• Post published:Outubro 6, 2020
  • Post category:Artigos
  • Post author:

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre a metodologia que se utiliza na área de Engenharia e Arquitetura para realizar um projeto arquitetônico, unindo as necessidades técnicas exigidas pela prefeitura e os desejos dos nossos clientes. E como fazemos aqui na 123Projetei especificamente, para criar o seu projeto de forma on-line e com a máxima qualidade, deixando tudo do jeito que você sempre sonhou!

projetos-com-garagem

#01 – Levantamento de dados do terreno

 A análise do terreno onde será construída a sua casa dos sonhos, é essencial para a realização do projeto. Nesta fase adquirimos informações que serão usadas em todas as próximas etapas e garantirão que o seu projetista faça um projeto que aproveite ao máximo a localização do seu terreno e, claro, garantindo a sua segurança, principalmente na parte estrutural.

Com certeza agora vocês estão se perguntando como analisamos o seu terreno sendo que trabalhamos de forma on-line e não podemos ir presencialmente, adivinhei? Calma que vou te explicar! Aqui na 123Projetei, conseguimos fazer esses levantamentos através da ferramenta de georreferenciamento do Google, assim, fazemos um estudo topográfico do solo dos nossos clientes, analisamos o posicionamento do terreno, a incidência do sol e vento e os demais dados que julgamos necessários.

Já alguns dados, contamos com a ajuda dos nossos clientes para que possamos obter de forma mais fácil e rápida, principalmente se o terreno for muito irregular. Quando é esse caso, solicitamos que façam um estudo topográfico para que possamos saber exatamente a diferença de altura dos níveis do terreno e também entendermos um pouco mais sobre o formato irregular.

Normalmente, quando se compra um lote esse estudo inclusive já vem junto, tornando o processo mais fácil. Mas, de qualquer forma, você pode contratar um topógrafo da sua cidade que facilmente ele fará esse levantamento.

Outras coisas que analisamos são: a infra-estrutura do local (se já tem rede de esgoto, por exemplo), a vizinhança, ou seja, se o seu vizinho tiver um sobrado muito alto, vamos levar em consideração que um dos lados não terá tanta incidência solar, o que nos leva a fazer um estudo de como podemos projetar a casa para mesmo assim aproveitar o sol que bate no terreno.

#02- Programas de Necessidades

 O “Programa de Necessidades”, nada mais é do que um termo técnico para a fase onde começamos a entender o que você, nosso cliente, espera da sua casa dos sonhos!

Muito dos seus desejos e necessidades, já é conversado com o seu consultor de projetos, que é onde tudo começa, mas retomamos todos os detalhes nesta etapa para que não haja nenhuma informação equivocada. Sendo assim, começamos por um Briefing, que contém uma série de perguntas como quantos pavimentos você deseja no seu projeto, quantidade de cômodos e muito mais. Após respondido, fazemos uma ligação para que você possa nos explicar de forma mais clara tudo aquilo que deseja e espera, tudo para o seu projeto fique do jeito que você sempre sonhou!

Uma informação muito importante, é o valor que você pretende investir na sua construção, até porque, de nada adianta ter um projeto

grande se você não vai conseguir construir até o fim, certo? Então seja franco quanto essa parte, pois, seja qual for o valor que você irá investir, faremos um projeto de excelência e dentro da sua realidade.

#03- Estudo de Viabilidade

 Para te explicarmos o que é isso, trouxemos o exemplo de um cliente nosso, que desejava construir a frente de seu comércio voltada para a Avenida principal. Quando fomos estudar o plano diretor da sua cidade para conferir se isso seria possível, descobrimos que precisaria ser deixadas 8 vagas na frente da fachada frontal, o que acabou inviabilizando a sua ideia inicial de deixar toda a fachada voltada para a Avenida, devido ao grande espaço que o estacionamento ocuparia, mas por fim achamos uma outra alternativa que agradou ao nosso cliente da mesma forma.

Então, na terceira etapa para a realização do seu projeto personalizado, nós analisamos a parte mais técnica, como o plano de obras

e o plano de diretor da cidade e assim estudamos a possibilidade de colocar todas as suas ideias iniciais em prática. Mas calma! Fique tranquilo pois, quando se trata de projeto residencial, essa etapa é um tanto quanto mais simples, e os fatores principais que são analisados são:

– Os recuos a serem respeitados (laterais e frontais);

– Limitação de altura (nada de construir um mini prédio em lugares

proibidos! Rs. Mas até 2 pavimentos, praticamente todos os códigos de

obras permitem a construção);

– Índice de aproveitamento;

– Taxa de ocupação.

Viram como não é tão simples? Por esses e outros motivos, recomendamos que o seu projeto seja feito com uma empresa especializada, que possa te garantir que todos esses passos serão seguidos, caso contrário, você poderá ter problemas para aprovar o seu projeto na prefeitura e poder executar sua obra com segurança.

Para te explicarmos o que é isso, trouxemos o exemplo de um cliente nosso, que desejava construir a frente de seu comércio voltada para a Avenida principal. Quando fomos estudar o plano diretor da sua cidade para conferir se isso seria possível, descobrimos que precisaria ser deixadas 8 vagas na frente da fachada frontal, o que acabou inviabilizando a sua ideia inicial de deixar toda a fachada voltada para a Avenida, devido ao grande espaço que o estacionamento ocuparia, mas por fim achamos uma outra alternativa que agradou ao nosso cliente da mesma forma. 

E sobre as normas, fique tranquilo! Sabemos que podem te desanimar, mas ao fazer o seu projeto com a 123Projetei, te garantimos

 

que faremos um projeto que superará todas as suas expectativas!

#04- Estudo Preliminar

 Até agora, já sabemos o que nosso cliente deseja em seu projeto, analisamos os dados do terreno, a topografia, o entorno da casa, o quanto se tem para ser investido… Ou seja, na fase 4, o arquiteto responsável pelo projeto já possui ricas informações para começar a colocar a mão na massa!

Com esses dados em mãos, damos início ao estudo preliminar, onde basicamente fazemos o croqui para mostrar ao nosso cliente, que é uma espécie de esboço da planta baixa, feito com softwares, para o cliente ver se é realmente isso que deseja ou se gostaria de alguma alteração. Nesta etapa ele começa a ver melhor a disposição dos seus cômodos, a volumetria e assim podemos ir conversando e fazendo alterações até que tudo fique em perfeita forma. Se ele está gostando do resultado, seguimos adiante! Caso contrário, voltamos a conversar e alinhar as ideias.

 #05- Anteprojeto

Na fase do anteprojeto, após alinhada a planta na etapa 4, fazemos a configuração final do projeto arquitetônico e basicamente é aqui que a coisa começa a tornar vida! Nesta fase já te entregamos um arquivo onde é possível observar a proporção dos ambientes, metragem, visão 3d do projeto, formato do telhado… Lembrando que ao fazer o seu projeto com a 123Projetei, você possui revisões ilimitadas! Ou seja, só finalizamos o teu projeto quando você nos disser que AMOU e está do jeito que sempre sonhou!

 #06- Projeto Legal

 Essa etapa, com o arquitetônico já definido, é dedicada para realizar os projetos técnicos que a sua prefeitura exige, chamadas de pranchas. É muito importante que não seja seguido um padrão, mas sim verificar com a prefeitura local o que é exigido, pois as normas podem variar de cidade para cidade, e cada prefeitura pede algo diferente. Após analisado e elaborado as pranchas, mandamos o projeto para aprovação.

 #07- Projeto de Execução

A parte mais esperada! Até porque, realizamos todos esses processos com um único objetivo: a construção da sua casa. E é nesta etapa que você poderá entregar um rico material ao seu pedreiro ou mestre de obras que é o projeto, rico em detalhes, que garantirão que o seu profissional faça a obra da forma que foi planejada. Ao realizar o seu projeto com a 123Projetei, garantimos suporte até o fim da sua obra. Ou seja, ficamos disponíveis para tirar qualquer dúvida e garantir que sua casa seja finalizada e fique exatamente como você sonhou!

 

485

Rafaela

Graduanda em Engenharia Civil Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Diretório Acadêmico do curso. Ela é natural de São Paulo/SP, atualmente cria conteúdos para a 123Projetei e é fã de carteirinha de Friends e The Beatles!

Deixe uma resposta