No princípio, criou o projetista a fachada e a planta.

E o terreno era sem forma e vazio; e havia trevas sobre a face dele; e o espírito dos mestres de obras se moviam sobre a face da terra.

E disse o projetista: Haja fachada; e houve fachada.

E viu o projetista que era boa a fachada; e ele fez também a proteção dela, o muro.

A bíblia dos projetistas 1:1-4

Quando você pensa em uma fachada, provavelmente duas palavras surgem na sua mente: beleza e funcionalidade, e por quê com o muro deveria ser diferente? Assim como a fachada é o cartão de visitas para sua casa, o muro se faz um complemento a ela. 

Podendo ser baixo, médio, alto, reto ou de área curva, o muro é um elemento que adiciona beleza a sua fachada ou que gera um contraste nela. Quando optado por muros médios e altos, eles também podem ser capazes de proporcionar a proteção construtiva para a residência e família!

Não perca essa oportunidade, baixe o nosso Catálogo de Projetos agora mesmo!

SEGURANÇA NA RESIDÊNCIA

Os muros são formas primitivas e muito eficazes quando se pensa em proteção e privacidade. Eles podem ser construídos de várias formas: com vidros, grades metálicas, alvenaria, entre outros materiais. Por causa disso, quem está procurando por projetos, muitas vezes já tem o interesse em projetar ele com o muro, pois confia nele como uma ótima alternativa de segurança residencial e busca que ele seja um elemento que integre o design do seu projeto!

Além da altura do muro já ser um meio de obter mais segurança para a sua residência, ela pode ser intensificada com a utilização de câmeras de segurança, cerca elétrica, alarme, sensor de presença, luminárias externas e internas instaladas nele.

Falando nisso, você sabia que temos um artigo completinho sobre segurança no projeto? Nele você vai encontrar tópicos sobre sistemas de alarme e segurança, além de conteúdo a respeito de acessibilidade para idosos e deficientes físicos. Ficou interessado? Então,  é só clicar no botão:

Vale ressaltar que o muro também é projetado conforme as normas de construção da sua região, devendo obedecer as normas de recuo, tamanho e visibilidade dos registros.

ESTILOS DE MUROS

Na hora de elaborar os projetos arquitetônicos, a segurança é um ponto muito forte e quase sempre decisivo para como vai ser o resultado final. Por causa disso, muitos projetos já apresentam a opção de muro na fachada e ele pode conter diferentes estilos, como rústico, moderno ou clean!

Dentre os estilos de muros, existem aqueles mais discretos, que não apresentam um grande destaque para a fachada e atuam de forma harmoniosa com o projeto, gerando assim, um tom de elegância e concordância com a proposta da fachada. Note como, mesmo não estando muito detalhados ou trabalhados, eles funcionam como um elemento agregador ao cartão de visitas de quem está passeando pela rua!

Por outro lado, também existem os muros mais trabalhados, que fazem parte integral da beleza da fachada. Eles apresentam elementos chamarizes de atenção e contraste, como materiais e cores diferenciados. Dentre as opções para o revestimento de muros, ele pode ser feito de pedra, madeira, pastilha e cimento queimado. Sendo também uma opção combinar diferentes materiais, para obter um revestimento ainda mais personalizado, como, por exemplo, um revestimento de madeira e vidro, concreto e madeira ou vidro, com cor e madeira, entre outros tipos.

Nas opções de decoração, também podemos destacar vidros, brises, cobogós e vasos de plantas, que podem formar um belo jardim vertical. A arborização e o paisagismo combinam, e muito, na hora de optar por um muro trabalhado, essa combinação gera um ar de aconchego e elegância também, assim como podemos ver no projeto 254:

Por fim, além de todos esses materiais para o revestimento, as opções de cores e grafites, os muros ainda podem ser estilizados com colunas mais salientes ou uma cobertura vegetal. Podendo apresentar também a numeração da residência personalizada, de metal ou madeira, caixa de correio e até uma passagem para animais de estimação!

Você sabia que a equipe da 123Projetei já realizou dois projetos SOMENTE do muro? Sim, os clientes tiveram o interesse em realizar os projetos do muro da sua casa, porque eles sabiam da importância de construir corretamente e oferecer um belo design para esse elemento! Confira o resultado dos projetos de muros:

Anterior
Next

Fique ligado!

Nosso blog disponibiliza inúmeros conteúdos com pontos decisivos para a sua obra, como manuais e eBooks gratuitos para download, além de compartilhar artigos sobre decoração e pequenas ações que influenciam na sua residência ou empreendimento.

Com atenção,

Lucas Souza.

Share on facebook
Share on google
Share on pinterest
Share on whatsapp

matheus.chinaglia

Matheus Chinaglia é Engenheiro Civil e CEO 123Projetei.

Deixe uma resposta

This Post Has 4 Comments

  1. Marilucia

    Adorei o artigo, gosto muito de muros e principalmente acho bem mais seguro mesmo.

    Gostei também do jeito bem humorado de abordagem do assunto.
    Cada vez melhores!!!
    Aaaaa já ia esquecendo de dizer que colocar os números do projeto e ainda opção para acessá-la foi top.Parabens, Lucas!!!

    1. Lucas

      Olá Marilucia, agrdeço muito as palavras de carinho e a tua atenção. Escrever os artigos é um prazer, escrevo eles pensando em pessoas como você, que se empolgam com o assunto!
      Obrigado novamente,
      Abraços!

  2. Elizabete

    Todos muito lindos!!!

    1. Lucas

      Olá Elizabete, sim, nossos projetos são lindos, não é mesmo? Hahahahaaha. Imagina ter um desse para você!?