O projeto online não se trata apenas da venda de produtos prontos, promoções ou redução do preço devido a qualidade. É um projeto personalizado de acordo com o teu terreno e tuas necessidades.

Antes de iniciar qualquer projeto arquitetônico, é feito um estudo da orientação solar sobre o lote, e isso também acontece com os projetos online através de um software. Ele é essencial para saber a posição ideal de sua área gourmet e planejar janelas bem localizadas e bem dimensionadas para aproveitar a iluminação natural durante o dia.

Além disso, é preciso balancear as aberturas da casa. Fora a grande importância do Sol com a quantidade de luz incidente, ao mesmo tempo, precisamos de uma boa ventilação natural.

Você pode e deve dizer ao projetistas todas as suas exigências. Contar como sempre imaginou sua casa pronta, descrever os cômodos e solicitar alterações durante a criação da planta se preciso.

Os projetos são de padrão prefeitura, contendo todas as informações essenciais. Totalizando, você pode personalizar e ainda receber o as pranchas em padrão prefeitura com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para legalizá-lo.

4 PARA ESTAR JUNTO PRECISA ESTAR PERTO? NÃO!

É um fato que hoje em dia muitas vezes conversamos mais com nossos amigos e familiares pelo WhatsApp do que pessoalmente. Seja pela vida corrida do dia-a-dia ou pela comodidade que as novas tecnologias nos proporcionam.

O projeto online segue essa tendênci, e aproxima o cliente do profissional. A distância não é um problema na hora do desenvolvimento do projeto.

Como isso? Para sua casa ou comércio ser projetado de maneira online, o projetista responsável terá que entender a fundo todas as suas vontades e necessidades, fazendo com que muitas vezes vocês criem laços.

O suporte vem a qualquer momento, pois muitas vezes o teu horário pode não bater com o horário comercial. Isso faz com que o projeto seja mais dinâmico e a troca de informações mais ágil.

Além disso as tecnologias de georreferenciamento do Google são usadas por todos profissionais da área para analisar os parâmetros de insolação e ventilação do seu terreno.

5 POSSO CONFIAR?

A internet marcou a entrada da Terceira Revolução Industrial e sempre ouvimos que a arquitetura é um reflexo do nosso tempo. É de se esperar que os profissionais dessa área tenham se adaptado à atualidade para atender melhor seus clientes.

As empresas de projetos online surgiram principalmente devido a dificuldade de algumas pessoas encontrarem profissionais da arquitetura e engenharia, sobretudo das que moram no interior.

Outro motivo foi a porcentagem de pessoas que não possuíam um projeto por falta de informação. Exemplo: essas pessoas entram na internet para buscar uma planta pronta e sem medidas para fazer a “olho” e esbarram num artigo dizendo os problemas que teria se construísse sua casa dessa forma.

Você pode sim confiar em uma empresa online que realiza projetos (desde que ela tenha boas recomendações), já que elas – como a 123Projetei – nasceram para resolver teus problemas e te ajudar.

Abraço!

Equipe 123Projetei

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

Monise Melo

Criadora de conteúdo e responsável pelas Mídias Sociais da 123Projetei. Graduanda de Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Deixe uma resposta